Data/Hora: 27 Abr 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 439 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ... 30  Próximo
 Grexit 
Autor Mensagem
Acompanhante

Registado: 14 Out 2014
Mensagens: 2737
Localização: Filósofa
Mensagem Grexit
Nada disso Kwacha, mas se 1 milhão de gregos tem dinheiro fora da grécia, então que o usem, um milhão de gregos já é muita população que afinal até tem dinheiro, só não o tem no país.
Já por cá, os milhões que eventualmente foram "desviados" passando ou não por bancos, mas que foram parar a contas externas, não estão em contas de 1 milhão de portugueses... era só aí que queria chegar...

Agora não acho que a Alemanha tenha de pagar as contas dos outros, mas no passado os outros pagaram as contas a Alemanha, e como disse já, eu creio que essa politica de injecções de milhões podia ter sido substituida por uma politica diferente de ajuda noutras formas. Talvez eu não tenha a formula correcta, mas sei que usar dinheiros de fundo maneio, é sempre o pior que se pode fazer.
Portanto de compararmos a UE a uma empresa, e os fundos forem visto como fundo maneio da caixa registadora, é normal que mais tarde ou mais cedo as coisas levassem este fim!

Agora o que vejo é que em vez de terem sido dados determinados apoios em numerário e ao mesmo tempo terem criado politicas que destruiram a produção, deviam ter sim estimulado o melhor que cada país tem para rentabilizar. No meu ponto de vista o erro sempre esteve em igualarem todos os países, quando todos têm capacidades, caracteristicas, sociedades e dificuldades completamente diferentes.

20 Jun 2015

 
 
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
Começa dentro de poucas horas ... mais uma reunião extraordinária do Eurogrupo ... para resolver o problema grego.

O primeiro sinal exterior (a declaração de ontem do Renzi) parece que vai no sentido de uma solução in para a Grécia.

Em minha opinião ... a Grécia já não tem solução dentro do Euro ... será um mau acordo ... para a Grécia e para todos.

Se houver acordo ... falta ainda saber ... se será ratificado ... pelos parlamentos nacionais dos restantes dezoito países.

Serão os interesses políticos no curto prazo de alguns ... a querer ultrapassar ... a inexorável situação económica grega.

Vai dar errado ... até ao verão de 2016, o problema económico voltará à tona ... desta vez com um governo enfraquecido.

Aguardemos :-k

_________________
a sorte dá muito trabalho

22 Jun 2015
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Jan 2008
Mensagens: 6402
Mensagem Re: Grexit
A concretizar- se a saída dos gregos, será um fracasso para a europa e o euro...

Quanto a nós e outros países mais expostos, não temo muito, os mercados estão atentos, já se percebeu que por aqui as "coisas" estão estabilizadas e caso haja perturbações, o BCE mais uma vez comprará dividas soberanas...
Digamos que a Europa está mais prevenida...

22 Jun 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
rodado Escreveu:
A concretizar- se a saída dos gregos, será um fracasso para a europa e o euro


se a Grécia tiver de sair do Euro ... eu diria que foi um fracasso grego ... não europeu ... nem do euro

a União Europeia é uma história de sucesso sem paralelo
é verdade, já teve alguns percalços, mas nada de grave

a União Europeia é constituída por 28 países ... dos quais 19 são Euro ... e os restantes 9 têm moeda própria
a política monetária e cambial dos 9 países (excluindo o Reino Unido) tem uma afinidade (indexante) ao Euro
até os países ricos como a Noruega e a Suíça ... ou os países pobres como os balcânicos ... estão indexados

se a Grécia sair do Euro, não sairá da União Europeia ... provavelmente será apoiada como nunca foi e precisa

:smt023

_________________
a sorte dá muito trabalho

22 Jun 2015
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Jan 2008
Mensagens: 6402
Mensagem Re: Grexit
Meu caro, atirar as culpas todas para cima dos gregos é fácil e dá jeito, mas tenho muitas dúvidas que a União Europeia como a conhecemos, pode estar em risco e o próprio mal amado Euro...
Isto mais no medio/longo prazo, isto por culpa da gritante incapacidade das lideranças europeias...

Sobre a Grécia é simples, deve dinheiro, está em risco serio de entrar em um imcomprimento, por outro lado não tem dinheiro para satisfazer as suas mais imediatas obrigações, como seja pagar salários e pensões...

Mais ajudas, depois de um perdão de divida e ajudas de mais de 200 mil milhões de euros?

Bolas, até quando?

22 Jun 2015
Acompanhante

Registado: 14 Out 2014
Mensagens: 2737
Localização: Filósofa
Mensagem Re: Grexit
Estás a chegar ao que eu estava a dizer...
Ou arranjam uma estrategia diferente sem ser a injectar milhões, ou o problema vai continuar a ser o mesmo, a divida é cada vez maior mas a capacidade de a pagar cada vez menor!

Agora falta chegar a estratégia correcta!

O problema dos gregos não é assim tão diferente do nosso! Por cá vai se vendendo património, e quando já não existir mais pra vender, o país já nem é nosso mas a divida ainda é! Estou pra ver isto daqui a uns anos como estará! Isto se não começar em breve uma guerra que vai resolver as coisas de uma forma bem menos pacifica do que tem sido até aqui.

22 Jun 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
rodado Escreveu:
Meu caro, atirar as culpas todas para cima dos gregos é fácil e dá jeito, mas tenho muitas dúvidas que a União Europeia como a conhecemos, pode estar em risco e o próprio mal amado Euro...
Isto mais no medio/longo prazo, isto por culpa da gritante incapacidade das lideranças europeias...


com avaliamos os resultados actuais do processo de ajustamento nos restantes países (Irlanda, Portugal, Espanha e Chipre) ?

negativo ou positivo ? julgo que a resposta é positiva

poderia ter sido feito com menos "sangue, suor e lágrimas" ? tenho a certeza que sim (pelo menos no processo português)

então a quem se deve atribuir a "culpa" do sucesso destes 4 países ? ... aos gregos não é com toda a certeza

a construção europeia tem muito mais sucessos do que fracassos ... nos dias que correm ... a saída "controlada" da Grécia do Euro não é um risco ... é um encargo

_________________
a sorte dá muito trabalho

22 Jun 2015
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Jan 2008
Mensagens: 6402
Mensagem Re: Grexit
Mas olha que os grandes sucessos foram conseguidos com grandes lideres...
Agora com estes que temos, por vezes certas vitorias são pífias e para inglês ver...

Uma saída da Grécia é um desprestígio para a União Europeia!

Tenho a convicção que com outros intervenientes não tínhamos chegado ao ponto que chegamos, temos lideres fracos que se "cagam" de medo para as opiniões publicas dos seus paises, e medo de perder eleicoes...

Enfim, vistas muito curtas...


Editado pela última vez por rodado em 22 Jun 2015.
22 Jun 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
Rodado

a Grécia se sair ... só sai do Euro ... não sai da União Europeia

não é desprestígio para ninguém ... e muito menos para os actuais actores políticos de parte a parte

a melhor solução é sair ... mas de forma controlada e apoiada ... para um dia mais tarde poder voltar

se a Grécia sair do Euro ... vai receber na mesma, os 20 mil milhões de ajudas comunitárias até 2020

neste momento, com os dados conhecidos, qualquer acordo para ficar ... é um mau acordo para todos

_________________
a sorte dá muito trabalho

22 Jun 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
CarlaFelicio Escreveu:
O problema dos gregos não é assim tão diferente do nosso!


apesar de algumas semelhanças ... são problemas económicos (e financeiros) diferentes ... com consequências políticas muito divergentes :smt045

_________________
a sorte dá muito trabalho

22 Jun 2015
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Jan 2008
Mensagens: 6402
Mensagem Re: Grexit
Mas sabes que eles têm um divida ao BCE que vence em breve, segunda as regras um pais que não cumpra, pode sair do euro e entrar então em insolvência? Ou será só do Euro?

22 Jun 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
rodado Escreveu:
Mas sabes que eles têm um divida ao BCE que vence em breve, segunda as regras um pais que não cumpra, pode sair do euro e entrar então em insolvência? Ou será só do Euro?


sai do Euro ponto ...

o problema crucial não é pagar as dívidas de curto prazo e a sua "reestruturação"

o problema é que o tecido económico grego já não consegue responder a estímulos económicos "normais"

com a recente depreciação do Euro face ao Dólar ... todas as economias euro registaram subidas nas suas exportações extracomunitárias ... exceptuando a Grécia

a economia grega está a sofrer as consequências de um ciclo longo de falta de investimento ... está sem competitividade

a meu ver precisam de

da nossa parte
uma depreciação monetária (talvez de 15%), que deveria ser monitorizada pelo BCE e pelo FMI (crawling peg "indexado" ao euro)
a conversão da dívida externa com indexante ao euro, acompanhada de novo haircut (talvez de 20%), e reestruturação de curto prazo
plano de investimentos europeu autónomo (tipo mini plano Juncker)

da parte deles
reformulação do Estado
reforma do sistema de pensões
combate efectivo à evasão fiscal

_________________
a sorte dá muito trabalho

22 Jun 2015
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mensagens: 9962
Mensagem Re: Grexit
Terão então que arranjar uma moeda interna e continuar a usar o Euro nas transações externas - e a moeda interna vai sendo desvalorizada gradualmente. Ficam dentro e fora do Euro. E a seguir vamos nós também.

Não me parece chocante e é capaz de funcionar. Se vier a acontecer connosco, as exportações e o turismo agradecem; passa é menos gente a andar de Audi (compram Renault, que serve muito bem).

22 Jun 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
jolinho Escreveu:
Terão então que arranjar uma moeda interna e continuar a usar o Euro nas transações externas - e a moeda interna vai sendo desvalorizada gradualmente. Ficam dentro e fora do Euro. E a seguir vamos nós também.


esta ideia ganhou raízes na opinião pública portuguesa ... está desactualizada !

em 2011, e até finais de 2013 ... fazia todo o sentido pensar desse modo ... hoje ... a abordagem ao problema da dívida pública mudou ... e muito

além disso ... os países com situações mais deficitárias ... já não apresentam os níveis de fragilidade de outrora ... recuperaram os seus indicadores

***

é verdade que os "mercados" vão testar a coesão da zona euro ... a força instrumental do BCE ... e a cooperação multilateral com o FED, BoE e BoJ

2 ou 3 semanas ... alguma pressão no mercado secundário ... mercado primário sem emissões ... subida nos mercados emergentes e nas commodities

***

o problema principal vai continuar a ser a relação com a Rússia ... é o problema geopolítico ... que o Sr. Tsipras resolveu mexer ... brincando com o fogo

_________________
a sorte dá muito trabalho

22 Jun 2015
Putanheiro3

Registado: 04 Set 2012
Mensagens: 557
Positivos
21
Neutros
3
Negativos
8



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
rodado Escreveu:
Tenho a convicção que com outros intervenientes não tínhamos chegado ao ponto que chegamos, temos lideres fracos que se "cagam" de medo para as opiniões publicas dos seus paises, e medo de perder eleicoes...

Enfim, vistas muito curtas...


Simples chefes de partidos de terceira categoria sem qualquer tipo de visão....
Por um conjunto de circunstâncias parece que a maioria dos líderes europeus dos últimos anos é bastante mediocre.

A Grécia ( e nós também) há muito que precisavam de um safanão que abanasse com o status quo e os anacronismos económicos e outros que imperavam naquela sociedade ( e na nossa também).
Só que não era preciso ir tão longe. A questão fundamental é que transformou-se um pequeno problema num problema gigantesco, basicamente por questões de preconceitos ideológicos e falta de coragem politica.

22 Jun 2015
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 439 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ... 30  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 211 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal