Data/Hora: 28 Mar 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 
 Expo 2015 - Milão 
Autor Mensagem
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 28 Out 2010
Mensagens: 5697
Positivos
140
Neutros
7
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Expo 2015 - Milão
Estando eu em trabalho pela Lombardia, decidi em conjunto com alguns colegas estender a estadia por Milão de modo a poder visitar a Exposição Universal 2015 que vai ocorrendo naquela cidade. 8)
Naquela que foi a minha 4ª Expo (3ª Universal pois a de Lisboa não foi classificada assim, embora tenha sido Internacional :smt045 ) depois de Sevilha92 (um dia), Lisboa98 (7 dias) e Shanghai2010 (3 dias), gostei de muita coisa que vi (e de outras nem tanto assim :mozilla_tongue: ) pelo que darei um balanço claramente positivo à exposição! =D> Colocaria-a (entre as que vi) no 2º posto (ligeiramente à frente da lisboeta) e apenas batida pela fabulosa Expo de Shanghai que me maravilhou à 5 anos! [schock] [schock] [schock]
Entre os destaques pela positiva e particularidades que ficarão para a minha memória que vi e/ou vivenciei naqueles 2 dias (já agora foram nas últimas 2 e 3F respectivamente) destaco:
- O pavilhão italiano ou "Palazzo Italia" :smt045 (claro a "jogar em casa" os transalpinos não quereriam fazer fraca figura... :smt003 ), bastante interessante, muito bem construído e distribuído e com uma parte em que imagina o Mundo sem a Itália (com mapa gigante correspondente e tudo)!!! :shock: Bem adianto eu, seria bem menos interessante... :mozilla_tongue: sem Roma e o Vêneto, a Toscânia e Cinque Terre, a Sardenha e a Sicília, o Piemonte e costa amalfitana, a Pizza e a Lasagna, os Ferraris e os Lambos, a Ópera e o Renascimento, e tanto mais e mais (e tantos grandes vultos da humanidade)!!! :smt009 Ah e sem as italianas... :smt013
- O pavilhão da Suiça que é dos que aborda melhor o tema da sustentabilidade :smt023 , com alguns marcadores electrónicos a nos mostrar o quanto resta na Terra de alguns "bens essenciais" desta tipo: água potável, nº de árvores, etc... [schock] Destaque tb para as 4 Torres que emolduram o pavilhão helvético e que mudam de aparência consoante o avançar do dia e a maior ou menor afluência de pessoas! :smt023
- O pavilhão brasileiro (que visitei precisamente no dia nacional do Brasil na Expo :smt045 ) e acima de tudo a divertidissima, original e até que desafiante rede que faz o acesso ao resto do pavilhão e que é talvez a maior atracção de um pavilhão em toda a exposição! =D> Ela muda de cor, de som ou de forma aquilo que a rodeia =D> (via sensores através das pulsações de quem a pisa :idea: ) e acabou por constituir uma boa surpresa em todos nós que compúnhamos o nosso grupo. :smt045 O resto do pavilhão decepciona um pouco mas a oportunidade de provar algumas iguarias canarinhas no terminus da visita tb foi um óptimo destaque! :smt106 E sempre tive a oportunidade de visitar (a par do pavilhão angolano) algo em português... :-"
- O robótico e futurista distrito da comida [schock] (no futuro portanto) em que é recreada uma superfície comercial futurista com monitores a darem-nos as infos (preços, características, descrições) sobre os produtos e com robots a tratar de empacotá-los para nós! 8) Interessante. :smt045
- O surpreendente Restaurante do Zimbabwe inerente ao seu pavilhão, que nos dá a oportunidade de provar hamburgueres de crocodilo, zebra ou cobra píton!! :smt107 Um colega meu irlandês não se coibiu de provar o "crocoburger"!!! [bigsmile] E gostou... :smt045
- O malogrado (mas encantador) pavilhão nepalês 8) (que ainda ia sendo terminado por colaboradores de outros pavilhões já que aqueles que o erguiam - nepaleses pois claro - rapidamente tiveram de regressar à sua terra natal para ajudar na reconstrução do país fortemente abalado pelos sismos de Abril e Maio :smt022 ) que tem a forma do típico "Mandala" 8) (a famosa construção em diagrama tão usada no país) e que nos permite dar o nosso pequeno contributo às tarefas de recontrução nepalesa! :mozilla_money: :smt023
- O tb tão típico pavilhão tailandês (em forma do não menos típico chapéu dos agricultores de arrozal daquela zona do globo - o ngob :smt045 , sendo que não resisti em comprar um como um dos meus "recuerdos"! :mozilla_tongue: ) que nos proporcionou um espectáculo de acrobacia tremendo :smt107 (no dia seguinte era boxe! bravooo ) e ainda uma mostra cinematográfica em 360º muito "fixe"!!! 8) Aparte disso ainda provamos algumas iguarias daquele país (dass, Expo em que a comida é um dos principais móveis é que é!!!). \:D/
- Aquele que é talvez o mais ecológico pavilhão de toda a exposição :idea: - o austríaco que tem em destaque um inovador e complicado (pelo menos para mim em explicar) sistema de refrigeração! :mozilla_tongue: E que é um dos espaços que mais transmite "calma e paz" em toda a Expo! :smt023
- O "Eataly" onde jantamos uma das vezes (e almoçamos noutra) :smt106 - sendo que o outro jantar foi picanha junto ao pavilhão brasileiro :smt003 - e que junta o termo inglês "eat" (comer) com Italy (Itália, pois claro). E onde podemos comer de tudo um pouco o que a generosa gastronomia italiana tem para nos oferecer (de todas as regiões do país)! :smt045
- O impactante e fabuloso pavilhão dos Emiratos Árabes Unidos com o exterior mais faustoso entre todos os pavilhões nacionais da exposição com as suas paredes de 12m de altura e 140m de comprimento a simular de uma forma sublime um Canyon ou um Rift!!! =D> =D> =D> Absolutamente espectacular (o que será que os árabes destes Emiratos irão fazer na sua Expo no Dubai em 2020???!!! :-k :-k :-k ). O espectáculo do interior marcado por algumas representações em filme de uma menina que nos acompanha pelo decorrer da humanidade é igualmente arrebatador! \:D/ Este foi um dos meus 2 pavilhões nacionais preferidos! :smt045 O outro vem já a seguir... :mozilla_tongue:
- O tão ecológico e encantador pavilhão do Japão construído por milhares de pequenas "peças" de madeira e de tal forma que permite a passagem dos raios solares para o seu interior! 8) Os nipónicos pretendem com o seu pavilhão como que ensinar o resto da humanidade a adoptar um estilo de vida mais saudável (e se há povo que pode fazer isso é este! :smt045 ) e dão-nos a provar algumas das suas iguarias (foi aqui que tb almoçámos um dos dias - sushi pois claro)! :smt106 De referir que tb nos dão a oportunidade de provar um prato típico do país - o sashimi - mas feito com aquele que é considerado o 2º animal mais venenoso do Mundo - o peixe balão!!! :shock: :shock: :shock: Arriscámos e petiscámos... :smt106 :smt003 De referir ainda que o pavilhão do país do sol nascente foi tb um dos mais divertidos e interactivos que encontramos (com jogos muito engraçados sentadinhos à mesa)! :smt023
- E finalmente e por fim o fabuloso espectáculo que tivemos a oportunidade de visionar e viver (realmente) ao fim do dia na espectacular "árvore da vida"!! =D> Uma jóia arquitectónica (que depois retornará à cidade que a criou - Brescia) que proporciona um espectáculo realmente emocionante (e até algo comovente! :smt022 ) num belíssimo jogo de luzes, sons e fogo (de artifício)! =D> Aqui fica um videozinho:


Obs: Dizer que tb gostei de mais alguns pavilhões, como por exs: o do Azerbaijão, o alemão, o britânico, o chileno, o dos EUA, o da França, o sul coreano ou mesmo o angolano! 8) Mas todos eles tinham sempre o seu interesse! :smt045
Aproveito tb para deixar a amostra (de alguns aspectos) do pavilhão japonês:


PS - Por fim tenho que deixar como nota final a vergonha :$ que é não haver pavilhão português num evento desta dimensão e tão relativamente perto de nós!!! :no: E tb minha pessoal quando disse (na minha inocência :oops: ) que ia querer visitar o pavilhão do meu país desse por onde desse... :smt045 PQP todos os que foram comigo (e de muitos diversos países) tinham o "seu" pavilhão menos eu :smt107 (claro que fui motivo de gozo durante 2 dias com eles volta e meia a dizer que "agora vamos ao pavilhão português"... :smt022 até o meu colega uruguaio lá tinha o seu pavilhão, porra!)... :-x não consigo compreender como se gasta tanto dinheiro mal gasto e num evento em que até podíamos rentabilizar a nossa agricultura e empreender empresarialmente... badd badd badd enfim MUITO MAU!!! :smt009 :smt009 :smt009

Não posso deixar de aconselhar a quem por ali passe perto, uma visita a esta Expo que é sempre um marco da sociedade actual! :smt045

Ciao! 8)

_________________
Sempre me disseram... não fodas amanhã o que podes foder hoje!

11 Set 2015

 
 
Prata

Registado: 25 Fev 2015
Mensagens: 1807
Localização: Lisboa
Positivos
49
Neutros
8
Negativos
7



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Expo 2015 - Milão
Ciao Confrade Filipe
grazie tanta.

Concordo plenamente. É uma vergonha que Portugal não esteja representado neste evento.
Espelha a decadência e a crise de valores que se instauraram no nosso querido País.
Os primeiros acordes do primeiro video fizeram me lembrar "Encontros imediato do terceiro grau" de Steven Spielberg.
Obrigado
Ciao

11 Set 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 24 Jul 2013
Mensagens: 3376
Localização: na Via Láctea
Positivos
146
Neutros
26
Negativos
15



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Expo 2015 - Milão
Belíssima exposição da Expo 2015 - Milão! =D> =D>

Grande F.C.P., enviado especial a terras romanas!
A cereja em cima do bolo era umas fotos no recinto (há tantos servidores gratuitos em clouding) para o pessoal apreciar aqui no "teclado". :smt023

_________________
"It is not sex that gives the pleasure, but the lover." - Marge Piercy

11 Set 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 28 Out 2010
Mensagens: 5697
Positivos
140
Neutros
7
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Expo 2015 - Milão
Japonês, de nada (o agradecimento)! :smt023
O teu Pavilhão estava em grande! :mozilla_tongue:
O nosso (português) era de tamanha tecnologia que nem o vi! Tristeza e vergonha é pouco... badd

MikeB, sem dúvida bela exposição. :smt045
Obrigado e vou pensar nisso (do cloud)! :smt023

_________________
Sempre me disseram... não fodas amanhã o que podes foder hoje!

14 Set 2015
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal