Data/Hora: 28 Mar 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
 Florença 
Autor Mensagem
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 Nov 2008
Mensagens: 1920
Localização: Nos confins do sistema solar...
Positivos
13
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Florença
Tirando Lisboa, há duas ou três cidades europeias onde me imaginaria a viver facilmente: San Sebastián (bonita, nem muito grande nem demasiado pequena), Barcelona (por tudo e mais alguma coisa, à excepção do irritante Barça) e Praga (linda de morrer, com o senão de ser demasiado turística em qualquer época do ano). Mas, acima de todas, acima de qualquer uma, a minha “segunda” casa: Florença, a encantadora Firenze.
Por questões pessoais e algumas profissionais, visitei-a por diversas vezes, mas tantas vezes nunca foram suficientes para me cansar. Havia sempre algo diferente, algum pormenor que nunca tinha reparado, uma certa cor que nunca tinha encontrado. Corri as vielas tortuosas e as praças intemporais, detive-me vezes incontáveis a observar o mármore rosa, branco e verde do Duomo e da Campanille, sonhei com a perfeição na Piazza della Signoria, perdi-me nos corredores dos Ufizzi, redescobri Oltrarno, subi à colina de Fiesole e detive-me no miradouro postal-ilustrado que é a Piazzalle Michelangelo. Dali, a cidade dos Medici espraia-se diante dos olhos: vê-se os pináculos das igrejas, a cúpula da catedral, os telhados do casario colorido, as águas mansas do rio Arno. Desço precipitadamente em direcção à ponte Vecchio, a única que sobreviveu na segunda Guerra Mundial. Corro-a de cima abaixo e vice-versa, fascinado pelas joalharias que a abrilhantam, pelas luzes que o rio reflecte e pelas gentes que, tal como eu, não se cansam do deslumbramento. Sim, Florença é tudo isto e muito mais.

Mas toda a região em redor é de igual deslumbramento – A Toscânia não se resume a Florença. Fiz um périplo integral por toda a província, percorrendo estradas, caminhos e auto-estradas, passei e parei em milhentas aldeias, vilas e cidades, andei a pé entre vales e colinas engalanadas com ciprestes, ascendi a montanhas que no Inverno se cobrem de neve, emaranhei-me em terras vinhateiras e provei alguns dos melhores néctares dos deuses que as minhas papilas gustativas alguma vez sentiram, mergulhei nas ondas rasteiras do mar Tirreno. Foram mais de três mil quilómetros entre prazeres mundanos, delírios gastronómicos, copos de Chianti e Montalcino para animar ainda mais a alma, pedaços de História, pedras que assistiram ao desfilar dos tempos. E a gente, o povo toscano, simples, humilde, elegante, orgulhoso do seu passado e sempre com uma palavra gentil – Buon giorno, ragazzo!
Mas isso fica para desenvolver mais tarde...

_________________
Love will tear us apart, again...

03 Jun 2013

 
 
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Florença
Caro Plutão


Sem dúvida uma cidade muito bonita e com uma excelente "fusão" entre o passado e o presente.

Se fosse rico, para além de Lisboa, escolhia mais duas cidades para viver (sempre com água):

a) em Itália, um pouco mais a norte a pequena cidade de Como;

b) na África do Sul, a cidade do Cabo (Cape Town);


Aguardamos o relato do périplo italiano.

:smt023

_________________
a sorte dá muito trabalho

03 Jun 2013
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 Nov 2008
Mensagens: 1920
Localização: Nos confins do sistema solar...
Positivos
13
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Florença
Obrigado kwacha :smt023

E é bem provável que, depois dos próximos capítulos da Toscânia, faça relatos das minhas incursões por Como (embora prefira o lago Maggiore) e pela Cidade do Cabo (the Mother City), sem dúvida e de longe a minha urbe preferida em África. :smt050

_________________
Love will tear us apart, again...

03 Jun 2013
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Out 2010
Mensagens: 10694
Positivos
86
Neutros
8
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 1 - Andando / Cuscando / Sonegando
Mensagem Re: Florença
Plutão Escreveu:
Praga (linda de morrer, com o senão de ser demasiado turística em qualquer época do ano).


... que é também na minha opinião o único defeito de Florença.

E Siena e Volterra e San Gimignano e Greve... :D

03 Jun 2013
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 Nov 2008
Mensagens: 1920
Localização: Nos confins do sistema solar...
Positivos
13
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Florença
Tinoni, não deixas de ter razão, mas Florença ainda tem refúgios secretos e bem guardados. :smt023

Siena, Volterra, San Gimignano, Greve-in-Chianti e muitas outras mais (foram mais de 3.000 km) terão o seu espaço e serão aqui contempladas. Em breve.

_________________
Love will tear us apart, again...

03 Jun 2013
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 31 Dez 2011
Mensagens: 65794
Localização: Algures na Serra da Lua
Mensagem Re: Florença
Mais um relato sentido do nosso viajante… =D> :smt023

Posso dizer que Florença, juntamente com S. Petersburgo, é uma das minhas maiores falhas enquanto amante de viagens.
Já estive com viagem planeada para as duas. Já estudei as duas. Falhei nas duas.

Por enquanto, caro Plutão, fico-me pelos teus relatos…
:smt023

_________________
Verdadeiramente rico é aquele que tem mais sonhos na sua alma do que aqueles que a realidade consegue destruir.

05 Jun 2013
Iniciado

Registado: 16 Fev 2011
Mensagens: 1729


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Florença
Rio Arno em Florença, Itália

Imagem

14 Jun 2013
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Florença
um local menos visto

Imagem

_________________
a sorte dá muito trabalho

15 Jul 2013
Putanheiro5

Registado: 03 Mai 2013
Mensagens: 2367
Positivos
62
Neutros
4
Negativos
7



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Florença
Confrade Plutão,

Ao ler este seu post, pensei: - Alguém com os mesmos gostos por cidades onde gostaria de viver, o mais incrível foi a escolha por San Sebastian, para mim seria a minha 1ª escolha, 2ª Barcelona 3ª Paris, como diz o Malato eu também já fui feliz nestas 3 cidades.

S. Sebastian cidade de uma arquitectura muito bem pré-definida não muito em altura, cidade pro antigo com ruas e praças todas elas muito limpas e o jardim junto á Câmara, o Miramar Palace, a Catedral a praça da Constituição outra obra de arquitectura fabulosa, depois tem aquela zona nova junto ao estádio “anueta” com um pequeno rio que atravessa toda a cidade onde sobressai a ponte Maria Cristina de uma arquitectura linda, a baia com a sua praia, o pequeno oceanário e a subida ao morro em com uma vista fabulosa, para o fim deixo a gastronomia e a cidra sempre fresquinha a brotar dos tuneis, bom já estou com agua na boca..
Podia dizer muito mais sobre esta cidade que adoptaria para viver de bom agrado.

Barcelona, desta pouco descrevo porque é sobejamente conhecida de todos nós, tem muitos anos de historia, arquitectura fabulosa uma vida nocturna 5*, o resto vem por acréscimo, há não esquecer o desfile dos Gays e Lesbicas... já pítico e de grande animação, há subir ao Montjuic e admirar a cidade daquele ponto é fabuloso...

Paris a chamada cidade luz, para quem como eu já teve a sorte de lá ter estado 9 – 10 vezes, pelos vários museus a maioria só fala do Louvre mas o D’orsey é super sempre com exposições temáticas fabulosas... o Senna com as suas varias pontes cada uma com a sua historia, as viagens de barco pelo seu leito apreciando a cidade do rio, o curioso subir aqueles 682 degraus da Torre Eiffel, o monumento mais visitado no mundo, a Notre Damme, o Arco do Triunfo naquela enorme avenida dos Champs Elises todo o expledor dos seus jardins, a Basilica do Sacre Coeur e toda a sua envolvência dos restaurantes tipicos explanadas e todas as culturas juntas não esquecendo os pintores de rua que em cada esquina existe um. Os espectáculos com um ritmo alucinante toda aquela zona do Piccaly – Moulen Rouge etc.
Não esquecer a 70Kms a Euro Disney… que loucura todas aquela animação e aventura…

A todos boas ferias e aventura este ano vou visitar + uma vez Havana e saber como está a família Fidel…

16 Jul 2013
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal