Data/Hora: 05 Mai 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 349 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 ... 24  Próximo
 GES / BES 
Autor Mensagem
Iniciado

Registado: 28 Out 2008
Mensagens: 125


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem GES / BES
"Compreensivos, mas críticos[
Segundo o "Público" desta terça-feira, a solução encontrada pelo Governo e pelo Banco de Portugal para o BES foi conhecida pelos presidentes dos principais bancos no sábado e, apesar de ter sido compreendida pelos responsáveis do ponto de vista político, apanhou a banca desprevenida.

A solução tem sido ainda criticada pelos bancos, que consideram que estão a ser obrigados a assumir a responsabilidade por um problema criado por outros."

A banca já começa a estrebuchar e já se esqueceram dos milhões de Portugueses que foram obrigados a assumir a responsabilidade por um problema criado por outros como foi no caso BPN.
BPI, BCP, BANIF e CGD já se começaram a queixar porque pagaram e estão a pagar juros mais altos que o novo BES.

05 Ago 2014

 
 
Moderador
Avatar do Utilizador

Registado: 16 Fev 2012
Mensagens: 1449
Mensagem Re: GES / BES
De facto, a solução encontrada é cruel para com os pequenos acionistas e muito especialmente para com aqueles que foram ao último aumento de capital. Neste momento, esses acionistas têm alguma forma de se defenderem? Algumas, mas a situação não parece ser brilhante.
Desde logo, comprovando-se que foram praticados atos violadores da lei e dos deveres legais, todos os acionistas do BES têm direito a serem indemnizados do que perderam por todos os administradores do BES (art, 72º do Código das Sociedades Comerciais). Só não serão responsáveis aqueles administradores que se tenham oposto aos atos ilegais. Por este direito à indemnização responde a totalidade do património dos administradores e está ainda garantido por uma caução, que neste caso deverá ser um seguro especial (art. 396º do Código das Sociedades Comerciais). Calculando o montante dos eventuais prejuízos, esta garantia será manifestamente insuficiente, mas é o melhor que se arranja.
Uma segunda linha de ressarcimento será o apuramento de eventuais responsabilidades do regulador e supervisor, o Banco de Portugal. Mas neste momento, penso que ainda não temos informação suficiente para analisar essa possibilidade.
Atenção que o Sistema de Indemnização aos Investidores não deve cobrir esta situação.

_________________
O sexo é sujo? Só se for bem feito ( W. Allen)

06 Ago 2014
Confrade

Registado: 12 Nov 2010
Mensagens: 1200
Positivos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: GES / BES
A put* da vida sempre foi e será assim ... enquanto uns " choram " outros esfregam as mãos de satisfeitos ] :smt045

Colapso do BES castigou investidores, mas deu milhões a especuladores

O BES foi alvo de grandes fundos especializados em operações de alto risco, nas últimas semanas antes do resgate. Segundo o "The Wall Street Journal", três destes "hedge funds" terão ganho dezenas de milhões de euros com a aposta na queda dos títulos que antes da intervenção chegaram a valer apenas 10,1 cêntimos. Nos dois meses e meio até à interrupção da negociação em bolsa, as acções do banco perderam quase 90%.

O Marshall Wace LLP foi o primeiro a revelar uma posição curta no BES, ou seja, a procurar ganhar com a desvalorização dos títulos (ao contrário do que acontece numa posição longa, em que o ganho é obtido com a subida dos títulos). Passou a ter 0,51% do capital vendido a descoberto (é obrigatório comunicar ao mercado posições acima de 0,5%), numa altura em que as acções estavam a valer 99 cêntimos.

Segundo o "The Wall Street Journal", que cita dados da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), este fundo foi reforçando a posição curta até 0,85%, reduzindo-a depois até 0,51% no final de Julho. O TT International entrou no início de Junho, sendo a última posição conhecida no início de Julho, já o Altair Investment apostou na queda em meados de Julho, mantendo a posição curta até agora.

A publicação norte-americana avança que enquanto o Marshall Wace LLP terá ganho cerca de 27 milhões de euros, o TT poderá ter conseguido 15 milhões, enquanto o Altair, que mantém uma posição curta de 0,65%, poderá lucrar cerca de 11 milhões de euros tendo em conta que no final da semana passada, antes da suspensão pela CMVM, as acções chegaram a 10,1 cêntimos, encerrando em 12 cêntimos.

No global, estes três "hedge funds" poderão ter facturado (não é possível calcular os encargos suportados com o empréstimos de acções) cerca de 53 milhões de euros com o colapso dos títulos, que levaram à intervenção do Banco de Portugal no domingo, separando a instituição em duas: o Novo Banco e um banco mau, este último que ficará para os accionistas do antigo BES. Aos investidores, para tentarem reaver algum do dinheiro, resta esperar que seja possível a recuperação da massa falida.

Fonte: Jornal de Negócios

uikabom

06 Ago 2014
Confrade

Registado: 12 Nov 2010
Mensagens: 1200
Positivos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: GES / BES
Em Junho 2013, o deputado Honório Novo do PCP , questionou o governador do Banco de Portugal sobre Ricardo Salgado Espírito Santo -

http://www.youtube.com/watch?v=Tig2K_qsqio&feature=share

vejam só esta interpelação ao Gov do BdP feita na A.R. , a sua actuação e o vergonhoso desenrolar dos acontecimentos que a que todos assistimos até ao último fim de semana... :smt045

lá diz o velho ditado " depois de casa roubada trancas à porta " e agora parece que são : Pais, filhos e netos da família Espírito Santo com contas bloqueadas no «banco mau» :smt022

pois é, mas se agora tem poder para fazer o que fez e como fez ( não quero dizer com isto que tudo foi mau ) porque não actuou muito mais cedo em vez de circundar o problema ](*,)

realmente já tínhamos tido um " páxá da turma " como antecessor a desempenhar estas funções, e há muito que sabemos que pelos vistos o mal não é só das personagens mas também de quem faz a leis , onde elas são feitas e com que intenção elas são feitas [-o<

e mais ainda, é que estes senhores se protegem uns aos outros para bem de quem tem poder e mal de toda uma sociedade , onde os ricos tem descarada protecção e quem não tem posses está fodido com esta cambada :smt045

badd

07 Ago 2014
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Jan 2008
Mensagens: 6402
Mensagem Re: GES / BES
O que eu acho é que nunca ninguém afrontou mais a alta finança, nomeadamente os Salgados e Espírito Santos do que este governo, que "empurra" tudo o que é essa gente para a lixeira do BES bloqueando-lhes as contas, a eles, mais filhos e netos!

Agora, houve atrasos na regulação, que prejudicaram os pequenos acionistas, nomeadamente na espectativa com se anunciou o ultimo aumento de capital, mas o negócio acionista é sempre de risco, que pode dar para o torto, como está a dar e as pessoas têm que ter consciência disso!

07 Ago 2014
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: GES / BES
a propósito de mexilhões ...

algumas das salvaguardas publicas acerca da verdade material representada pelos bens mobiliários transacionados em bolsa, estão
depositadas no bom e transparente funcionamento dos mecanismos de supervisão, de regulação e de auditoria às empresas cotadas

em referência à auditoria ...

nomeadamente no sistema financeiro (e não estou só a falar em banca comercial cotada), desde dos primórdios da troika, tem vindo
a ganhar alguma consistência, a ideia de colocar o problema ao contrário, isto é, deixar de ser ao livre arbítrio da empresa financeira

apesar de já ser obrigatório mudar de auditora externa de x em x anos, as autoridades europeias, depois de enfiarem tantos garruços
chegaram à conclusão que a medida é insuficiente, e que é preciso fazer algo mais ... e é assim que começa a mudança de paradigma

os bancos pagam uma taxa de serviço ao banco central, este por sua vez é que escolhe a empresa de auditoria dentro de um conjunto
pré selecionado de auditoras, e é ele que contrata, responsabiliza e paga, às empresas contratadas pelo trabalho (tipo serviço publico)

por agora são só conjecturas ... mas com o recente empurrão do divino espírito santo, é bem capaz de ganhar força de lei :smt023

_________________
a sorte dá muito trabalho

07 Ago 2014
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: GES / BES
outros danos colaterais potenciais ...

não é interessante verificar, que foi a SIC o veículo escolhido para a Maria Luís e o Vítor Bento falarem depois de domingo :-k

porque será ?

a maioria das pessoas já esqueceu o episódio da hipótese da PT comprar parte da TVI
na altura só se falou no malandro do Sócrates, foram omitidos os comparsas da trama

adivinhem quem seriam [bigsmile]

_________________
a sorte dá muito trabalho

07 Ago 2014
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: GES / BES
a demissão de Henrique Granadeiro ...

o trecho da carta de demissão que veio a publico, para a maioria dos portugueses, denota que o senhor não está arrependido
de ter agido da forma que todos sabemos, avançando com a ideia que foi sempre seu propósito a defesa dos interesses da PT

por mais estranho que vos possa parecer
eu desconfio que ele em parte tem razão


uma visita rápida ao passado

quando o governo privatizou a PT, à semelhança de outras experiências no passado (tanto PSD como PS), apadrinhou uma
solução nacional (BES & Cª) com receio que a empresa fosse parar a mãos estrangeiras (Telefonica, France Telecom, etc)

depois de assentar a poeira inicial, PT e BES assinaram uma parceria estratégica, provavelmente com alguns pontos secretos

mais tarde surgiu a OPA hostil do grupo Sonae, houve o cerrar fileiras do núcleo duro da PT, onde o BES teve o papel central
o Belmiro perdeu e o Santander também, accionistas principais e administração da PT venceram, e Ricardo Salgado também

tenho a certeza, que deste evento resultaram consequências, uma delas terá sido o reforço da tal parceria estratégica PT/BES

assim sendo, é bem capaz de fazer sentido o teor da carta de demissão de Henrique Granadeiro
até porque ela parece ter como principais destinatários os restantes membros da administração

ele sabe que eles sabem parte da explicação para loucura dos 900 milhões ... provavelmente nós os mexilhões nunca saberemos

_________________
a sorte dá muito trabalho

07 Ago 2014
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Jul 2010
Mensagens: 8776
Positivos
35
Neutros
15
Negativos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: GES / BES
Esta forma de trabalhar dos Espírito Santo criou teias de relações muito difíceis de desentrelaçar, entre empresas, pessoas, interesses... A falência das empresas do ES arrastou muitos intervenientes, a PT logo à cabeça pela importância na economia. Uma das coisas que reconheço que Carlos Costa fez bem foi obrigar a um desentrelaçar da cascata de empresas cima do BES, colocando empresas financeiras para um lado e o resto para o outro. Provavelmente acelerou o processo de falência das empresas e a queda do BES, mas podíamos chegar ao momento chave com uma confusão ainda maior para resolver. Aparentemente, a Tranquilidade é controlável pelo NovoCoiso por via de um penhor a seu favor e, pasme-se, aparentemente legal.

Vamos ver como se comporta a bolsa amanhã. BCP voltou a anunciar reembolso dos CoCo's (nada de novo mas é daquelas notícias para animar investidor) e PT anunciou saída do Granadeiro depois de anunciar prejuízos pela Oi, ou seja uma má noticia seguida de uma boa.

_________________
Who loves ya, baby ?

07 Ago 2014
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 Jul 2010
Mensagens: 2305
Localização: Lisboa
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: GES / BES
Demissão do Henrique Granadeiro :?: E o Zeinal Bava não se demite :?: :?: :?:

O Zeinal foi CFO(Administrador Financeiro) da PT durante muito tempo e tem responsabilidades históricas em vários compromissos assumidos pela PT com o GES/BES.

Eu que ando no mundo das telco, não me admira que o mafioso do Bava se tenha safado novamente. É assim que estes "chico espertos" se vão safando no mundo empresarial. Tenho o Granadeiro em muito boa conta como gestor e como pessoa, já o Bava e meia-dúzia dos seus correlegionários que entram em esquemas para subir a todo custo e que falam pelos cotovelos sem nunca dizer ou produzir coisa alguma a minha opinião é do pior.

Se formos a ver, o GES/BES sempre foi accionista da PT ainda antes do spin-off que se seguiu à OPA da Sonae à PT. O Bava como menino de ouro que veio de Moçambique e foi para Inglaterra tirar daquelas licenciaturas "à bolonhesa" de 3 anos que por lá proliferam, depois arranjou um bom emprego num daqueles bancos de investimento de renome com o apoio da elite indú que domina o Reino Unido e também dominava Moçambique. Esteve a trabalhar em Londres uns dois anitos e depois veio para a PT (ainda TLP) para vender acções da PT no mercado internacional e com as suas jogadas de bastidores chegou a director e depois a administrador. Foi entalando muitos colegas e fez-se amigo dos testas-de-ferro das entidades accionistas de referência.

Há pouco tempo, fez mais uma jogada e saltou para o Brasil, a Oi, e aí apercebeu-se que as coisas não eram tão fáceis porque os brasileiros são ainda mais mafiosos do que ele.

Eu que estou atento à máfia empresarial privada, porque trabalho nesse meio, nada me surpreende e aguardo pacientemente para ver até quando Zeinal Bava vai continuar a enganar meio mundo e a safar-se no mundo das telecomunicações. Se fosse no Reino Unido ou EUA, já tinha sido chamado para prestar contas mas por cá suspeito que irá continuar impune e intocável. :smt045 :smt045 :smt045

_________________
HERRAR É UMANO

07 Ago 2014
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Nov 2006
Mensagens: 11723
Mensagem Re: GES / BES
Pelo que sei o Zeinal é o presidente da Oi e já não esta na estrutura da PT aqui... mas posso estar enganado... :roll: :roll: :roll:

Estou mais ou menos a par disto porque a Oi deu um grande mergulho com este assunto da PT resvalando para o Brasil... isso junto aos prejuízos do segundo trimestre de R$ 221 milhões de reais e do recuo no primeiro, as acções estão baixando muito e eu esperando pra pegar umas quantas pra facturar em cima...

_________________
...ايام ليأخذ كل شيء

08 Ago 2014
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Mai 2013
Mensagens: 11741
Localização: À procura delas
Mensagem Re: GES / BES
O Zeinal agora é chairman da OI, mas o seu estado de graça terminou, quer em terras de Vera Cruz, quer em Portugal.

Ele estava na PT com responsabilidades das decisões tomadas que trouxeram prejuízos quer para a PT quer para a Oi.

A pergunta, que eu não sei responder. Se isto se sabe mais cedo ele ia para a OI?

_________________
Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.

08 Ago 2014
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Nov 2006
Mensagens: 11723
Mensagem Re: GES / BES
Se se soubesse mais cedo talvez não houvesse negocio ou então as condições seriam muito mais gravosas ainda que estas ultimas renegociadas... mas daqui seria acho que sempre o cabeça de lista pra função pelo menos ate agora... :smt045 :smt045 :smt045

Daqui a tempos já não sei... começa faltando lençol, descobrindo os pés e levantando o xulé, ai pode complicar ainda mais, mas muito mais... por isso ando maio ainda atrapalhado olhando e duvidando antes de comprar... :smt087 :smt087 :smt087

_________________
...ايام ليأخذ كل شيء

08 Ago 2014
Confrade

Registado: 12 Nov 2010
Mensagens: 1200
Positivos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: GES / BES
Confesso que gostei muito da flach Interviu, do Bento à Sic , nota-se que é um rapaz inteligente , como aliás já o tinha demonstrado na recusa no convite para ser ministro das finanças, afinal estando bem empregado e sem risco de ir para o desemprego, ganhando bem como o próprio confessou e tendo até tempo para ler jornais e, por não, para se dedicar à pesca, realmente foi mesmo " apanhado na curva " para se meter numa encrenca destas... :smt022

mas a parte que gostei mais, foi quando o JGF lhe perguntou se não estava arrependido , o man meio confuso com a questão, não devia estar prevista, respondeu que os seus estados de alma dos últimos 15 dias não os iria expor ali , senão a SIC nem precisava de colocar no ar a novela programada a seguir ... =D> =D> =D>

ah ganda Bento quem sabe se ainda não dará até um filme e aí há que ir buscar mais uns cobres de direitos de co-autor e personagem tipo Yul Brynner e os sete magníficos [bigsmile] :lol: :smt005

:smt023

08 Ago 2014
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Jan 2008
Mensagens: 6402
Mensagem Re: GES / BES
Também assisti á entrevista e estou arrependido por ter perdido o meu tempo a ouvir aquilo...

Foi mesmo a entrevista mais inócua que assisti nos ultimos tempos!

Disse que estava lá, só há dois dias e eu julgar que estava lá há mais tempo!

Depois da entrevista até fiquei com mau pressentimento, mas ESPERO estar enganado!


Editado pela última vez por rodado em 08 Ago 2014.
08 Ago 2014
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 349 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 ... 24  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal