Data/Hora: 28 Mar 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 349 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 20, 21, 22, 23, 24
 GES / BES 
Autor Mensagem
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem GES / BES
as contas do BES ... a 31/DEZ/2013

http://www.peprobe.com/pt-pt/document/bes-resultados-do-ano-2013

coloquei esta informação ... porque em 2014 ... foi daqui que surgiram 2 entidades autónomas ... BES (banco mau) e NB (banco bom)

se somarmos

os 9,2 mil milhões de prejuízos do BES em 2014 ... com os 4,9 mil milhões do fundo de resolução ... mais os 1,9 mil milhões da dívida sénior ... e ainda mais os 600 milhões de vendas de activos (seguradora, área da saúde e outras participações)

obtemos a módica quantia ... de 16,6 mil milhões ... o equivalente a 10% do PIB português

é demasiado dinheiro ... para haver um só réu neste processo badd

_________________
a sorte dá muito trabalho

02 Jan 2016

 
 
Confrade

Registado: 03 Jan 2011
Mensagens: 442
Localização: No meio... onde se está bem
Positivos
51
Neutros
13
Negativos
6



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: GES / BES
jolinho Escreveu:
xkiter Escreveu:
.....vêem simplesmente estas obrigações serem-lhes "roubadas" porque transferidas 1 ano depois de volta ao falido BES???......


Eu, pelo contrário, acho a solução encontrada sensata e justa e a melhor para a economia e as finanças nacionais. Portugal é uma nação em que a camada dirigente sempre protegeu os ricos e esmagou aqueles que pouco têm, para além de proletarizar a classe média. Felizmente parece que desta vez se procurou uma solução diferente para um problema grave.


Mas se tivessem forçado a troca das obrigações por acções os contribuintes não eram "chamados" e evitavasse as guerras jurídicas que se aproximam e que podem bem colocar todo esse risco de volta nas mãos do Estado. Basta os lesados ganharem (como pode muito bem acontecer) na justiça... e lá pagamos nós (certamente numa altura em que o Costa já lá não está). Se fossem convertidas em acções, nada haveria a pagar pelo Estado ou nós contribuintes.

04 Jan 2016
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mensagens: 9954
Mensagem Re: GES / BES
Provavelmente eu analisei o assunto de forma superficial. Para mim era líquido que os grandes investidores passavam de obrigacionistas a detentores de capital.

04 Jan 2016
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: GES / BES
depois do peixe miúdo (os lesados das manifs) ... vai começar a procissão do peixe graúdo

os tubarões globais ... estão reunidos em Londres ... para decidir ... se a transferência da dívida sénior ... do NB para o BES ... é um evento de crédito

por agora ... eu acho difícil ... avançarem com essa decisão ... julgo que se trata de uma manobra de pressão ... para reverter a decisão do Costa (BP)

mas se a resposta for ... sim ... então, muitos dos titulares dessas obrigações ... poderão vir a accionar o mecanismo de protecção associado ... os CDS

se chegarmos à fase dos resgates de CDS sobre esta dívida do BES / NB ... então os CDS de novas emissões da banca e da republica vão subir em flecha

aguardemos ...

_________________
a sorte dá muito trabalho

21 Jan 2016
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 349 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 20, 21, 22, 23, 24


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 41 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal