Data/Hora: 25 Abr 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 439 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 ... 30  Próximo
 Grexit 
Autor Mensagem
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 Jul 2010
Mensagens: 2305
Localização: Lisboa
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Grexit
kwacha Escreveu:

Pedro

lamento que só conheças a história da Grécia Antiga ... vai ler o que eles fizeram nos últimos 2000 anos ... e depois falamos

vê como nos tempos recentes têm entendido a democracia e aplicam os conceitos de aritmética ... para eles e para os outros

:smt023

Bem, então vamos aplicar o modelo de gestão vigente nas empresas e nos clubes de futebol:

- um indivíduo pode ser um excelente empregado ao longo de anos mas se um dia as coisas começarem a correm-lhe mal é logo despedido

- um indivíduo pode ter sido um excelente futebolista ao longo de anos mas se um dia deixar de marcar golos vai logo para o banco ou então é vendido a outra equipa de futebol

Portanto o que conta é o imediatismo :?: Este é o modelo de sociedade que pretendemos construir :?: A meritocracia tornou-se efémera e assenta no momento presente :?: Então quem vai mandar no planeta são as economias emergentes que estiveram adormecidos até agora, tais como a China e alguns países do terceiro mundo com montes de reservas de petróleo e diamantes.

Na Califórnia há montes de cientistas que passam anos e anos a investigar sem nunca descobrir nada e outros que ganharam o prémio Nobel aos 45-50 anos e quando chegam aos 70, já não velem nada, já não são respeitados :?: Eu não me revejo neste modelo de sociedade e tenho muito medo de envelhecer…

Imagina daqui a uns anos quando se descobrir a vacina para a SIDA ou a cura para o cancro. Isso será mérito apenas dos cientistas dessa época ou de todos os que trabalharam na investigação ao longo dos últimos cinquenta anos :?: :?: :?:

O mundo actual não era o que é hoje sem os gregos :!: :!: :!:

_________________
HERRAR É UMANO

02 Jul 2015

 
 
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mensagens: 9962
Mensagem Re: Grexit
Ok, o problema é que os gregos saem demasiado caros - e insistem em não mudar de vida. Se eles se safarem desta enrascada, daqui a alguns anos estão de novo no buraco.

Estive a googlar um pouco ontem e verifiquei que o salário médio no setor público grego era em 2011 de 1.900 Euros; significa que, com um corte de 30%, ele terá passado para 1.300 atualmente. (http://www.grreporter.info/en/average_s ... euros/5471).

E têm um outro problema: têm uma economia virada para dentro (como Portugal, mas em muito pior).

02 Jul 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
pedro onze Escreveu:
O mundo actual não era o que é hoje sem os gregos :!: :!: :!:


Pedro

não entendi nada da tua conversa do futebolista e do empregado ...

já imaginaste uma aula de política dada pelo professor Tsipras aos seus antepassados Aristóteles, Péricles ou Platão ?

já imaginaste uma aula de aritmética dada pelo professor Varoufakis aos seus antepassados Arquimedes, Euclides ou Pitágoras ?

pelos vistos quem aprendeu com a Grécia Clássica foram os restantes europeus ... os actuais dirigentes gregos não aprendem ... ensinam

_________________
a sorte dá muito trabalho

02 Jul 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
jolinho Escreveu:
E têm um outro problema: têm uma economia virada para dentro (como Portugal, mas em muito pior).


exportações
PT > 40% do PIB
GR < 10% do PIB

_________________
a sorte dá muito trabalho

02 Jul 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 Jul 2010
Mensagens: 2305
Localização: Lisboa
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
kwacha Escreveu:
pedro onze Escreveu:
O mundo actual não era o que é hoje sem os gregos :!: :!: :!:


Pedro

não entendi nada da tua conversa do futebolista e do empregado ...

já imaginaste uma aula de política dada pelo professor Tsipras aos seus antepassados Aristóteles, Péricles ou Platão ?

já imaginaste uma aula de aritmética dada pelo professor Varoufakis aos seus antepassados Arquimedes, Euclides ou Pitágoras ?

pelos vistos quem aprendeu com a Grécia Clássica foram os restantes europeus ... os actuais dirigentes gregos não aprendem ... ensinam

É muito simples.
Os meus exemplos são para te dizer que toda a tua análise está inquinada porque só olha para o momento presente e desvaloriza o passado.

Não vou imaginar aulas dadas pelo Tsipras ou Varoufakis porque uma ou duas pessoas não fazem um povo. Como exemplo posso dizer-te que já trabalhei com alguns judeus e indianos bem burrinhos mas normalmente esses povos são considerados talentosos.

Se pegasses num cientista norte-americano e o pusesses a trabalhar no Burundi, dificilmente ganharia um prémio Nobel. Há todo um conjunto de condições que tem que ter para conseguir produzir um trabalho notável e normalmente é um trabalho de equipa.

Já percebi de que lado estás e sendo assim esta discussão é totalmente inócua.

Tu não vais mudar a tua forma de pensar e eu também não mudo a minha.

Eu sei que estou do lado certo da História e tu no contexto actual também tens razão até porque a tua posição é bastante confortável e fácil de defender.

Às vezes há povos que batem no fundo mas depois com a ajuda e boas condições conseguem pôr-se de pé e fazer maravilhas. Na Alemanha (1947) e na Rússia (1917) estava tudo por fazer mas a Alemanha é hoje o que é e a ex-URSS até chegou a colocar o primeiro homem no espaço em 1961. Olha para o que o Japão é hoje e o estado em que estava depois da segunda guerra mundial. Não subestimemos o ser humano. As pessoas só precisam de condições para desenvolver.

Ao longo dos anos, tiveste países que saltaram de um estado quase feudal para um nível de desenvolvimento tecnológico do primeiro mundo sem passar pelas fases de industrialização que a Europa passou durante o século XIX. Exemplo disso são os tigres asiáticos. Tens também casos de países que do nada se tornaram superpotências, por exemplo EUA. Neste caso havia muito dinheiro, recursos naturais abundantes e mão-de-obra gratuita durante a escravatura. Nada é por acaso. Porquê que pensas que o Banco de Inglaterra tem tantas reservas de ouro? Pudera… Chegaram a dominar o mundo e com tantas colónias foi só levar o ouro para Londres. Como é que uma terra que não tem nada de jeito consegue ser tão próspera? Só a inteligência não chega, a fortuna tinha que vir de algum lado.

_________________
HERRAR É UMANO

02 Jul 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
Pedro

explica lá então o seguinte:

em que é que consiste concretamente um tal menos respeito pelo povo grego e pela sua história que tu referes ?

em que é que consiste o egoísmo europeu, e sua falta de solidariedade e compreensão para ajudar o povo grego ?

em que é que consiste a tua inabalável certeza que as ideias gregas são razoáveis para nós e adequadas para eles ?

sem conversa filosófica, explica-nos com lógica aristotélica, o que no teu entender, a Europa pode fazer pela Grécia :smt023

_________________
a sorte dá muito trabalho

02 Jul 2015
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mensagens: 9962
Mensagem Re: Grexit
kwacha Escreveu:
jolinho Escreveu:
E têm um outro problema: têm uma economia virada para dentro (como Portugal, mas em muito pior).


exportações
PT > 40% do PIB
GR < 10% do PIB


Tens razão, Portugal exporta mais de 40% do PIB, felizmente, mas há poucos anos esse valor era apenas 28%. Neste aspeto mudámos muito (e depressa).

02 Jul 2015
Putanheiro

Registado: 16 Jun 2012
Mensagens: 1092
Localização: Perto do mar longe da terra
Positivos
25
Neutros
2
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
pedro onze Escreveu:
.....
Às vezes há povos que batem no fundo mas depois com a ajuda e boas condições conseguem pôr-se de pé e fazer maravilhas. Na Alemanha (1947) e na Rússia (1917) estava tudo por fazer mas a Alemanha é hoje o que é e a ex-URSS até chegou a colocar o primeiro homem no espaço em 1961. Olha para o que o Japão é hoje e o estado em que estava depois da segunda guerra mundial. Não subestimemos o ser humano. As pessoas só precisam de condições para desenvolver....


A Europa e o FMI querem ajudar o povo grego, a prova disso são as afrontas que tem suportado na negociações e o dinheiro que ja emprestaram (deram).... mesmo sabendo que não vão receber. Não esquecer que continuaram a emprestar mesmo depois da grecia ter feito 2 perdões de divida.... vamos para o 3 e seguramente vira o 4.

A grecia não pode pedir ajuda (dinheiro) , e continuar com o nivel de despesa desproporcionado que actualmente tem. Tem que "ajustar" a despesa a real capacidade da economia. São vários os estudos que documentam a irracionalidade de alguns beneficios dados pelo estado grego.
Mas e isto que a Grecia não quer. Quer que lhe emprestem dinheiro... e continuar a comer na bica do sapato e andar me ferrari.... assim [-X

02 Jul 2015
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Mai 2013
Mensagens: 11741
Localização: À procura delas
Mensagem Re: Grexit
O P11 tem razão, o povo grego precisam-se ajuda, vamos ajudá-los.

Podemos começar por lhes ensinar que não podem gastar tanto, que tem de exportar, que tem de se pagar impostos, que quando se pede dinheiro emprestado tem de se pagar e que não se pode esperar receber do estado em subsídios, vencimentos e pensões aquilo que o estado não recebe em impostos.

Eu diria que o primeiro passo para o ensinamento seria explicar-lhe que com tsypras e varoufakis não dá [-X [-X

O voto no syrisa quis dizer uma coisa bem clara: não queremos austeridade, queremos continuar a gastar como gastamos e a ganhar o que ganhamos.

Afinal a minha conclusão é que os gregos não estão preparados para serem ajudados.

_________________
Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.

02 Jul 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
por variadas razões ... a maioria das pessoas foi formando uma opinião sobre a questão grega, com base nas notícias publicadas pelas tvs e jornais portugueses

aos portugueses sempre pareceu um problema distante ... hoje, com o tom dramático das notícias ... a "coisa" acabou por ficar mais próxima ... quase familiar

porque o assunto sempre esteve próximo ... porque também é connosco ... e porque devemos formar opinião com a informação adequada e confiável

está num inglês acessível (algumas siglas poderão parecer indecifráveis, mas nada que o Google não descubra e resolva)
permite perceber e conhecer a evolução da Grécia nos diversos períodos ... principalmente depois do segundo resgate

IMF Country Report No. 15/165
GREECE
PRELIMINARY DRAFT DEBT SUSTAINABILITY ANALYSIS


http://www.imf.org/external/pubs/ft/scr/2015/cr15165.pdf

_________________
a sorte dá muito trabalho

02 Jul 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 Jul 2010
Mensagens: 2305
Localização: Lisboa
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
kwacha Escreveu:
Pedro

explica lá então o seguinte:

em que é que consiste concretamente um tal menos respeito pelo povo grego e pela sua história que tu referes ?

Basta ver como toda a gente tem opinião formada sobre os gregos como se eles fossem um bando de malandros que não querem fazer sacrifícios, isto depois de tudo o que fizeram até agora. Quanto à falta de respeito pela sua história isso é mais do que evidente nas considerações que são feitas. Já li coisas aqui sobre os gregos que até parecia que estavam a falar dos cow-boys norte-americanos. No caso dos EUA até poderia fazer sentido porque é um país novo sem história.
kwacha Escreveu:
em que é que consiste o egoísmo europeu, e sua falta de solidariedade e compreensão para ajudar o povo grego ?

Desde logo na forma como se disponibilizam a ajudar. No fundo não é uma ajuda, mas sim um negócio porque os juros da dívida são elevados. No caso de Portugal basta ver o valor dos juros sobre o montante de empréstimo dos 78 mil milhões. Simplesmente um exagero. Malditos credores!
kwacha Escreveu:
em que é que consiste a tua inabalável certeza que as ideias gregas são razoáveis para nós e adequadas para eles ?

Já disse mais do que uma vez que não me identifico politicamente com o actual governo grego e nem com a forma como têm conduzido as negociações. Mas a verdade é que os seus antecessores também foram incompetentes e bastante permissivos, nomeadamente o partido da Nova Democracia que conduziu a Grécia ao desastre e ao pedido de ajuda externa. A minha solidariedade é com o povo grego que admiro mais do que qualquer povo europeu.
kwacha Escreveu:
sem conversa filosófica, explica-nos com lógica aristotélica, o que no teu entender, a Europa pode fazer pela Grécia :smt023

É muito simples: perdoam a dívida actual e concedem um empréstimo de 52 mil milhões (valor necessário segundo o FMI) com um período de carência de dez anos para que a economia possa crescer ou então que comecem a pagar só quando a economia crescer. Isso é que é ajudar. Tudo o resto são paliativos para humilhar quem já sofreu muito nos últimos cinco anos.

_________________
HERRAR É UMANO

03 Jul 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 Jul 2010
Mensagens: 2305
Localização: Lisboa
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
MarcoPTX Escreveu:
...
Mas e isto que a Grecia não quer. Quer que lhe emprestem dinheiro... e continuar a comer na bica do sapato e andar me ferrari.... assim [-X

Acha mesmo que é isso que a Grécia quer :?: Andar a comer na bica do sapato e andar de Ferrari :?:
Somos sempre bons a analisar os problemas dos outros.... :no: :smt013

_________________
HERRAR É UMANO

03 Jul 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 Jul 2010
Mensagens: 2305
Localização: Lisboa
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
Matic Escreveu:
O P11 tem razão, o povo grego precisam-se ajuda, vamos ajudá-los.
....
Afinal a minha conclusão é que os gregos não estão preparados para serem ajudados.

Então só há um caminho e quem não concorda fica de fora.
Afinal porquê que temos um sistema democrático se todos têm que optar sempre pelo mesmo? Seria mais fácil instituir uma ditadura.
No caso da Grécia já estiveram no poder os partidos moderados: Nova Democracia (o PSD lá do sítio, que enterrou o país e chamou o FMI), depois o Pasok (o PS lá do sítio, que não resolveu o problema e pactuou com a troika) e depois novamente um restyling da Nova Democracia que antecedeu o Siryza e deixou tudo bem pior.
Se calhar é melhor haver um golpe de estado e os militares gerirem o país...

_________________
HERRAR É UMANO

03 Jul 2015
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Mai 2013
Mensagens: 11741
Localização: À procura delas
Mensagem Re: Grexit
Ou então podiam fazer como os portugueses e deixavam a troika governar a Grécia durante 3 anos.

Mas já agora Pedro, se os gregos não querem ser ajudados (perdão de dívida não é ajuda, é o pior remédio) como se resolve a situação grega? Com o 3º e depois 4º e depois 5º resgates?

Quanto ao perdão de dívida sugerido acima, só tenho uma palavra, fdxxxxxxxxxxxx. Então pedem emprestado e não pagam? E eu aqui em Portugal a sofrer cortes nos meus rendimentos o, assim como os Irlandeses e depois os gregos ficam sem dívida porque não querem austeridade?

Epa, se perdoam aos gregos, então perdoam aos Portugueses e aos Irlandeses. Podemos também perdoar a Espanhóis e Italianos. A França também tem uma dívida elevada e como é um dos motores da europa é melhor perdoar também.

Sou totalmente contra o perdão de 1 único cêntimo. Pede emprestado paga. Concordo com ajuda de juros bonificados(quase zero) caso cumpra metas orçamentais. Extensão de prazo por motivos bem justificados, tudo ok. Perdão nunca.

Para além de que, um país com dívida perdoada, nem daqui a 20 anos pode ir aos mercados buscar dinheiro. Quem empresta a quem é incumpridor?

_________________
Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.

03 Jul 2015
Confrade

Registado: 10 Abr 2007
Mensagens: 1016
Localização: Baixa da Banheira
Positivos
26
Neutros
8
Negativos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
Ramalho Eanes!

Líderes europeus têm mostrado "falta de respeito pelos grandes princípios que alicerçaram a União Europeia", diz o ex-Presidente da República.

O antigo Presidente da República Ramalho Eanes assiste com "profundo desgosto" à situação da Grécia, considerando que do lado grego "há uma certa inexperiência e um excesso de voluntarismo" e do outro lado "uma pesporrência".

Ramalho Eanes falava aos jornalistas no final de um encontro com apoiantes da candidatura de Sampaio da Nóvoa à Presidência da República, no Porto. Questionado sobre a situação da Grécia disse assistir a este processo com "profundo desgosto" e "mágoa".

Dos líderes dos órgãos da União Europeia, o único que merece respeito de Eanes é Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia.

"Por um lado, do lado da Grécia, há uma certa inexperiência e um excesso de voluntarismo. Do outro lado tem havido uma pesporrência e uma falta de respeito pelos grandes princípios que alicerçaram a União Europeia e que deviam constituir o cerne do projecto europeu que me impressionam", enfatizou.

Sobre a actuação dos líderes nacionais, o antigo Presidente da República disse não conseguir responder a essa pergunta porque não tem "conhecimento suficiente". "Porque por um lado ouço dizer que têm sido mais papistas que o Papa, por outro lado ouço dizer que têm sido moderados, que mais papistas que o Papa têm sido os países bálticos. Eu não tenho dados que me permitam formular um juízo honesto e uma opinião segura", concluiu.

Eanes com Nóvoa para "ajudar" o país
Anteriormente, também aos jornalistas, Sampaio da Nóvoa considerou muito preocupante a situação da Grécia e que aquilo que se está a viver "é uma corrosão dos princípios democráticos e das liberdades dos povos", confessando que esta não é a Europa com que a sua geração sonhou.

Sobre o motivo pelo qual apoia Sampaio da Nóvoa na corrida a Belém, Ramalho Eanes disse que na sua idade "há uma grande preocupação prudencial em relação às coisas públicas", garantindo que faz, sobre todas as decisões com carácter político, "uma profunda reflexão e um profundo exame".

"E foi essa reflexão e esse exame que me levaram a concluir que deveria apoiar o professor Nóvoa. E como já tive ocasião de dizer fui contra a opinião de muitos amigos meus que entendiam que eu não me devia pronunciar, que entendiam que eu não devia estar a investir um eventual prestígio que tivesse", confidenciou.

O antigo Presidente da República repete a pergunta que então fez: "O meu prestígio, no pouco tempo de vida que terei, para que é que serve senão para tentar ajudar, da melhor maneira que posso, o meu país?".

"Quando falo em ajudar o país é ajudar a que neste país os meus filhos, os meus netos, os seus filhos e os seus netos quando tiver, possam ser felizes", justificou.

03 Jul 2015
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 439 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 ... 30  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 85 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal