Data/Hora: 27 Abr 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 
 Gemelli - Até sempre! 
Autor Mensagem
Confreira Vip

Registado: 01 Ago 2008
Mensagens: 708
Mensagem Gemelli - Até sempre!
Hoje, ao ligar as redes sociais, recebo uma notícia que me deixou profundamente triste. Talvez seja estúpido ficar triste com um fecho de portas de um restaurante - ainda que seja um espaço, como este, de excepção. Falo-vos do "Gemelli".

É-me difícil resumir em poucas linhas todos os momentos - neste particular, gastronómicos - que me marcam a memória. Já para não falar nos outros, de convívio, estroina e partilha de vidas que tinha como pano de fundo as mesinhas brancas e os candeeiros "estranhos" daquela sala oval, perante a paciência infindável do staff. Foi até agora o meu espaço de eleição no que a italianisses se tratava, e duvido seriamente que tão cedo tenha outro.

Por isto, deixo apenas um "obrigada", anónimo, ao Chef Augusto. Fique pois sabendo que foi a única pessoa à face da terra que me pôs a comer ervilhas e a querer mais. Ah, obrigada também pela paciência de aturar jantares que terminam às 4 da manhã, com uma boa quantidade de garrafas de vinho viradas e muita tonteria à mistura. E já agora, se não for muito incómodo, quero a receita do risotto de salmão e funcho!

Espero, mesmo, que mais cedo do que tarde volte a poder sentar-me à mesa com o sorriso de criança numa loja de doces que caracterizava as idas (poucas, desde à uns anos a esta parte) ao Gemelli.

Arrivederci, Chef!

13 Jan 2013

 
 
Platina

Registado: 27 Jul 2008
Mensagens: 2003
Mensagem Re: Gemelli - Até sempre!
"in tromba*book"

Caros Amigos e Clientes,
Com o fim de 2012, terminou também a aventura do meu restaurante, o “GEMELLI”.
Foram 13 anos dedicados à cultura da “boa mesa”, na qual o nosso principal objectivo sempre foi o de proporcionar uns momentos de prazer a volta da comida, do vinho e do bom convívio a quem nos visitou, mesmo só uma vez.
Antes de mais tenho de agradecer-vos a todos porque, sem o vosso apoio, não teria nunca conseguido levar a cabo o meu projeto por todo este tempo.
Fico satisfeito pelo facto de ter, com o meu trabalho, dado um pequeno contributo para melhorar a imagem da gastronomia italiana que encontrei quando cheguei a Portugal em 1996 e por ter conseguido exprimir a minha paixão pela cozinha com as receitas que criei para os menus do A Galeria, do Galeria-Gemelli e, por fim, do GEMELLI.
Lamento que esta aventura chegue ao fim desta forma desagradável com o encerramento definitivo do meu espaço, mas mesmo que por “amor a camisola” adiei, se calhar mais do que devia este momento, na esperança última de conseguir recuperar a situação; esta decisão foi inevitável.
Sem querer alegar desculpas, quero só dizer que a pressão exercida desde o ano 2008 sobre a indústria da restauração e o mundo do turismo no geral chegou a um ponto limite insuportável e o reflexo disto é a autêntica razia que está a levar ao encerramento de tantos restaurantes de bom nível, em todo o país.
Nós também temos as nossas culpas e sem dúvida fizemos alguns erros de gestão, mas em situações complicadas, às vezes é difícil tomar a decisão certa.
Quando o negócio começou a entrar em crise, nunca fiquei à espera passivamente e sempre tentei modificar a minha proposta como restaurante com o objetivo de continuar a dar-vos a melhor qualidade possível, mas agora que já não consigo fazer isto mais, tomei a decisão de fechar as portas.
Não anunciei a minha decisão antes porque, até o ultimo dia, achei que um milagre podia acontecer. Por este motivo, muitos de vocês ficarão tristes por não se terem despedido do GEMELLI, mas para compensar-vos prometo que assim que tiver oportunidade, convidar-vos-ei para um jantar especial, no qual o menu será composto por aqueles que vocês todos acharam os melhores pratos que servimos durante mais de uma década de almoços e jantares bem-sucedidos.
Sobre o meu futuro, quero que saibam que continuo com vontade de viver em Portugal, mas que só o bom desenvolvimento dos meus novos projetos dirá se isto será possível. Continuarei as minhas formações, com a saída em breve do novo calendário das “aulas de cozinha GEMELLI 2013” e estou a trabalhar em novas ideias relacionadas com jantares temáticos por grupos de apaixonados pela boa mesa e serviços de catering personalizados para quem gosta de surpreender familiares e amigos na própria casa. No que diz respeito a um futuro novo restaurante “GEMELLI”, neste momento não está nos meus planos, mas se um dia acontecesse voltar a ter um espaço meu, gostava que fosse caraterizado para uma cozinha simples, genuína e ao alcance de todos, para demonstrar mais uma vez como Itália e Portugal não estão assim tão longe um do outro..“à mesa”.

Isto não é um “adeus” mas só um “arrivederci”.

Chef Augusto Gemelli

geral@augustogemelli.com

www.augustogemelli.com

14 Jan 2013
Aprendiz

Registado: 16 Nov 2010
Mensagens: 437
Localização: Lisboa
Positivos
5



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Gemelli - Até sempre!
Gemelli tinha (e com certeza continua a ter) o raro dom de transformar uma refeição num acontecimento.

07 Fev 2013
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 204 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal