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SpongeBob
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Formula 1
A Ferrari está entregue aos italianos, como nos anos 70 e 80, e isso não pressagia nada de bom. Aquela organização spaghetti, à italina, só dá sarilho e até o Schumacher já tiveram que afastar, porque foi o responsável das bilhantes estratégias que condenaram o Massa à Q1 e enviaram o Raikkonen para a pista seca com pneus para chuva intensa.
E os fulanos da Honda abandonaram a F1, em parte, porque os ingleses tinham tomado conta da equipa. Tomaram e o resultado está à vista.
E com que melão estaria o Alonso se tivesse ido para a Ferrari?
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30 Abr 2009 |
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X69
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Re: Formula 1
agora sim estou feliz e fez se alguma justiça... http://motores.sapo.pt/artigo/10375confrade jolinho está a ver nem tudo o que é inglês é bom...
_________________ coisas más existem para que as boas sejam mais saborosas... Retirado desde a WWII...
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30 Abr 2009 |
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SpongeBob
Registado: 17 Nov 2008 Mensagens: 9962
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Re: Formula 1
Os ingleses també fazem asneiras - sem dúvida. Basta pensar na McLaren, com todos os recursos de que dispõe a envolver-se em situações estúpidas, ou a Williams, que consegue subir aos píncaros, para depois derrapar por aí abaixo.
Aquilo que eu receio - porque a Ferrari é a Ferrari - é que eles estejam de regresso ao fundo da tabela. Ganharam o mundial de 79, com Jody Sheckter, e iniciaram a descida aos infernos . A Ferrari renasceu (ou começou a renascer) quando o Cesare Fiorio tomou o comando, em 89. Era italiano, mas um italiano especial, que tinha sido responsável pelas campanhas gloriosas da Lancia no mundial de ralis. Ele traçou uma estratégia e conseguiu, inclusive, assinar com o Ayrton Senna um pré-contrato, para ser derrubado pela política interna - o presidente de então, que caiu no merecido esquecimento, era fraco e foi manipulado por Alain Prost, que, recorde-se, acabou despedido. Jena Todt chegou então, com a equipa feita em cacos, e retomou a estratégia de Fiorio: contratou Michael Schumacher e construiu uma equipa em volta dele, com os resultados que sabemos.
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30 Abr 2009 |
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gaijodonuorte
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Re: Formula 1
Safado Escreveu: Tenho que discordar com o Gaijodonorte em algumas coisas... Nao ganhou o Schumucher com um mero Ford V8 um campeonato contra os ultra-mega-Williams-Renault? Seria então o equivalente ao Senna na Lotus! As alteracoes que falas do Benneton devem-se ao estilo muito particular de guiar do Schumacher... guia com muito mais frente do que qualquer outro piloto Em que pista o Schumacher se estreou e passado um ano teve a primeira vitoria? somente SPA... ja andei na maioria das pistas europeias e SPA é SPA! nem o demolidor Nurburgring consegue ter 50% da condução de SPA... por falar nisso... daqui por uns meses vou la estar para 2 dias de pista aberta O assunto Barrichello é diferente, a Ferrari (e muito bem) contratou um piloto para ajudar a equipa a ganhar e ajudar o Schumacher a ser campeao... o papel do Barichello nunca foi ganhar nada nem ele tem o talento natural do Schumacher. Ultimamente ha uma coisa que faz de facto as equipas serem ganhadoras: os pilotos saberem desenvolver um carro! Prost sabia, Senna sabia e Schumacher sabia... esta é a grande diferenca entre eles... a nivel de conducao cada um tinha o seu estilo e todos tinham o seus pontos fortes e fracos Comecemos pela parte do Ford V8, todos sabemos que a benetton em 94 estava equipada com um motor ford v8, mais especificamente um ECA Zetec-R V8, enquanto a Williams estava equipada com um motor Renault RS6 V10, até aí estamos de acordo, porém é bom lembrar que o motor v8 era bastante mais rápido nas acelerações, ganhando o Renault na velocidade de ponta, que no entanto era compensado pela eficácia aerodinamica do carro da Benetton. Estaremos de acordo? porém tb é bom lembrar a polémica causada pela mesma aerodinamica, que cito apenas a defesa da benetton que dizia que a asa dianteira apenas começava onde se tornava horizontal e devido a isso foi permitida a sua utilização, pois se assim não fosse a asa estaria ultrapassando os limites de dimensão da altura. Caso este que foi copiado pelas demais equipas ao longo dos anos. Digamos que uma situação bastante semelhante a vivida nos dias de hoje pela BRAWN, porém, actualmente com bastante mais repercussão. De lembrar que o chefe da equipa tecnica de shumacher na benetton era precisamente Ross Brawn. Contudo o Senna, nunca teve vantagem aerodinamica na lottus e muito menos de motor ;) Quanto as alterações feitas no benetton, que falas terem haver com a forma particular de shumacher correr, até poderiamos estar de acordo, porém, apesar de concordar que as alterações foram feitas a pedido do piloto, também é bom lembrar que as mesmas só foram feitas, devido aos investimentos canalizados, pelos patrocinadores, para esse efeito, nunca deixando de lembrar que a equipa esteve sempre contra tais alterações, apenas efectuando para não perder os patrocinios, e também aproveitando para lembrar, que alguns dos patrocinadores, que financiavam simultaneamente outras equipes/pilotos, cortaram parte dos apoios para que o carro fosse alterado ao gosto do piloto. Vendo por este prisma, alguém foi prejudicado. Quanto a esta parte: Safado Escreveu: O assunto Barrichello é diferente, a Ferrari (e muito bem) contratou um piloto para ajudar a equipa a ganhar e ajudar o Schumacher a ser campeao... o papel do Barichello nunca foi ganhar nada nem ele tem o talento natural do Schumacher. Ultimamente ha uma coisa que faz de facto as equipas serem ganhadoras: os pilotos saberem desenvolver um carro! Prost sabia, Senna sabia e Schumacher sabia... esta é a grande diferenca entre eles... a nivel de conducao cada um tinha o seu estilo e todos tinham o seus pontos fortes e fracos Faço um novo "Quote", para que se torne mais facil ler as duas opiniões. Eu penso de maneira bem diferente e vejamos então o porque. Concordo no ponto de que a ferrari fez bem em contratar o barrichello, porém, concordo por motivos diferentes. Óbvio que eliminou, com a contratação, um adversário ao shumacher, porém contratou, acima de tudo, o piloto que lhe iria dar os títulos. O barrichello é conhecido dentro da F1, exactamente por isso, por ser o melhor piloto a transmitir para a equipe a necessidade do carro. Senão vejamos, por que shumacher só começou a ganhar títulos pela ferrari, depois do barrichello ser contratado? Por que Ross Brawn, ainda em 1999, fez o ultimato a ferrari de que se não contratasse barrichello sairia do comando técnico? Por que Ross Brawn fez questão de ter barrichello com ele na sua equipe durante este ano de 2009, quando era mais que certo que barrichello deixaria de correr? A verdade é que shumacher nunca soube desenvolver o carro, ao contrario do que o confrade afirmou acima, sempre foi o barrichello a passar a informação a equipe. Quem fez a ferrari ganhadora por tantos anos consecutivos nas mãos do alemão, foi obviamente a excelente equipa construida pela ferrari, porém, exigida por Ross Brawn. É necessário ir um pouco mais fundo na questão e não apenas ver as estatísticas, e tenho certeza que o confrade, neste aspecto é bem parecido comigo, não fica pelas estatísticas, mas sim, apronfunda os temas e le com clareza as entrelinhas. Cump's
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30 Abr 2009 |
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pirolex
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Re: Formula 1
[quote][/quote]especificamente um ECA Zetec-R V8, enquanto a Williams estava equipada com um motor Renault RS6 V10, até aí estamos de acordo, porém é bom lembrar que o motor v8 era bastante mais rápido nas acelerações, ganhando o Renault na velocidade de ponta,
Se um motor tem mais velocidade de ponta também tem de proporcionar acelerações mais rápidas. Se não o fizer tem a ver com relações de caixa ou peso ou aerodinâmica. Isto pressupondo que as rotações seriam sempre exploradas ao máximo em ambos. O que um pode é ter um binário mais favorável, com uma gama de rotações mais utilizáveis.
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30 Abr 2009 |
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SpongeBob
Registado: 17 Nov 2008 Mensagens: 9962
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Re: Formula 1
Um V8 ganha sempre em binário, devido à maior cilindrada unitária, para perder em potência. Como o V8, por ter menos potência, tem radiadores menos volumosos, o carro ganha vantagem na aerodinâmica.
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30 Abr 2009 |
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Safado
Registado: 12 Jan 2007 Mensagens: 6105
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Re: Formula 1
Nao vamos entrar em detalhes tão pormenorizados senão corremos o erro de tomar a parte pelo todo. Sem duvida que a Benetton muito fez, gracas ao trabalho do senhor Briatore, que na minha opiniao apesar de nao perceber muito de F1 é um jogador que tira partido de todas as armas que tem ao seu alcance. Em relação a motores, o motor Renault aviava o V8 Ford em binário e potencia e mais importante que isso, e isto é uma coisa que qualquer pessoa entende: a utilizacao! o motor era muito "elastico" e fornecia uma curva de binário muito boa numa faixa de utilização enorme... o Williams tinha também uma excelente aerodinamica. O Benetton por ter um motor menor tinha menos peso, consumia menos e precisava de menos area de arrefecimento Cada um é livre de gostar daquilo que quer e apesar de discordar de algumas coisas respeito a opiniao dos caros confrades Agora tambem ha um pormenor: penso ser complicado comparar epocas pois se o Sutil (??) levou com uma penalização de 3 lugares por causa do episodio com o Webber, o que a FIA faria quando o Senna mandou o Prost para fora na 1ª curva do GP japao de 90? ou o par de murros de deu no Eddie Irvine? PF nao julguem que sou biased para o lado do Schumacher... nada disso, Senna foi um grande piloto, um dos maiores! Se ha imagens que tenho gravadas na minha mente é Senna em Donington em 1993 a dar uma volta a todos à chuva e com Slicks. Agora o Schumacher nao é assim tao mau piloto nem teve a vida nada facilitada... Williams com o Hill e mais tarde com o Villeneuve e McLaren com o Hakkinen. O Barrichelo imho nao tem fibra de campeao... ja acompanho a carreira dele desde a Formula GM OpelSeries e acho que ele nunca demostrou capacidades de vencer, no inicio da F1 com o Jordan ainda fez umas flores mas depois do estado de Imola deve ter achado que vidas infinitas era na Playstation e se calhar era melhor nao arriscar tanto . Acho que nem vale a pena falarmos daquilo que fez na Stewart ou agora na Honda... se de facto fosse bom o Button nao tinha ganho 3 GPs e ele 0?
_________________ If it flies, floats, or fucks... rent it!
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30 Abr 2009 |
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gaijodonuorte
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Re: Formula 1
Sem dúvida que concordo plenamente com o caso do barriquelo.. ele nunca foi piloto de ganhar, porém é um piloto que faz falta pelo que transmite a equipe obviamente que o facto dele ainda não ter ganho nenhuma prova com o carro que tem, acaba por dizer muito. Quanto ao senna ter tirado o prost da pista em 1990, é verdade, mas não me esqueço que no ano anterior tinha acontecido precisamente o contrário hehehehehehe Acho que na verdade "todos" os pilotos que estão na f1 tem o seu mérito, senão não estariam lá. Tb é verdade que outros poderiam dar muito mais, porém não tem a sorte de lá chegar. já agora ficam aqui alguns pequenos vídeos, que demonstram a garra desses pilotos. Senna vence pela primeira vez no brasil, apenas com a 6ª velocidade, muita vontade e MUUUUUUUUUUUUUUUUUITA sorte http://www.youtube.com/watch?v=pIK2ewlEXDANelson Piquet, Hungria 86, para mim a melhor ultrapassagem da história da F1. http://www.youtube.com/watch?v=39bgJq8dqaUE como não poderia deixar de ser, já que mostro a minha ultrapassagem preferida, também mostro a minha segunda preferida Schumacher Vs Kimi http://www.youtube.com/watch?v=SjtwOS3QyLQAqui fica o vídeo da primeira volta em Donington Park 1993. uma das melhores voltas da história da F1. (já estou ansioso para ver a corrida de inglaterra de 2010, que provavelmente será neste autódromo). http://www.youtube.com/watch?v=sweH3Du9FhEE para terminar, uma das maiores disputas da formula 1 actual, de salientar que ambos devem ser completamente loucos Vista do carro de filipe massa - http://www.youtube.com/watch?v=5xwwGoOCuXwimagens transmitidas pela Tv Globo do Brasil - http://www.youtube.com/watch?v=yuOXHxNAE2gCump's ;)
_________________ Love Pain
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30 Abr 2009 |
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Safado
Registado: 12 Jan 2007 Mensagens: 6105
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Re: Formula 1
Tou tramado contigo! Entao esqueceste-te da volta magica do Senna que lhe deu pole e record no monaco! E da luta Mansell-Senna tambem no Monaco ... O Mansell com o fabuloso Williams activo que dominou aquela era da F1 2 dos melhores momentos da F1 ever! Obviamente concordo com o confrade quando diz que todos tem o seu valor, todos tem capacidades de condução sobre-humanas. O facto de nos estarmos aqui a trocar argumentos sobre qual achamos o melhor é algo puramente academico e subjectivo E mudando de assunto... Barcelona é ja para a semana
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01 Mai 2009 |
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SpongeBob
Registado: 17 Nov 2008 Mensagens: 9962
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Re: Formula 1
É verdade: Barcelona é já para a semana e eu não vou assistir (com pena), mas tenho que estar, na semana seguinte, no Algarve. Vou conhecer o famoso autódromo cheio de subidas e descidas (como eu gosto), de que tão bem tenho ouvido dizer.
Pode ser que vá a Itália, em Setembro. Estive, por acaso, há dois anos, na bancada da parabólica a ver o rali de Monza e só digo uma coisa: aquele local é mágico e o parque de Monza maravilhoso.
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01 Mai 2009 |
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Safado
Registado: 12 Jan 2007 Mensagens: 6105
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Re: Formula 1
Era para ter lá estar no track day de amanha mas tenho o carro as peças Mecanicos da treta Daqui por 15 dias talvez lá va ao FIA GT
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02 Mai 2009 |
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pirolex
Registado: 10 Nov 2008 Mensagens: 140
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Re: Formula 1
15 dias??? O FIA GT não é só em Setembro?
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04 Mai 2009 |
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SpongeBob
Registado: 17 Nov 2008 Mensagens: 9962
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Re: Formula 1
É a 13 de Setembro, dia em que espero estar no G. P. de Itália.
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04 Mai 2009 |
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Safado
Registado: 12 Jan 2007 Mensagens: 6105
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Re: Formula 1
Porra... Acho que fiz confusao com o FIAT GT
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04 Mai 2009 |
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Cambalhota
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Re: Formula 1
piquet e o seu williams
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05 Mai 2009 |
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