Data/Hora: 28 Mar 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 52 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
 Os Interesses Lusófonos 
Autor Mensagem
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Jan 2008
Mensagens: 6402
Mensagem Os Interesses Lusófonos
Mais uma história edificante...

Na próxima cimeira da CPLP, que irá decorrer em Dili, vai ser aprovada a entrada da "lusófona" Guiné Equatorial...

Para além dos sucessivos atropelos aos direitos humanos, este país é conhecido por ter significativas bases petroliferas e ter investido recentemente no Banif, onde curiosamente é presidente o Dr.Luis Amado, que também é presidente desta organização lusófona...

Não é que esta organização tenha grande importância, mas é triste vê-la instrumentalizada desta maneira...

15 Jul 2014

 
 
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mensagens: 9954
Mensagem Re: Os Interesses Lusófonos
Pois é, mas a Guiné Equatorial livrou-nos do sarilho que era o Banif.

15 Jul 2014
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Nov 2006
Mensagens: 11720
Mensagem Re: Os Interesses Lusófonos
Esses pelo menos não irão estragar a Língua Portuguesa com acordos ortográficos sem nexo... :lol: :lol: :lol:

Ou então não... :smt087 :smt087 :smt087

_________________
...ايام ليأخذ كل شيء

15 Jul 2014
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: Os Interesses Lusófonos
Os interesses são tramados... :-" :-" :-"

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

15 Jul 2014
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Os Interesses Lusófonos
1ª questão:
é verdade que Portugal poderia vetar a entrada da Guiné Equatorial ! e já agora porquê e para quê ?

2ª questão:
os pesos do Brasil e de Angola não contam na CPLP ? ou é só Portugal que dá cartas na organização ?

3ª questão:
existe alguma vantagem para Portugal que a Guiné Equatorial entre na esfera francesa ou inglesa ?

**************

para quem não sabe, a Guiné Equatorial foi uma ex-colónia portuguesa durante 300 anos (até 1778), trocámos este território com a Espanha, como contrapartida da paz e definição fronteiriça no Brasil http://pt.wikipedia.org/wiki/Guin%C3%A9_Equatorial

**************

os confrades não me levem mal a minha frontalidade, mas por vezes parece-me que perdura um espírito de escuteiro inconsequente

bem sei que não devemos abdicar de um conjunto de princípios políticos, mas só estando por dentro, podemos ajudar a resolve-los

infelizmente só depois de 2002, é que começamos a pensar nos interesses lusófonos, e a corrigir a nossa política externa

a CPLP é a organização mais importante do Atlântico Sul, e deve ser bem instrumentalizada por nós, em todos os pontos de vista

Portugal só terá a ganhar com o crescimento da CPLP, tanto em termos políticos e de defesa, como económicos e culturais

**************

um futuro melhor para Portugal e para os Portugueses, passa pela qualidade e diversidade da nossa integração internacional

:smt023

_________________
a sorte dá muito trabalho

15 Jul 2014
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Nov 2006
Mensagens: 11720
Mensagem Re: Os Interesses Lusófonos
Concordo... e se a Índia, Japão e a China entrassem também isso é que era... :lol: :lol: :lol:

Comédia a parte, acho bem a entrada deles, até porque os colocando aparte de todas as organizações eles como têm capital do petroleo de sobra a coisa nunca mais levaria caminho...

Mas pra não ficar com o filme queimado tem que se pelo menos demonstrar um esforço em obrigar a tomar medidas para melhorar aquela situação lá na Guiné... senão acabará por ficar ruim... :smt045 :smt045 :smt045

_________________
...ايام ليأخذ كل شيء

15 Jul 2014
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Os Interesses Lusófonos
Caro Radar

para qualquer governo, quais são os interesses lusófonos ?

a resposta é simples: o 1º de todos é a nossa geo-influência

por nossa infelicidade o último visionário e defensor foi D. João II

fazendo uma analogia exagerada ... mas porventura mais percetível

em política externa, quem se comporta como "putedo-lover" está ou é "phodido"

o resto é tudo "conversa fiada" da qual a história nunca fará menção ou alusão :smt023

_________________
a sorte dá muito trabalho

15 Jul 2014
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Os Interesses Lusófonos
para quem se opõe à inclusão da Guiné Equatorial na CPLP

deveria dizer explicitamente as razões para vetar essa entrada

e deveria dizer como o governo português, caso vetasse, deveria responder ao Brasil e a Angola

_________________
a sorte dá muito trabalho

15 Jul 2014
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Jan 2008
Mensagens: 6402
Mensagem Re: Os Interesses Lusófonos
Eu devia ter acrescentado, mas preferi omitir, que esta Guiné(que eu não sabia ter já sido portuguesa) é um aliado de peso de Angola, que forçou a sua entrada, aliás com o apoio de outro apoiante dos angolanos, S.Tomé e Princepe...

Alías aqui, como noutros sectores o petróleo, tem muito peso, pricinpalmente para para os nosso irmãos angolanos!

15 Jul 2014
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Os Interesses Lusófonos
Rodado

o principal interessado é a Petrobras

************

eu só queria saber o seguinte:

no caso de Portugal vetar a entrada da Guiné Equatorial

se o Brasil + Angola + STP + Guiné Bissau + Cabo Verde se juntarem e criarem uma comunidade do Atlântico Sul, e a seguirem convidarem a Guiné Equatorial a participar no mesmo fórum multilateral, e esvaziarem progressivamente a CPLP ...

nós portugueses vamos fazer o quê ?
qual é a resposta para este problema ?
quem está disposto a pagar este erro ?

_________________
a sorte dá muito trabalho

15 Jul 2014
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: Os Interesses Lusófonos
Ja temos a politica dos Golden Visas para atrair investimento no imobiliario... :wink:


Agora podíamos criar uma nova politica para a area financeira:


"Compre um banco em Portugal e ganhe uma cadeira na CPLP"


:smt005 :smt005 :smt005 :smt005 :smt005

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

15 Jul 2014
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Os Interesses Lusófonos
não gosto de desejar o mal a ninguém ...

se o Banif fosse ao fundo, gostaria de ver a cara de muita gente (não estou a falar dos depositantes nem dos contribuintes) com a vida a andar para trás [bigsmile]

_________________
a sorte dá muito trabalho

15 Jul 2014
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Nov 2006
Mensagens: 11720
Mensagem Re: Os Interesses Lusófonos
Kwacha a Petrobrás é um gigante de pe de barro neste momento... esta sendo manipulada pelo governo pra controlar um pouco a inflação galopante que por lá existe, e visto ser a detentora do abastecimento do Brasil quase inteiro fica difícil estar comprando mais caro que vendendo num pais desse tamanho... além claro que é a teta primaria dos cabeçilhas do PT...

E como isso ainda não chegasse esta sendo obrigada quase a força a incrementar e explorar o pre sal o que se esta mostrando dificil e ruinoso vendo o investimento/retorno ate ao momento, colocando a empresa numa situação que esta neste momento vendendo tudo o que tem no exterior... cueca e tudo ao preço do tremoço pra fazer face as despesas correntes actuais e ao investimento que não para de cair em relação as projecções de investimento feitas e anunciadas... alias tem ai analistas que esperam que ate acho que 2020 haja derrocada geral da Petrobrás a exemplo do Eike... ou não... as chances são ENORMES daquilo falir quando a exemplo do Eike tiver que começar pagando o grosso dos empréstimos sem a produção estar subindo como deveria para sustentar essas tranches a pagar... e de pensar que já foi acho que a 5ª maior empresa do mundo... :smt009 :smt009 :smt009

Os empréstimos são galopantes e cada vez mais difíceis de obter e a cada vez piores taxas (todo mundo começa a lembrar do Eike) e a produção não tem acompanhado minimamente o montante dos empréstimos tomados tanto internos como no exterior... [-X [-X [-X

Mas sim na generalidade é isso, esta ai a comandita do petróleo que fala Português se tentando organizar, e a Guiné apesar de ser um pais pequeno ainda tem algum petróleo e como diz o outro, grão a grão enche a galinha o papo... :smt045 :smt045 :smt045

_________________
...ايام ليأخذ كل شيء

15 Jul 2014
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Os Interesses Lusófonos
Radar

ainda te recordas há poucos meses onde foi a Dilma ?

foi tratar da vidinha do Brasil ... garantir os recursos !

nós passamos a vida a discutir o sexo dos anjos :-"

_________________
a sorte dá muito trabalho

15 Jul 2014
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: Os Interesses Lusófonos
kwacha Escreveu:
não gosto de desejar o mal a ninguém ...

se o Banif fosse ao fundo, gostaria de ver a cara de muita gente (não estou a falar dos depositantes nem dos contribuintes) com a vida a andar para trás [bigsmile]



A mim estas situações não me chocam :wink:

Pelo contrario, detesto falsas moralidades de muito boa gente que anda sempre a morder porque determinados países tem grandes poder de compra apesar de terem regimes questionáveis...


Muitas vezes as pessoas nem percebem nem entendem aquilo que se passa nesses países :smt013

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

15 Jul 2014
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 52 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 39 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal