Data/Hora: 29 Mar 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 31 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Unexpected philosophers 
Autor Mensagem
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 14 Jun 2017
Mensagens: 2078
Positivos
71
Neutros
13
Negativos
15



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Unexpected philosophers
Tinoni Escreveu:
lolita13 Escreveu:

Aceitam se sugestões para a hora H, o que acham que ele vai gostar??


Um bico é sempre muito bem vindo.


Fernando Pessoa Escreveu:
Por ironia entende-se, não o dizer piadas, como se crê nos cafés e nas redações, mas o dizer uma coisa para dizer o contrário. A essência da ironia consiste em não se poder descobrir o segundo sentido do texto por nenhuma palavra dele, deduzindo-se porém esse segundo sentido do facto de ser impossível dever o texto dizer aquilo que diz.


Agora, o confrade repare que neste contexto dificilmente o posso considerar irónico (segundo a definição pessoana), não é impossível o texto dizer o que diz, você pode sempre ser um idiota. Por isso é que as descobertas recentes me forçam a relê-lo com outros olhos. Porque agora JÁ SEI que de idiota você não tem nada... :wink:

P. S. Mas ninguém entende as minhas intenções? Que o Pessoa era de uma profundidade abissal todo o português que foi à escola está a par.

_________________
As más línguas falam, as boas dão orgasmos.

20 Ago 2017

 
 
Online
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Out 2010
Mensagens: 10694
Positivos
86
Neutros
8
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 1 - Andando / Cuscando / Sonegando
Mensagem Re: Unexpected philosophers
punhakiller Escreveu:
Tinoni Escreveu:
lolita13 Escreveu:

Aceitam se sugestões para a hora H, o que acham que ele vai gostar??


Um bico é sempre muito bem vindo.


Fernando Pessoa Escreveu:
Por ironia entende-se, não o dizer piadas, como se crê nos cafés e nas redações, mas o dizer uma coisa para dizer o contrário. A essência da ironia consiste em não se poder descobrir o segundo sentido do texto por nenhuma palavra dele, deduzindo-se porém esse segundo sentido do facto de ser impossível dever o texto dizer aquilo que diz.


Agora, o confrade repare que neste contexto dificilmente o posso considerar irónico (segundo a definição pessoana), não é impossível o texto dizer o que diz, você pode sempre ser um idiota.


Porque, aí, não havia nem um pingo de ironia. É uma afirmação totalmente a sério e de enorme sabedoria: um bico é sempre muito bem vindo.

punhakiller Escreveu:
Por isso é que as descobertas recentes me forçam a relê-lo com outros olhos. Porque agora JÁ SEI que de idiota você não tem nada... :wink:


Não eleve demasiado as expectativas. Posso ser tão idiota como os piores.

punhakiller Escreveu:
Mas ninguém entende as minhas intenções? Que o Pessoa era de uma profundidade abissal todo o português que foi à escola está a par.


Quer parecer-me que o seu contacto com "os portugueses que foram à escola" é perigosamente reduzido.

20 Ago 2017
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 14 Jun 2017
Mensagens: 2078
Positivos
71
Neutros
13
Negativos
15



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Unexpected philosophers
Tinoni Escreveu:
Porque, aí, não havia nem um pingo de ironia. É uma afirmação totalmente a sério e de enorme sabedoria: um bico é sempre muito bem vindo.

O clássico "Cala-te e chupa", portanto.

Tinoni Escreveu:
Não eleve demasiado as expectativas. Posso ser tão idiota como os piores.

Estou a ver que sim. Mas o idiotismo propositado é a essência da ironia ou fui eu que percebi mal?
Reduzir uma ideia ou experiência complexas ao seu menor denominador comum e expressá-lo como a mais profunda verdade (que indubitavelmente também é), um pouco como nas sábias palavras da bela Lili Caneças, não pode portanto ser considerado ironia.
Perdoe-me então a iliteracia mas falha-me o nome desta figura de estilo, embora acredite estar a aproximar-me mais e mais do seu sentido. Consegue o confrade esclarecer-me ou teremos de ser nós a forgar um nome para ela?

Tinoni Escreveu:
punhakiller Escreveu:
Mas ninguém entende as minhas intenções? Que o Pessoa era de uma profundidade abissal todo o português que foi à escola está a par.


Quer parecer-me que o seu contacto com "os portugueses que foram à escola" é perigosamente reduzido.

Não tanto como gostaria, não tanto como gostaria...

_________________
As más línguas falam, as boas dão orgasmos.

20 Ago 2017
Online
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Out 2010
Mensagens: 10694
Positivos
86
Neutros
8
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 1 - Andando / Cuscando / Sonegando
Mensagem Re: Unexpected philosophers
punhakiller Escreveu:
Tinoni Escreveu:
Porque, aí, não havia nem um pingo de ironia. É uma afirmação totalmente a sério e de enorme sabedoria: um bico é sempre muito bem vindo.

O clássico "Cala-te e chupa", portanto.


Nada disso. É mais "Ó belíssima donzela, mas que sobreexcelente ideia essa que vos atravessou o privilegiado cérebro de me proporcionar aconchego oral quando nada o faria adivinhar..."

20 Ago 2017
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 14 Jun 2017
Mensagens: 2078
Positivos
71
Neutros
13
Negativos
15



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Unexpected philosophers
:smt023

_________________
As más línguas falam, as boas dão orgasmos.

20 Ago 2017
Confrade

Registado: 06 Jan 2012
Mensagens: 832
Localização: Porto
Positivos
24
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Unexpected philosophers
punhakiller Escreveu:
Reduzir uma ideia ou experiência complexas ao seu menor denominador comum e expressá-lo como a mais profunda verdade (que indubitavelmente também é), um pouco como nas sábias palavras da bela Lili Caneças, não pode portanto ser considerado ironia.
Perdoe-me então a iliteracia mas falha-me o nome desta figura de estilo, embora acredite estar a aproximar-me mais e mais do seu sentido. Consegue o confrade esclarecer-me ou teremos de ser nós a forgar um nome para ela?


A interpretação mais óbvia é que o confrade Tinoni estava simplesmente a dizer uma piada, cujo próposito era ligeirar o ambiente e invocar o riso. Ou talvez estivesse a fazer uma crítica a este tópico em forma de sátira - afinal, essa frase da Lili Caneças parece ser tão útil como outras pérolas de sabedoria que são pseudo-profundas, auto-evidentes e uma autentica praga nas redes sociais, e não têm qualquer utilidade senão mostrar presunção por parte de quem as escreve.

Só o confrade Tinoni é que poderá dizer ao certo o que estava a pensar. :-k

20 Ago 2017
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Jul 2010
Mensagens: 8775
Positivos
35
Neutros
15
Negativos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Unexpected philosophers
O Tinoni é um totó

Pronto, está explicado

_________________
Who loves ya, baby ?

20 Ago 2017
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 14 Jun 2017
Mensagens: 2078
Positivos
71
Neutros
13
Negativos
15



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Unexpected philosophers
Freddo Escreveu:
outras pérolas de sabedoria que são pseudo-profundas, auto-evidentes e uma autentica praga nas redes sociais, e não têm qualquer utilidade senão mostrar presunção por parte de quem as escreve.

Pois, como as suas. Você ao menos lê o que se escreve, antes de começar com a baboseira? O que eu pergunto ao confrade Tinoni é se conhece a denominação da figura de estilo usada, não o sentido da frase. Estavamos a brincar com a arte da escrita, por termos pouco que fazer numa manhã de Domingo.
Podemos ser pseudo-profundos, mas ao menos podemos pôr um profundo depois do pseudo.

E pode continuar com a laraxa habitual, que eu por aqui me fico.

_________________
As más línguas falam, as boas dão orgasmos.

20 Ago 2017
Online
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Out 2010
Mensagens: 10694
Positivos
86
Neutros
8
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 1 - Andando / Cuscando / Sonegando
Mensagem Re: Unexpected philosophers
savalas Escreveu:
O Tinoni é um totó

Pronto, está explicado


Quem diz é quem é (outro exemplo de unexpected philosophy).

20 Ago 2017
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 14 Jun 2017
Mensagens: 2078
Positivos
71
Neutros
13
Negativos
15



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Unexpected philosophers
Unexpected in fact

_________________
As más línguas falam, as boas dão orgasmos.

21 Ago 2017
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Jul 2017
Mensagens: 595
Positivos
33
Neutros
3
Negativos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Unexpected philosophers
Um pelo qual sempre tive um odio de estimação "Se não os consegues vencer , junta-te a eles!" . E , no entanto , tenho de confessar que , se de facto nunca os consegui vencer , é porque tenho algo (talvez muito) a aprender com eles.
Sejam "eles" quem forem! [bigsmile] [bigsmile]

22 Ago 2017
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 14 Jun 2017
Mensagens: 2078
Positivos
71
Neutros
13
Negativos
15



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Unexpected philosophers
Pois, o lema dos cobardes. Temos sempre muito a aprender com toda a gente, mas eu prefiro pensar como o Sun-Tzu: conhece o teu inimigo, escolhe quando e onde travar batalha e nunca perderás a guerra.

_________________
As más línguas falam, as boas dão orgasmos.

22 Ago 2017
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Jul 2017
Mensagens: 595
Positivos
33
Neutros
3
Negativos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Unexpected philosophers
O lema dos cobardes , confrade???
Nem imagina a coragem que é preciso ter para se juntar aos abutres ! [bigsmile] [bigsmile]
Acima de tudo nunca pode adormecer porque corre o risco de eles pensarem que já morreu! :smt005 :smt005

22 Ago 2017
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 14 Jun 2017
Mensagens: 2078
Positivos
71
Neutros
13
Negativos
15



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Unexpected philosophers
R Salvatore Escreveu:
Nem imagina a coragem que é preciso ter para se juntar aos abutres !

Tenho-me deitado com muitos... Conta?

_________________
As más línguas falam, as boas dão orgasmos.

22 Ago 2017
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Jul 2017
Mensagens: 595
Positivos
33
Neutros
3
Negativos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Unexpected philosophers
E como ainda aqui anda , dá para perceber que nunca adormeceu! [bigsmile] [bigsmile]

22 Ago 2017
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 31 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal