Data/Hora: 09 Mai 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 488 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23 ... 33  Próximo
 Orçamento de Estado - O destino do nosso dinheiro 
Autor Mensagem
Bronze

Registado: 20 Mai 2010
Mensagens: 1040
Positivos
8
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Orçamento de Estado - O destino do nosso dinheiro
Na página 103 está a evolução da composição do balanço e repare na rubrica Responsabilidades para com outras entidades. Passa 1 para 4869 em 2011 (ring a bell?), tem a explicação na página 111:

Citar:
Incluído no agregado de outros passivos destaca-se a rubrica Responsabilidades internas para com outras
entidades em euros, a qual se refere praticamente na totalidade a saldos de depósitos do Setor Público.
Estas responsabilidades apresentam um crescimento de 614 milhões de euros face a dezembro de 2011 e refletem, maioritariamente, o valor de depósitos do Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público 111 (IGCP) relacionados com fundos provenientes da União Europeia e do FMI, no âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal (PAEF). No âmbito deste programa foi assinado, em 2011, um protocolo entre o Banco e o IGCP onde foram criadas as contas especiais e defi nidas as condições em que o Banco recebe os fundos dos financiamentos e efetua as referidas transferências de capital, juros e despesas inerentes ao programa. Este protocolo tem como princípio base a neutralidade, por forma
a que o Banco não esteja sujeito a qualquer perda ou ganho, em resultado do referido financiamento
externo prestado a Portugal.


Já não me lembro onde obtive o resto da informação, mas esta massa se não me engano é maioritariamente do fundo de recapitalização da banca.

Adicionalmente ao contrário de um empréstimo normal este é entreguem em tranches pré estabelecidas e não quando se precisa.

17 Mar 2014

 
 
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Orçamento de Estado - O destino do nosso dinheiro
Confrade MTangas

conforme explicação do BdP citada (página 111), a referida conta não passa de uma conta de depósitos à ordem do IGCP junto do BdP, absolutamente neutral para este último, e mais não serve como conta de passagem e stand by, para as tranches transferidas pela troika, nas sucessivas avaliações (o calendário e os montantes foram inicialmente negociados com Teixeira dos Santos e com Víctor Gaspar e posteriormente ajustados ... o IGCP está com a linha dos 66 mil milhões (isto é, os 78 totais menos os 12 para a banca) ...

a linha para a recapitalização da banca está disponível nos credores, e os seus montantes só são mobilizados contra pedidos dos bancos, verificados e fiscalizados pelo BdP ... para além de autoridade local do BCE, é também de "correspondente" neste processo, é por ele que passam os fundos requisitados (não ficam estacionados, é só de passagem), bem como ficam depositadas as contra garantias ... esta linha tem um remanescente não utilizado ... este montante (cerca de 5 mil milhões) tem vindo a ser negociado para se destinar a outra finalidade e noutros moldes (futuro banco de fomento), mas só terá luz verde depois de ver os resultados dos testes de stress à banca portuguesa, que vão começar agora ...

o confrade deve ter feito "confusão" com uma outra questão, que está relacionada com a banca comercial e o BCE, que efectivamente cresceu bastante em 2011 e 2012, e que se trata do programa de refinanciamento a três anos à banca portuguesa, e que está respaldado no balanço do BdP ...

:smt023

:smt023

_________________
a sorte dá muito trabalho

23 Mar 2014
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Orçamento de Estado - O destino do nosso dinheiro
Europa chega a acordo para mecanismo de resolução
http://economico.sapo.pt/noticias/europa-chega-a-acordo-para-mecanismo-de-resolucao_189455.html

_________________
a sorte dá muito trabalho

23 Mar 2014
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Orçamento de Estado - O destino do nosso dinheiro
o contexto exógeno continua favorável ...

euro abaixo dos 1,38$, a nossa taxa a 10 anos abaixo dos 4,2% e o diferencial para as obrigações alemãs abaixo de 2,8% ...

_________________
a sorte dá muito trabalho

24 Mar 2014
Aprendiz

Registado: 28 Jan 2013
Mensagens: 207
Positivos
1
Neutros
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Orçamento de Estado - O destino do nosso dinheiro
http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=102012
Pois, com o dinheiro dos outros também eu me governo bem. De repente deu me uma vontade de ir levantar o meu dinheiro ao banco......

24 Mar 2014
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mensagens: 9963
Mensagem Re: Orçamento de Estado - O destino do nosso dinheiro
Teodora Cardoso teve uma ideia "inovadora", que "ainda não viu aplicada em mais lado nenhum". Acho que está na hora de fugirmos.

Eu admiro a lata com que ex-governantes, comentadores, banqueiros e uma data de gente mais fala dos nossos problemas. Eu sei, é malta que já tem a vida garantida, e que pode dormir descansada. O que me incomoda é que trabalho há quase quarenta anos e não estou como essas pessoas; tenho que me preocupar com o dia-a-dia, com o que aí vem e com o dinheiro necessário para assegurar a minha reforma, que um dia chegará (apesar de ir fugindo à minha frente).

24 Mar 2014
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Abr 2007
Mensagens: 3391
Mensagem Re: Orçamento de Estado - O destino do nosso dinheiro
jolinho Escreveu:
Teodora Cardoso teve uma ideia "inovadora", que "ainda não viu aplicada em mais lado nenhum". Acho que está na hora de fugirmos.

Eu admiro a lata com que ex-governantes, comentadores, banqueiros e uma data de gente mais fala dos nossos problemas. Eu sei, é malta que já tem a vida garantida, e que pode dormir descansada. O que me incomoda é que trabalho há quase quarenta anos e não estou como essas pessoas; tenho que me preocupar com o dia-a-dia, com o que aí vem e com o dinheiro necessário para assegurar a minha reforma, que um dia chegará (apesar de ir fugindo à minha frente).


=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>

_________________

Mulher bonita é igual a melancia: ninguém come sozinho. Mulher feia é igual a escova de dente: só o dono usa.

24 Mar 2014
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Mai 2013
Mensagens: 11741
Localização: À procura delas
Mensagem Re: Orçamento de Estado - O destino do nosso dinheiro
Cobrar as retiradas de dinheiro do banco em vez dos rendimentos?

Está doida.

Dicksteel, finalmente estamos de acordo nesta área :smt005 :smt005 :smt005

_________________
Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.

24 Mar 2014
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Orçamento de Estado - O destino do nosso dinheiro
as obrigações portuguesas negociaram hoje, em mercado secundário, com "yields"
- abaixo de 4,0% para os 10 anos
- abaixo de 2,9% para os 5 anos

grazie signore Draghi :smt023

_________________
a sorte dá muito trabalho

28 Mar 2014
Confrade

Registado: 18 Mar 2011
Mensagens: 2452
Positivos
11
Neutros
5
Negativos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Orçamento de Estado - O destino do nosso dinheiro
Matic Escreveu:
Cobrar as retiradas de dinheiro do banco em vez dos rendimentos?

Está doida.

Dicksteel, finalmente estamos de acordo nesta área :smt005 :smt005 :smt005

Ás vezes as ideias parvas podem tornar-se boas ideias.
Vamos supor que um gajo ganhava 1000€ de ordenado. Ficavam retidos os valores referentes á Segurança Social e o resto era depositado no Banco sem retenções para o IRS.
À medida que a pessoa ia gastando o dinheiro o Banco retinha um valor que entregava ao Estado. Assim um gajo não pagava os impostos quando recebia mas quando gastava. È claro que tinha algumas vantagens mas o problema maior era a proporcionalidade pois quem ganhava mais pagava a mesma percentagem.

28 Mar 2014
Bronze

Registado: 20 Mai 2010
Mensagens: 1040
Positivos
8
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Orçamento de Estado - O destino do nosso dinheiro
nim...

digamos que o imposto é de 20%

um gajo que ganhe 1000 e que levante 800, poupou portanto 200 e pagou ao estado 160.
ou seja 16% do rendimento

um gajo que ganhe 2000 e que levante 1700, poupou portanto 300 e pagou ao estado 340, ou seja 17% do rendimento.
a ideia é tributar mais os gastadores.

Mas a nossa economia é baseada em consumo e este imposto seria um desincentivo ao consumo.
Adicionalmente faria crescer a economia paralela para valores muito maiores pois toda a gente quereria receber em dinheiro.

29 Mar 2014
Mensagem Re: Orçamento de Estado - O destino do nosso dinheiro
prov1 Escreveu:
Matic Escreveu:
Cobrar as retiradas de dinheiro do banco em vez dos rendimentos?

Está doida.

Dicksteel, finalmente estamos de acordo nesta área :smt005 :smt005 :smt005

Ás vezes as ideias parvas podem tornar-se boas ideias.
Vamos supor que um gajo ganhava 1000€ de ordenado. Ficavam retidos os valores referentes á Segurança Social e o resto era depositado no Banco sem retenções para o IRS.
À medida que a pessoa ia gastando o dinheiro o Banco retinha um valor que entregava ao Estado. Assim um gajo não pagava os impostos quando recebia mas quando gastava. È claro que tinha algumas vantagens mas o problema maior era a proporcionalidade pois quem ganhava mais pagava a mesma percentagem.


Mas nesta situação, um gajo paga imposto com o levantamento e ainda paga o IVA com a aquisição do bem ou serviço. É tributado duas vezes pelo gasto.

29 Mar 2014
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Mai 2013
Mensagens: 11741
Localização: À procura delas
Mensagem Re: Orçamento de Estado - O destino do nosso dinheiro
Isto não tem pés nem cabeça (a não ser que eu tenha percebido mesmo mal a notícia).

Isto seria inverter o IRS. Quem tem mais filhos paga mais IRS, na medida em que gasta mais.

Não tem lógica. É uma ideia lunática.

Para os bancos era bom pois estavam a obrigar as pessoas a manter lá o dinheiro.
E se eu quisesse mudar de banco? Teria de ser tributado pois mandava o dinheiro de um banco para outro? Lei da concorrência deitava logo isto a baixo.

Então eu pago IVA e IRS no mesmo produto? Isto é dupla tributação.

No início de mês eu pago a TV por cabo, qual a taxa de retenção? É que o agente tributário não sabe quanto eu vou gastar no resto do mês.
Os bancos passariam a ser agentes das finanças?
Então eu ganho por exemplo 1.000€ por mês. Num mês gasto 700€ e pago 8% de IRS. Se no mês a seguir gastar 1300€ pago 15%? Nunca mais ninguém pagava nada a pronto, era tudo a prestações.

Cada maluco ](*,)

_________________
Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.

29 Mar 2014
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Orçamento de Estado - O destino do nosso dinheiro
é a ideia é absolutamente disparatada, ainda para mais, proferida por uma economista :smt013

a política fiscal é um instrumento de política económica, e peça fundamental na redistribuição de rendimentos ...

não se combate a evasão fiscal através da desarticulação do enunciado anterior, e muito menos numa economia despojada de instrumentos cambiais e monetários ...

a política orçamental é o único grande instrumento de política económica que resta a países como Portugal, e mesmo assim condicionada pelo valor total da dívida pública ...

para bem da senhora (e de muita outra gente), os disparates ainda não pagam impostos [bigsmile]

_________________
a sorte dá muito trabalho

29 Mar 2014
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Mai 2013
Mensagens: 11741
Localização: À procura delas
Mensagem Re: Orçamento de Estado - O destino do nosso dinheiro
Kwacha,

Se os disparates pagassem impostos, a dívida pública já estaria paga :smt005 :smt005

_________________
Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.

29 Mar 2014
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 488 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23 ... 33  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal