Data/Hora: 28 Mar 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 74 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 Macbook ou Portátil "normal" ? 
Autor Mensagem
Iniciado

Registado: 13 Ago 2011
Mensagens: 31
Positivos
1
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Macbook ou Portátil "normal" ?
Caríssimos,

Estou absolutamente indeciso se hei de comprar um Macbook air de 1000€ ou um simples Asus de 400/500. Preciso de mobilidade e trabalhos simples sem grande exigência de PC, no entanto tenho ouvido relatos de que em relação à duração, manutenção constante da velocidade do PC, qualidade de imagem, etc, tudo isso faz com que o Macbook seja uma melhor escolha, no entanto estou mesmo indeciso.

Gostava de saber a vossa opinião.


desde já agradeço.

RP

13 Out 2013

 
 
Confrade

Registado: 31 Dez 2009
Mensagens: 2623


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Macbook ou Portátil "normal" ?
E porque nao um Asus de 1000€?!?

14 Out 2013
Iniciado

Registado: 15 Ago 2010
Mensagens: 72


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Macbook ou Portátil "normal" ?
Na minha opinião acho que ficava mais bem servido com o Macbook air, pk não é só nível de estética, o sistema operativo também é bastante bom e muito superior ao Windows, porque a Apple é como um cozinhado, controi o hardware e software por isso é que a Apple funciona muito bem e o windows não, pk o Windows é um código aberto onde todos os progamadores podem criar aplicações e por isso está sempre a dar raia, bluescreens, e o Mac agora quase já não tem incompatibilidades com a maior parte dos programas.
Quem muda para o Mac dificilmente volta para o Windows.

14 Out 2013
Confrade

Registado: 31 Dez 2009
Mensagens: 2623


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Macbook ou Portátil "normal" ?
Comparar um computador de 400/500€ com um de 1000/1200€ é....estranho (no minimo)

14 Out 2013
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Nov 2006
Mensagens: 11720
Mensagem Re: Macbook ou Portátil "normal" ?
Cobain a comparação e pedido de ajuda é como o titulo diz entre um Mackbook e um portátil normal, fica a coincidência da sua observação do Mackbook não ter valores similares aos normais e começar a sua gama muito mais acima da dos outros em termos de valores, eu mesmo acho que já abri um tópico sobre este assunto faz um tempo... pra obter retorno Mack vs outros, tem muitas diferenças mas será que compensa pela diferença de valores, é esse o foco. :smt045 :smt045 :smt045

_________________
...ايام ليأخذ كل شيء

14 Out 2013
Iniciado

Registado: 24 Nov 2012
Mensagens: 12


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Macbook ou Portátil "normal" ?
Já tive vários portateis, e a minha experiência diz-me que prefiro ter um assus de 500€ sem qualquer dúvida. Agora também digo se o dinheiro não me fizesse falta comprava logo o mac de 1000€.

Daqui a 3 anos compro novo assus de 500€ e tenho computador actual por 6 anos pelos 1000€ e talvez menos uns trocos da venda do anteriror. Posso dizer que tenho portatil actual a 9 anos com 1000€, já vendi os 2 anteriores.
Daqui a 3/4 anos o teu mac será tão obsoleto como o assus, e daqui a 6 ainda mais será e pelo mesmo custo tens um portatil ainda novo.

14 Out 2013
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Mai 2008
Mensagens: 6780
Mensagem Re: Macbook ou Portátil "normal" ?
hellriser Escreveu:
...
Daqui a 3/4 anos o teu mac será tão obsoleto como o assus...


Não é verdade, e sei do que falo. Tenho um iMac de 24 polegadas em casa há mais de 3 anos, que dá 10 a zero a uma série de pc's de geração mais recente. Estou a falar de qualidade gráfica, velocidade de processamento de imagens, robustez do sistema operativo, que não crasha nem dá "fatal errors" com códigos marados, etc. Já vou no 3º sistema operativo (comecei com o Leopard, passei pelo Snow Leopard e já vou no Mountain Lion), sem que o computador desse sinais de obsolência. Ahhhh e vírus é coisa que não sei o que é, embora e à cautela, tenha instalado um Avast para Mac.

Tenho também um PC de 2012 e nem tem comparação a fiabilidade em relação ao Mac, já para não falar na merda de serviço ao cliente que a Microsoft tem, e que vai piorar com o desmantelamento da unidade de Oeiras.

Respondendo à questão inicial do confrade rosaspinheiro, eu diria: se o dinheiro não fosse problema, eu não hesitaria, sobretudo se a ideia é para uma utilização lúdica, sem necessidade de software que só corre em Windows, como é o caso de alguns programas de bases de dados e afins.

_________________
O cérebro é o meu segundo órgão favorito. (Woody Allen)

14 Out 2013
Iniciado

Registado: 28 Jan 2010
Mensagens: 505
Positivos
1
Neutros
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Macbook ou Portátil "normal" ?
Desculpem a pergunta mas estão a falar do que?
Antigamente ainda se punha a pergunta entre um Apple ou um pc (tinham hardware diferente), mas agora e' tudo a mesma coisa. O que muda e' aspecto exterior e sistema operativo. Se não gostam de windows, têm outros, como Linux ou BSD.
E' tudo uma questão de imagem e do gosto pessoal pelo aspecto da maquina e dinheiro para gastar. Tambem se pode construir o computador a' medida (e' so mais uma ideia).
Cumprimentos

15 Out 2013
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: Macbook ou Portátil "normal" ?
Um portátil é difícil de fazer à medida [bigsmile] :lol:


Os 2 ultimos SO da M$ já não tão dados a erros, ecrãs azuis, etc


Em termos de comparações, logo em termos de hardware haverá diferenças pois um portátil de 400/500 é um produto de entrada de gama de grandes superfícies, com as especificações mínimas :-k



Em termos de SO, as ofertas sao diferentes... o windows tem a mais valia de haver mais software desenvolvido para esta plataforma... Para Mac tambem ha muita coisa, mas geralmente algumas suites de programas que sao faceis de encontrar "por aí", para Mac OS só a pagar.


Por isso, acho que o confrade se esqueceu de dizer o mais importante para o podermos ajudar: Qual será o uso a dar ao portatil!

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

15 Out 2013
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mensagens: 9954
Mensagem Re: Macbook ou Portátil "normal" ?
Eu uso sempre PC, estou é acostumado a portáteis e a desktops que não são propriamente de gama baixa. Uso aplicações bem pesadas (de CAD para cima) e estou 100% satisfeito.

Tenho usado pontualmente MAC e gosto, embora tenha que fazer um certo esforço de adaptação. Uso o Photoshop para PC e tenho pessoas conhecidas que o usam no MAC. No fundo é a mesma coisa, com ligeiras diferenças - e o que importa é a aplicação.

Comparar um PC de 500 com um MAC de 1.000 é algo de estranho. É como dizer, "tenho que ir a Lisboa; vou de Clio dCi ou de Audi A6? O limite de velocidade é 120, e ambos o excedem largamente".

Eu compraria um MAC se tivesse uma boa razão para o fazer: trabalhar numa organização que os utiliza, utilizar aplicações em que o MAC tem vantagem ou simplesmente gostar do produto. Caso contrário, mais vale ter um PC.

15 Out 2013
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: Macbook ou Portátil "normal" ?
So para clarificar um aspecto:


Tanto Mac como Windows correm em cima do mesmo tipo de harware (x86). Ha muitos anos, a Mac tinha uma plataforma de hardware propria que na altura generalizavamos como "PowerPC".


As vendas da Apple nao justificavam os grandes investimentos em desenvolvimento da plataforma e dos processadores, pelo que teve de convergir com a Microsoft.



A principal diferenca é que a Apple certifica as plataformas em que os seus OSs correm. Quando digo certifica, quero dizer que estipula uma relacao especifica das caracteristicas da motherboard-processador-RAM-grafica.

Desta forma conseguem que o seu software corra em cima de uma menor quantidade de hardware, o que facilita no momento de desenvolver o software.


A M$ quando desenvolve software, tem que tem em atenção que o seu OS vai correr em cima de milhentos PCs, cada um com uma combinação de hardware diferente e tem que suportar uma quantidade muito superior de periféricos que tambem tem as suas proprias exigências.

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

15 Out 2013
Iniciado

Registado: 28 Jan 2010
Mensagens: 505
Positivos
1
Neutros
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Macbook ou Portátil "normal" ?
Caro safado,
Citar:
Um portátil é difícil de fazer à medida [bigsmile] :lol:

Sim, na medida do possível sim, o meu por exemplo, escolhi o processador, os dois discos que leva e a ram, mas ainda da' para escolher a placa gráfica. Ate' o ecrã da' para ter algum nível de escolha, sem brilho ou daqueles brilhantes, se precisar de ajuda avise :smt023

Citar:
Em termos de comparações, logo em termos de hardware haverá diferenças pois um portátil de 400/500 é um produto de entrada de gama de grandes superfícies, com as especificações mínimas :-k

Pois claro, ele quer comparar coisas com preços muito distantes, não faz sentido. Faz sentido comparar coisas com preço próximo e ai os Apple são piores, so' tem o factor beleza da caixa, mais nada.

Citar:
Em termos de SO, as ofertas são diferentes... o Windows tem a mais valia de haver mais software desenvolvido para esta plataforma... Para Mac também há muita coisa, mas geralmente algumas suites de programas que sao faceis de encontrar "por aí", para Mac OS só a pagar.

Isso e' o menor, o SO dos Apple e' um BSD alterado, mas repito, quem não gosta do Windows tem Linux ou BSD, em termos de software existe mais software do que para os Apple.

Citar:
Por isso, acho que o confrade se esqueceu de dizer o mais importante para o podermos ajudar: Qual será o uso a dar ao portatil!


Por definição um portátil e' para trabalhos mais leves por assim dizer, se bem que hoje em dia ate se compra para jogar jogos bem pesados. Dado os casos apresentados, o confrade queria uma coisa simples, para uso casual, logo qualquer um de 500/600 euros serve.

Citar:
Tanto Mac como Windows correm em cima do mesmo tipo de harware (x86). Ha muitos anos, a Mac tinha uma plataforma de hardware propria que na altura generalizavamos como "PowerPC".

Afinal percebeu o que eu quis dizer...brincalhão :smt005 :smt005 Isso poderia justificar a diferença de preço; mas agora e' o preço da marca, e' o preço de ter um Apple, ou em ultima e esmiuçada analise, ter um SO feito pela Apple (não posso precisar mas acho que já vi por ai tentativas de correr o SO da Apple num não Apple).

Citar:
A principal diferenca é que a Apple certifica as plataformas em que os seus OSs correm. Quando digo certifica, quero dizer que estipula uma relacao especifica das caracteristicas da motherboard-processador-RAM-grafica.


Estipula uma relação de características? Você esta' a ser muito amigo da marca, deve ter um imagino. :smt005 Ja' passou pelo site da marca? da' para escolher tudo :smt005 Repito e' tudo igual a qualquer outro computador, sem tirar nem por.

Citar:
Desta forma conseguem que o seu software corra em cima de uma menor quantidade de hardware, o que facilita no momento de desenvolver o software.

Menor quantidade? Não queria dizer muito pior relação preço/qualidade? Para ter as mesmas características de outro computador qualquer, paga quase o dobro (em alguns casos passa do dobro)

Resumindo:
Para isto servir de ajuda, aqui vai: se vai comprar portátil sem querer alterar nada, compre pelo preço, mais caro e' sempre um pouco melhor (fora os Apple). Comparar 500 euros com 1000 euros não da'. Se' quer mostrar que tem um Apple, então força, nem pense duas vezes. Se quer ter características melhores, pelos 1000 euros de um Apple arranja melhor noutras marcas.

15 Out 2013
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: Macbook ou Portátil "normal" ?
Eu entendi o que quis dizer :wink: .... o primeiro portatil que comprei assim foi um Dell Inspirion 8300 para aí em em */97 (p3 1.3 williamette), dava para configurar quase tudo: ecrã, processador, memoria, disco.. na altura tive que o comprar nos states ou no UK porque em PT nao havia nada do genero :smt023



Mas geralmente nos balcoes do Staples, Fnacs, Wortens temos configurações fixas que ja foram estudadas em função do preço de custo :smt045




Quando falei na Mac e no HW, o que acontece é que estes usam sempre chipsets intel específicos, alguns dos quais até profissionais (de workstation) enquanto enquanto que nos PCs ha que suportar toda a quantidade de plataformas existentes :smt023

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

15 Out 2013
Iniciado

Registado: 24 Nov 2012
Mensagens: 12


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Macbook ou Portátil "normal" ?
Sinceramente, cada vez acho mais tudo igual. Continuo a gostar da minha teroria, compro portateis entre os 400€ e 500€, ao fim de 3 anos por norma consigo vender por volta dos 250€ e compro um novo.
A perca é sempre baixa e já a uma decada que ando sempre com um portatil actual.

15 Out 2013
Iniciado

Registado: 29 Ago 2012
Mensagens: 259
Positivos
8
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Macbook ou Portátil "normal" ?
E resumindo, ...... a minha opiniao..... é cada um tem a sua, tal como o olho do cú !
Comparar um MAC com um AXUS ( qualquer um que funcione com Windows) é como comparar por exemplo, um Porsche com um renault Clio.
Claro que existe o Linux e aí tudo bem, é um sistema mais fiável, tal como o do Mac, mas com grandes limitações, mas aí dá para instalar o sistema operativo num PC barato e ficar mais ou menos bem servido.

15 Out 2013
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 74 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 46 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal