Eu confesso que estava numa bancada perto do Paddock de Interlagos em 2008, e de repente dei (toda a gente o fez) comigo a observar 2 festas de Campeão (a da Ferrari e a da Mclaren...)!
Qual delas seria a verdadeira? (Ali a equipa vermelha precipitou-se e festejou antes do tempo...
tal como a equipa portuguesa de futebol da mm cor o fez na época passada...
)!
Tive pena que o Massa não tivesse conquistado ali o título para a Ferrari (e digo isto, mesmo tendo Lewis Hamilton como piloto preferido)!
E isto porque para além de ser um "ferrarista" convicto, era praticamente impossível estar numa bancada de Interlagos naquela tarde e não nos juntar ao "Povão" que desejava Massa, um brasileiro, campeão!
Ia ser uma festa de arromba entra a torcida brasileira naquele dia...
Além do mais, eu considero o Massa (a par do japonês Kobayashi) o piloto mais simpático e acessível do Paddock!
De facto naquele dia teve azar, embora lá está se tivesse sido Campeão tb tinha tido a sua porção de sorte (com aquela chuva diluviana a atrasar quase irremediavelmente o Hamilton nas voltas finais...)!
Foi tb com consternação (e grande preocupação) que assisti ao grave incidente que o envolveu com o seu compatriota Rubens Barrichello na curva 4 do Hungaroring no ano seguinte, e considero que pelos menos durante algum (muito?
) tempo isso o afectou (mais ou menos) profundamente!
Gosto do estilo dele de conduzir (é indubitavelmente mais limpo que o do Alonso, pelo menos em curva), mas penso que nem sempre "limpeza" é sinónimo de "rapidez" e portanto...
Penso que foi no capítulo da agressividade ao volante que o Felipe ficou a perder depois do sucedido na Hungria, mas tb penso que tem paulatinamente recuperado disso, e fiquei muito contente por o ver sair da Ferrari (onde tinha estagnado e onde tinha o estigma de ser batido pelo Alonso) rumo a uma Williams a ressurgir!
De resto, pessoalmente, tenho um episódio com ele num Hotel de Tóquio, absolutamente delicioso!
E devo dizer que ele me reconhece sempre que me vê (tb com a minha "fronha" inesquecível...
) e fala comigo sempre em português!
E sim, indubitavelmente considero o povo brasileiro, o mais exigente para os seus pilotos...
e de longe!
O legado deixado por Campeões como Senna, Piquet e Fittipaldi... é pesadito!
Sabes Jolinho, conheço muita gente "mais antiga" que coloca sempre o Laffite entre os seus favoritos (diria mesmo que ele, o Gilles Villeneuve e o Stirling Moss são os mais reconhecidos e adorados pilotos de F1 que nunca se sagraram Campeões do Mundo!
) e se alguma coisa tinha a haver com a sua maneira de ser/estar (um cavalheiro dentro e fora das pistas com um grande sentido de humor), uma outra grande parte estava relacionada com o seu génio ao volante!
Ele o seu Ligier azulado ficaram para sempre gravados na memória de muitos que assistiram (e não só) com paixão às corridas de F1 dos finais de 70s e início de 80s!
Ó Jolinho, toma lá para ti:
http://www.youtube.com/watch?v=to9fBQVFx6s Já agora devo dizer-te que ele foi homenageado este ano pela Williams na Austrália!
Na minha opinião, muitos dos grande Campeões e talentos ao volante não só (pois por ex no Motociclismo, campeões como o Rossi, o Schwantz, o Doohan ou Lawson desenvolveram tb os seus estilos muito próprios de pilotagem; assim como o Mcrae, o Kankkunen ou o Loeb nos Ralis...
) desenvolveram aspectos na sua condução verdadeiramente únicos.
E isso (tb) os distinguiam dos demais!
Aquilo que o Schumacher fazia, muitos pilotos tenta(ra)m imitar, mas lá está como em (quase) tudo o resto, a imitação sai inferior...
Se o Alesi saía ou não prejudicado em curva (principalmente muito fechada) por causa do seu estilo único, não sei (mas vou perguntar...
), mas que era bonito de se ver isso era!
Tenho para mim, que nem sempre é melhor piloto aquele que desenvolve uma condução mais aprumada tecnicamente ou esteticamente mais apelativa, isto voltando a aflorar a questão atrás entre Alonso/Massa, etc.
Os diferentes "apexs" ou maneira de completar um, têm vantagens e desvantagens em corrida. Por exemplo, em curva sabe-se que se esta se fizer de uma determinada forma (mais pelos "livros" digamos) poupa-se nos pneumáticos, por ex, mas tb se pode perder no tempo despendido... é esse compromisso que os pilotos (e os melhores sabem-no fazer como ninguém...) têm de assumir!
Falando em Jenson Button, por ex, um grande piloto e um Campeão, pode-se talvez dizer que se trata do mais correcto e por isso bonito (não estou a falar da sua face, embora seja tb dos pilotos mais cordiais, e tenha uma namorada que "minha nossa senhora"...
) piloto em pista da actualidade, mas que tb já foi (e vais sendo) acusado de por vezes lhe faltar agressividade no decorrer de uma prova!
Portanto, como tudo, isto "tem muito que se lhe diga"!
Até porque não há 2 pilotos (e portanto 2 estilos de pilotagem) absolutamente iguais!
E quando até factores físicos e fisiológicos influem nisso...
Caros Safado e Jolinho é sempre um prazer falar com vocês destas coisas!
Ó Rookie senão entendes nada... baza que andas aqui a fazer...
(brincadeirinha pá)!