Data/Hora: 28 Abr 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 439 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ... 30  Próximo
 Grexit 
Autor Mensagem
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Grexit
parece que vai haver acordo ... Tsipras vai carregar na austeridade !

http://expresso.sapo.pt/economia/2015-06-22-Tsipras-aumenta-contribuicoes.-Corta-na-Defesa-e-nas-reformas-antecipadas
http://expresso.sapo.pt/internacional/2015-06-23-Grecia-Acordo-pode-abrir-a-porta-a-transferencia-de-19-mil-milhoes

Lagarde tinha razão ... havia putos na sala !

***

o meu vaticínio ... é uma solução medíocre ... dentro de 12 a 18 meses, vamos voltar ao mesmo
este governo grego não vai conseguir implementar com eficácia as propostas agora apresentadas
por diversas razões: incapacidade e impreparação para governar, e pela resistência interna grega

um problema adiado badd

_________________
a sorte dá muito trabalho

23 Jun 2015

 
 
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 Jul 2010
Mensagens: 2305
Localização: Lisboa
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
kwacha Escreveu:
....
um problema adiado badd

É uma grande verdade... Vou aproveitar para partilhar a seguinte história convosco:

Uma vez um amigo de infância bateu-me à porta de casa depois das onze da noite a chorar e dizendo que tinha caído em desgraça porque tinha três prestações do empréstimo da casa em atraso e o banco já tinha accionado os mecanismos com a área jurídica para lhe tirar a casa. Queria que lhe emprestasse dinheiro e disse que no fim do mês me pagava porque ia receber o pagamento de uns trabalhos que estava a fazer como freelancer. Disse-lhe que não podia emprestar porque por princípio não empresto dinheiro a ninguém e isso era consequência de alguns dissabores que tive com pessoas a quem emprestei dinheiro e nunca mais me pagaram ou levaram muito tempo para pagar.
Foi-se embora triste e eu depois contei à minha mulher o que se tinha passado. Ela como acha que pode mudar o mundo, insistiu que eu devia ajudar o meu amigo até porque tínhamos estado todos juntos numa festa poucas semanas antes e eu e ele somos amigos de infância.
A minha mulher lá me convenceu e ligou à mulher dele dizendo-lhe que tínhamos encontrado uma solução.
O tipo apareceu em minha casa na manhã seguinte muito cedo e fui com ele ao banco regularizar a dívida.
Agradeceu-me e foi-se embora muito satisfeito. A verdade é que desde esse dia não me disse mais nada e no fim do mês também não. Deixei passar uma semana depois do fim do mês e quando comecei a ligar e a mandar mensagens ele não atendia e não respondia.
A relação degradou-se a ponto de desistir de contactá-lo por telefone até que decidi ir a casa dele falar com ele. Quando me abriu a porta fez-se de vítima e disse que não tinha como pagar porque a vida dele tinha dado uma grande volta e que estava tudo pior desde a última vez que falamos, que as dívidas aumentaram e eu era apenas mais uma das várias pessoas a quem devia dinheiro.
Deixei de lhe falar e só voltei a vê-lo um ano depois acompanhado da mulher, ambos mal vestidos e com muito mau aspecto. Tentou dirigir-me a palavra mas ignorei-o. A mulher dele decidiu aproximar-se de mim e veio dar-me uma explicação. Disse que tinham perdido a casa, que tiveram que vender tudo, inclusivamente o carro e uma parte dos móveis, que entregaram as crianças aos sogros e que agora viviam numa garagem que lhes foi alugada por um preço baixo.

Moral da história: quando alguém está mal, a pior coisa que podemos fazer é emprestar-lhe dinheiro. Se efectivamente queremos ajudar, então temos que dar, temos que oferecer. É disso que a Grécia precisa e foi isso que os EUA fizeram com a Alemanha com o Plano Marshall e com Israel aquando da fundação do Estado de Israel, foi isso que a União Europeia fez com os países do sul da Europa com os fundos comunitários (se bem que foram mal gastos) mas não houve empréstimo e o valor total foi bem superior àquele que a Grécia precisa actualmente e há outros exemplos por este mundo fora.

Continuo a dizer que me faz prurido e dá-me voltas ao estômago ver pessoas que não têm onde cair morto ficarem do lado dos credores. Algumas pessoas não olham para a sua condição e acham que se defenderem determinadas posições e ficarem do lado dos mais fortes, ficam melhor na fotografia. É por isso que não consigo ser do Benfica porque estou sempre do lado dos mais fracos, isto apesar de saber que os mais fracos nem sempre têm razão. Mas eu sou assim. Esses defensores dos credores fazem-me lembrar aqueles escravos que idolatravam o patrão nos tempos da escravatura nos EUA, mesmo que os pusessem a trabalhar de sol a sol nos campos de algodão e ao fim do dia levassem algumas chicotadas ainda continuavam a achar que o patrão era rei e senhor. É uma pena que se gaste milhões e milhões com a Educação para no fim as pessoas não conseguirem puxar pela cabeça. Já alguém dizia que andam por aí alguns ignorantes instruídos. É verdade, as pessoas andaram na escola e algumas até fizeram cursos superiores mas limitaram-se a adquirir conhecimentos. Aprender a pensar é que não. É que não é preciso muita inteligência para perceber o que está em jogo no meio disto.

No meio desta história até parece que há uma parte sádica das pessoas, parece que adoram ver os outros em dificuldades e a sofrer, esquecendo-se de que um dia podem estar na mesma situação.

P.S.: Reforço a minha posição de que estou solidário com o povo grego e tenho uma admiração por eles que não tenho por mais nenhum povo porque acho que mais nenhum contribuiu tanto para as bases da civilização e do mundo moderno. Lá que o governo do Syrisa seja de esquerda radical não tenho nada a ver com isso. Tenho a mesma solidariedade com o povo israelita e o governo do Likud é reacionário mas os israelitas não têm que pagar por isso, até porque nenhum governo nenhum recolhe 100% dos votos nas eleições.

_________________
HERRAR É UMANO


Editado pela última vez por pedro onze em 23 Jun 2015.
23 Jun 2015
Aprendiz

Registado: 18 Mar 2012
Mensagens: 269
Positivos
16
Neutros
3
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
Excelente post confrade onze =D>

23 Jun 2015
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Mai 2008
Mensagens: 6780
Mensagem Re: Grexit
pedro onze Escreveu:

Moral da história: quando alguém está mal, a pior coisa que podemos fazer é emprestar-lhe dinheiro. Se efectivamente queremos ajudar, então temos que dar, temos que oferecer. É disso que a Grécia precisa e foi isso que os EUA fizeram com a Alemanha com o Plano Marshall e com Israel aquando da fundação do Estado de Israel, foi isso que a União Europeia fez com os países do sul da Europa com os fundos comunitários (se bem que foram mal gastos) mas não houve empréstimo e o valor total foi bem superior àquele que a Grécia precisa actualmente e há outros exemplos por este mundo fora.


E foi isso exactamente que Grécia já teve: um "haircut" na dívida de, lê bem, 100.000.000.000 de euros (cem mil milhões de euros), ou seja, o maior calote da história. Sim, calote, que é aquilo que se diz quando alguém não paga o que lhe é emprestado.

Esta história dos coitadinhos dos gregos já chateia. Vão a caminho do 3º resgate, sempre a empurrar os problemas com a barriga.

_________________
O cérebro é o meu segundo órgão favorito. (Woody Allen)

23 Jun 2015
Aprendiz

Registado: 18 Mar 2012
Mensagens: 269
Positivos
16
Neutros
3
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
Caro Marsápio,

Não se trata de calote nenhum, a Grécia devido a 6 anos de austeridade retracção do PIB em mais de 50% , desemprego a 30%, aumento exponencial da divida publica, simplesmente não consegue pagar, porque não tem meios para isso!

A Grécia , até esta legislatura cumpriu escrupulosamente o que lhe foi dito! Privatizou, cortou, vendeu, concessionou, fez tudo! E a verdade é que para o FMI nunca é suficiente, nunca chega é sempre preciso mais e mais! Mas chega a uma altura em que não dá! E Troika tem de perceber isso! Não é por condenar um povo inteiro a indigência que de repente os bancos alemães e franceses vão reaver o dinheiro! Eles não querem acabar com a Grécia, querem sangra-la até um estado de coma! A Grécia, nem com perdão total da divida chega lá! A solução é sair! A culpa de tudo e única e exclusivamente da Alemanha! Toda a politica de austeridade que foi imposta teve um único objectivo, salvar a banca Alemã! Como referiu o conselheiro de Durão Barroso , para Assuntos Económico. E ele certamente sabe do que está a falar! Esta obsessão psicótica e cruel com austeridade vai acabar por fazer implodir o Euro. E a seguir é Portugal, esta história de cofres cheios é tudo treta! Quanto muito da para dois ou três meses! basta um espirro dos "mercados" e os juros matam-nos! Lembrem-se que a nossa divida é de 130% do PIB e não para de crescer!

23 Jun 2015
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Mai 2008
Mensagens: 6780
Mensagem Re: Grexit
Foi um calote, como é evidente. Não pagaram aquilo que pediram emprestado, ponto.

E é mentira, não cumpriram tudo aquilo a que se comprometeram nos dois primeiros resgates. De qualquer modo, antes da eleição do Syriza, a retoma tinha chegado, o desemprego começava a dar sinais de diminuir e o saldo primário positivo das contas públicas era um facto. Desde essa altura, fuga de capitais maciça, desacelaração da actividade económica, sistema bancário em pré-ruptura, ou seja, deitado ao desbarato o esforço de anos anteriores.

O confrade não se questiona porque é que em Portugal, Irlanda e Espanha, com todos os danos conhecidos, apesar de tudo, conseguimos sair sem planos cautelares, caminhar para um maior equilíbrio das contas públicas, atingir um saldo positivo na balança comercial, etc, e na Grécia não?

_________________
O cérebro é o meu segundo órgão favorito. (Woody Allen)

23 Jun 2015
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Mai 2008
Mensagens: 6780
Mensagem Re: Grexit
E sim, a saída da Grécia é a única solução para o os seus problemas, mas então que saiam e assumam que é o que querem e deixem-se da atitude esquisofrénica de se quererem manter mas sem cumprir as regras, necessariamente apertadas, de uma zona de cambio fixo como é o euro.

Assumam que não irão pagar aquilo que pediram emprestado e arquem com as consequências típicas dos estados párias.

_________________
O cérebro é o meu segundo órgão favorito. (Woody Allen)

23 Jun 2015
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Mai 2008
Mensagens: 6780
Mensagem Re: Grexit
ZicaZica Escreveu:
...a Grécia devido a 6 anos de austeridade retracção do PIB em mais de 50% ...


Já agora, uma pequena correcção: a Grécia não teve 50% de retracção do PIB, e sim cerca de 27%. Uma brutalidade, de qualquer maneira, justificada em grande parte pelo tipo de economia que é a economia grega: assente no consumo interno, induzido pelo recurso ao crédito, ou seja, uma economia sem quaisquer bases de sustentação.

_________________
O cérebro é o meu segundo órgão favorito. (Woody Allen)

23 Jun 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
porque eu sou credor
porque eu sou português

exemplo do quotidiano

uma cabeleireira lusitana com 64 anos, depois de 36 anos de trabalho e descontos, reformou-se com 480 euros
uma cabeleireira helénica com 54 anos, depois de 26 anos de trabalho e descontos, reformou-se com 840 euros

analisando a carreira contributiva, a fórmula de cálculo da pensão, e a esperança de vida das duas reformadas

será que é preciso ser doutor para perceber onde reside a insustentabilidade do ser ?

quem paga isto ? o orçamento de estado grego !
quem empresta ao estado grego ? os europeus !

um povo que paga menos 30% de impostos que o nosso ... porque toda a gente foge ... é no IMI, no IRC, no IRS, no IVA ... em tudo

andam a fugir anos e anos seguidos ... seja com governos de direita ou de esquerda ... fogem todos ... ricos, classe média e pobres

***

a única maneira de os ajudar ... é obriga-los a serem adultos ... infelizmente ainda não foi desta vez badd

***

dados actuais
dívida publica grega detida pelos europeus públicos 240B
linha de emergência do BCE para os bancos gregos 110B
total 350B

desde que a crise começou ... mais de 1 milhão de gregos abriu conta bancária na Eurolândia e colocou lá o dinheiro
provavelmente a cabeleireira também fez o mesmo ... com o dinheiro emprestado de emergência aos bancos gregos

e os malandros desta história toda são os alemães e os credores :smt013

por toda a Europa ... muitos cidadãos começam a ficar fartos deste choradinho grego
os outros povos também têm um passado e um contributo para a civilização europeia

a Grécia é uma excepção desde 2010 ... e quer continuar a ser por muitos anos
a solidariedade dos outros 400 milhões de europeus da zona euro tem um limite

badd

_________________
a sorte dá muito trabalho

23 Jun 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
ZicaZica Escreveu:
Não se trata de calote nenhum, a Grécia devido a 6 anos de austeridade retracção do PIB em mais de 50% , desemprego a 30%, aumento exponencial da divida publica, simplesmente não consegue pagar, porque não tem meios para isso!


falso
a retracção do PIB foi de 27% e o desemprego está nos 26%

ZicaZica Escreveu:
A Grécia, até esta legislatura cumpriu escrupulosamente o que lhe foi dito! Privatizou, cortou, vendeu, concessionou, fez tudo! E a verdade é que para o FMI nunca é suficiente, nunca chega é sempre preciso mais e mais! Mas chega a uma altura em que não dá!


falso
ficou muita coisa por fazer, a título de exemplo: o combate à evasão fiscal, a reforma do sistema de pensões, as PPPs, etc etc

ZicaZica Escreveu:
Não é por condenar um povo inteiro a indigência que de repente os bancos alemães e franceses vão reaver o dinheiro! ... Toda a politica de austeridade que foi imposta teve um único objectivo, salvar a banca Alemã!


falso
a banca alemã, bem como a restante banca europeia e americana (o caso luso BPI e CGD), já saiu
a banca aceitou um haircut de 40% e para o seu lugar entrou o BCE, o FMI e a Comissão Europeia


ZicaZica Escreveu:
Eles não querem acabar com a Grécia, querem sangra-la até um estado de coma! A Grécia, nem com perdão total da divida chega lá! A solução é sair! A culpa de tudo e única e exclusivamente da Alemanha!


estas ideias explicam (em parte) o pouco acerto das suas afirmações badd

_________________
a sorte dá muito trabalho

23 Jun 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
pedro onze Escreveu:
Moral da história: quando alguém está mal, a pior coisa que podemos fazer é emprestar-lhe dinheiro. Se efectivamente queremos ajudar, então temos que dar, temos que oferecer. É disso que a Grécia precisa e foi isso que os EUA fizeram com a Alemanha com o Plano Marshall e com Israel aquando da fundação do Estado de Israel, foi isso que a União Europeia fez com os países do sul da Europa com os fundos comunitários (se bem que foram mal gastos) mas não houve empréstimo e o valor total foi bem superior àquele que a Grécia precisa actualmente e há outros exemplos por este mundo fora.


Pedro

da forma como falaste sobre o Plano Marshall e da Alemanha ... fiquei com a dúvida ... se sabes ao certo do que estás a falar

o plano foi para toda a Europa

Reino Unido ---» 3,30 B
França ---------» 2,30 B
Alemanha -----» 1,45 B
Itália -----------» 1,20 B

até Portugal ---» 0,01 B

https://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Marshall

_________________
a sorte dá muito trabalho

23 Jun 2015
Aprendiz

Registado: 18 Mar 2012
Mensagens: 269
Positivos
16
Neutros
3
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
Caro kwacha,
resta saber se as suas são verdadeiras!

23 Jun 2015
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Mai 2008
Mensagens: 6780
Mensagem Re: Grexit
Imagem
Imagem

:lol: :lol: :lol:

Retirado daqui.

_________________
O cérebro é o meu segundo órgão favorito. (Woody Allen)

23 Jun 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
ZicaZica Escreveu:
Caro kwacha,
resta saber se as suas são verdadeiras!



experimente ler as fontes ... está tudo na net
a documentação entre as partes
as estatísticas europeias etc etc

vai ver que acerta mais ... e talvez consiga expurgar a sua escrita de dogmas e fantasmas :-k

_________________
a sorte dá muito trabalho

23 Jun 2015
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Mai 2008
Mensagens: 6780
Mensagem Re: Grexit
Agora mais a sério. É fantástico acompanhar no Twiter, FB's e afins os festejos da esquerda pela retumbante vitória do governo grego nas negociações. Ainda não deixei de me espantar com a total falta de adesão à realidade desta malta, senão vejamos:

Partido de Alexis Tsipras dividido com novas propostas

"Acredito que este programa, tal como está, dificilmente terá a nossa aprovação". O comentário é do vice-presidente do Parlamento e membro do Syriza Alexis Mitropoulos e antevê um cenário difícil para que o próprio líder do partido, Alexis Tsipras, consiga ver aprovadas as medidas apresentadas na segunda-feira junto dos credores.

"O primeiro-ministro tem de dizer aos gregos em que falhámos durante as negociações e porque é que tiveram este resultado. Acredito que [as medidas propostas] não estão em linha com os princípios de esquerda. Não podemos aceitar este massacre social", reforçou o vice-presidente do Parlamento em declarações à Mega TV, citadas pela Reuters.


Novas propostas de Atenas aumentam impostos e reformam pensões


Entre aumento de impostos e aumento das contribuições para a segurança social, 2,69 mil milhões de euros este ano e mais 5,2 mil milhões de euros em 2016.


Imagem

Retirado daqu.

O que é que é preciso mais para que esta malta acorde? Que o céu lhes caia em cima da cabeça?

_________________
O cérebro é o meu segundo órgão favorito. (Woody Allen)

23 Jun 2015
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 439 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ... 30  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 213 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal