Data/Hora: 29 Abr 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 48 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
 Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G 
Autor Mensagem
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 Jul 2010
Mensagens: 2305
Localização: Lisboa
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
Gostava de conhecer as opiniões dos confrades sobre esta matéria.

O lançamento do 4G(tecnologia LTE- Long Term Evolution) pelas operadoras nacionais de telecomunicações corre sério risco de ser um flop.

Desde logo a publicidade do ex-incumbente que diz 4 = 3 + ∞ . Ora, a maior parte da população não conhece o símbolo infinito e todos sabemos a relação que os portugueses têm com a Matemática. Portanto estar a inserir símbolos destes numa publicidade é meio caminho para o insucesso.

Depois vem a parte tecnológica. Porque é que a actual oferta dos três operadores não tem serviço de televisão? Ok, tem Voz e Internet. Hoje em dia já ninguém precisa da oferta de Voz. Há tanta oferta gratuita no Skype, VoIP Buster,etc

Depois vem a questão da cobertura. Alguém acredita que até ao final do ano o maior operador(ex-incumbente) consiga cobrir 80% do território nacional. Os clientes que optarem por este tarifário vão estar constantemente a fazer fallback para 3G. Ao fim de algum tempo se calhar acabam por fazer downgrade de 4G para 3G porque ninguém quer estar a pagar tarifários que não disponibilizam serviços em todo o lado.

Por fim a questão dos terminais. Se calhar até se conseguem arranjar umas placas de banda larga, mas e os smartphones?, para quando a diversidade de marcas e a que preços? A Samsung tem um Galaxy S II LTE, mas a Apple só vai lançar iPads, não creio que o iPhone 5 venha com LTE. Quem comprar terminais lá fora (EUA, eBay e afins) que tenha cuidado, pois não funcionam na Europa(por enquanto). Diferem conforme as frequências. Por exemplo nos EUA, a AT&T tem terminais diferentes dos da Verizon. Portanto fica-se logo agarrado ao operador.

Assim, não dá. Tem que haver standards ou então voltamos ao passado.

_________________
HERRAR É UMANO

17 Mar 2012

 
 
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
É preciso calma com a cobertura, isto ainda foi apresentado à 5 ou 6 dias [bigsmile] ... quanto comprei telemovel, um dia fui de Lisboa a Setubal e perdi a rede em Almada e so "re-apareceu" em Setubal e nao foi por isso que o devolvi :smt005 :smt005 :smt005


Em termos de equipamentos, nem mesmo o novissimo iPad suporta LTE nas frequencias europeias. Em termos de mercado mobile tambem nao creio que isso fara qualquer diferenca, trata-se apenas de um gimmick comercial, pois ninguem vai fazer um download de 5 gigas num iPhone ou iPad (isto para nao falar de plafonds de trafego)


A pub da TMN pode de facto ter o simbolo infinito em 2 ou 3 segundos, mas nos restantes 90 segundo o resto do clip da fez o efeito desejado: toda a gente quer saber qual a musica de fundo e toda a gente fica presa ao ecra com os efeitos cgi de luz na fibra optica... acho que deixa uma sensacao esmagadora de admiracao em quem ve.


Em termos comerciais a PT, VF e afins vao largar os pacotes 3G e comecar a promover os produtos 4G, neste momento ainda estao a ser comercializados como "premium" pois apenas os early adopters estao avidos pelo LTE, mas assim que isto cair no canal de vendas em massa nao vejo como sera possivel voltar atras... hoje se quiseres net movel compras 3G, mesmo que queiriamos comprar um pacote GPRS nao ha forma de o comprar pois este nao é comercializado.

Dentro de algum tempos existirao um panoplia enorme de produtos, servicos e conteudos... muita coisa estara para entrar que ainda tornarao o 4G mais atractivo mas é preciso dar tempo ao tempo. :smt023

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

17 Mar 2012
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 Jul 2010
Mensagens: 2305
Localização: Lisboa
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
4G adiado para 2013 no Reino Unido

http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/4g_adiado_para_2013_no_reino_unido_1259006.html

Se fosse cá, já toda a gente estava a falar mal, a dizer que somos uns atrasados e coisa e tal.

_________________
HERRAR É UMANO

28 Jul 2012
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
Nao sei se costumas ir para aqueles lados frequentemente mas estao bastante mais atrasados do que nos em termos de velocidades, mesmo em adsl/fo.


Neste momento estão a fazer um esforço multi-milionario para melhorar velocidades e conseguir levar a banda larga ate as zonas com menor densidade populacional, e devido aos jogos olimpicos tiveram de fazer grande investimento em hotspots de wifi, tais como a cobertura wifi total da rede do "tube"


Em contrapartida se quiseres ir à Namibia ja tens a rede 4G em pleno :smt023

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

28 Jul 2012
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 Jul 2010
Mensagens: 2305
Localização: Lisboa
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
Pois. Essa é a grande disparidade que às vezes ocorre entre países desenvolvidos e sub-desenvolvidos ou em vias de desenvolvimento. Como na Namíbia está tudo por fazer pode-se começar usando o último grito em matéria de tecnologia. São os chamados saltos quânticos em matéria de desenvolvimento. :smt003

E agora deixando de brincadeiras, na minha opinião acho que o Reino Unido tem muitas empresas de informática mas a disseminação dessa tecnologia na economia ainda está por fazer.

Vivi lá alguns anos em duas cidades, Cambridge e Londres, quando trabalhava na área de consultoria. Pude constatar que é um país que investe muito na área dos serviços ou seja no sector terciário. Têm a maior praça financeira da Europa, o City. A Alemanha já investe mais na indústria, ou seja no sector secundário, basta ver as marcas de carros e os submarinos que produzem. A França por seu lado tem um sector primário, a agricultura, em que é muito forte. Aliás, 50% da alimentação consumida em Inglaterra vem da França.

Obviamente que o Reino Unido tem alguns clusters tecnológicos e já deu cartas numa área em que apostam seriamente, as Ciências da Vida. Toda a gente se lembra da ovelha dolly, que foi clonada com sucesso.

O que mais me faz impressão naquele país é que tudo é antiquado e eu odeio coisas antigas ou velhas, museus, coisas ligadas ao passado. badd Sou um homem do futuro. No centro de Londres ainda existem muitas casas victorianas, com alcatifas na casa de banho, duas torneiras separadas em cada lavatório, uma para água quente e outra para água fria. É preciso estar a misturar a água com as mãos. Basta ver como se vestem e as cores que usam, tudo dos anos 50 e 60. Preservam tudo o que é antigo e nesse sentido, é natural que a penetração de alta tecnologia leve algum tempo. Lembro-me por exemplo das ATMs de lá que têm operações muito básicas, consulta de saldo, levantamento e pouco mais. Tudo isto em ecrãs pré-históricos em âmbar, verde ou amarelo. Cá, as máquinas multibanco até fazem simulações de empréstimos, transferências entre contas e uma série de pagamentos a várias entidades. No fim de um levantamento, até falam connosco e dizem “por favor, retire o seu dinheiro”. [bigsmile]

Não tenho a menor dúvida que se o Plano Tecnológico continuasse em execução (e deixando de lado as politiquices) dentro de dez anos estaríamos a competir com países como a Coreia de Sul ou Malásia, onde a penetração de alta tecnologia na sociedade já ultrapassa países como Itália, França ou Alemanha, para não falar da Inglaterra.

_________________
HERRAR É UMANO

28 Jul 2012
Confrade

Registado: 09 Mai 2012
Mensagens: 1023
Positivos
6
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
pedro onze Escreveu:
O que mais me faz impressão naquele país é que tudo é antiquado e eu odeio coisas antigas ou velhas, museus, coisas ligadas ao passado. badd Sou um homem do futuro. No centro de Londres ainda existem muitas casas victorianas, com alcatifas na casa de banho, duas torneiras separadas em cada lavatório, uma para água quente e outra para água fria. É preciso estar a misturar a água com as mãos. Basta ver como se vestem e as cores que usam, tudo dos anos 50 e 60. Preservam tudo o que é antigo e nesse sentido, é natural que a penetração de alta tecnologia leve algum tempo. Lembro-me por exemplo das ATMs de lá que têm operações muito básicas, consulta de saldo, levantamento e pouco mais. Tudo isto em ecrãs pré-históricos em âmbar, verde ou amarelo. Cá, as máquinas multibanco até fazem simulações de empréstimos, transferências entre contas e uma série de pagamentos a várias entidades. No fim de um levantamento, até falam connosco e dizem “por favor, retire o seu dinheiro”.


Disseste tudo o que eu sinto por aquela ilhota. Eu acrescentava "a um preço exorbitante".

Estive lá 2 semanas, e o que mais gostei foi da diversidade de gajas boas que encontras na rua.

Bom, adorei o museu da guerra. Mas mais nada.

A minha filha gostou de uma exposição de borboletas perto do British Museum.

A minha mulher gostou da Louis Vuitton no harrods, e dos muffins a cores.

Mas ficou decidido que nunca mais voltavamos lá.

Parece estranho, mas é uma ilhota com atraso significativo...

30 Jul 2012
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
Atraso significativo exceptuando nos salários onde estão bem adiantados :smt005 :smt005 :smt005



Em termos de velocidades, as medias por la são cerca de 6 MB, sendo a media em cidade 8 MB e em zonas rurais 3 MB :smt005 :smt005


Tinha dado o exemplo da Namibia pois é o tipo pais usado como laboratório para intruducao de algo novo: infraestrutura telefónica idêntica à nossa, subsidiaria de uma companhia Europeia, facilidade de introdução faseada, etc etc etc.



Isto ate pode parecer facil, mas neste momento para conseguires espectro para o 4G tens de o ir "desligar" a algum sitio, mesmo a nivel de frequencias de micro-ondas usadas em backbone o espectro esta saturadissimo e nao vai ser so trocar equipamentos e automaticamente ganhar velocidade ate porque ca em PT ja estamos a usar material state-of-the-art"



Para isto estar a funcionar conta sempre com 1 ano, pelo menos, e se estivermos a falar para as velocidades que nos foram prometidas de 100 MB então se calhar uns 2 ou 3 anitos

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

30 Jul 2012
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 Jul 2010
Mensagens: 2305
Localização: Lisboa
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
Quanto a salários, totalmente de acordo. Foi a parte que mais me custou quando decidi regressar a Portugal. É uma disparidade brutal se bem que o custo de vida lá é caríssimo mas ainda assim compensa viver lá. Este é um assunto que podemos falar um dia com mais detalhe.

Relativamente à Namíbia, percebo perfeitamente. Reúne os requisitos para funcionar como laboratório. Dantes usavam-se os países da Escandinávia, onde também vivi e trabalhei uns anos. O problema nestes países é que são concorrentes directos com os principais players globais e dão cartas nessas áreas com empresas como Ericsson, Nokia, etc.

Concordo que o 4G levará algum tempo a funcionar em pleno, afinal foi assim com o 3G(UMTS).

O 4G só será rentável para os operadores quando começarem a explorar e controlar conteúdos, por exemplo usando o PCRF e tendo muitos cuidados com a Regulação em matéria de neutralidade da Rede.

_________________
HERRAR É UMANO

30 Jul 2012
Iniciado

Registado: 05 Jul 2012
Mensagens: 82


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
Um familiar recebeu hoje a pen do serviço TMN 4G e pelos testes que fiz tem cerca de 15mb DL/ 10mb UP numa zona rural. Nem está assim tão mau, aliás esperava que as velocidades fossem muito inferiores.

30 Jul 2012
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
lol, ali no ultimo paragrafo queria dizer 100Mb ou seja = 10MB [bigsmile]


Nao vai ser uma verdadeira alternativa para distribuição de conteúdos em massa, downloads ou TV como as redes cabladas, mas sempre dará para navegar um pouco mais rapidito mas sempre de olho nos trafegos pois vai ser obvio que as operadores vao limitar fortemente o uso pois se nao o fizerem sera inevitavel a perca de qualidade pois a largura de banda sera sempre partilhada com todos os utilizadores que tiverem na mesma "celula" 8)

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

30 Jul 2012
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 Jul 2010
Mensagens: 2305
Localização: Lisboa
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
Sem dúvida. Uma das coisas que testei com uma placa 4G, aquando da minha participação no projecto de lançamento, foi poder ver um filme no youporn e ao mesmo tempo fazer download de um documento pesado de outro um site, ouvir música no youtube, ter o backup para a Cloud a correr. Tudo isto em simultâneo. Foi com uma placa de 100MB. Não tem nada a ver com o 3G. Obviamente que as velocidades de download e uplink não são iguais, algo aliás verificável com speedtest ou outra ferramenta do género.

Os próximos anos serão maravilhosos!!! :smt003

_________________
HERRAR É UMANO

30 Jul 2012
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 Jul 2010
Mensagens: 2305
Localização: Lisboa
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
Jon Snow Escreveu:
Um familiar recebeu hoje a pen do serviço TMN 4G e pelos testes que fiz tem cerca de 15mb DL/ 10mb UP numa zona rural. Nem está assim tão mau, aliás esperava que as velocidades fossem muito inferiores.


Caro confrade Jon Snow,

Que eu saiba, a actual oferta 4G tem como velocidade mínima 50MB(de download). Se conseguiu essas velocidades que refere ainda por cima numa zona rural, seguramente que o sistema fez fallback para 3G. Nem sempre se consegue a velocidade nominal, mesmo nas capitais de distrito onde há cobertura 4G e existem outros factores, mas vir para os 15MB, sem dúvida que estava em 3G.

_________________
HERRAR É UMANO

30 Jul 2012
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
Isso sao velocidade de HSPA + que suporta velocidades perto dos 21 Mb :smt023

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

30 Jul 2012
Iniciado

Registado: 05 Jul 2012
Mensagens: 82


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
pedro onze Escreveu:
Jon Snow Escreveu:
Um familiar recebeu hoje a pen do serviço TMN 4G e pelos testes que fiz tem cerca de 15mb DL/ 10mb UP numa zona rural. Nem está assim tão mau, aliás esperava que as velocidades fossem muito inferiores.


Caro confrade Jon Snow,

Que eu saiba, a actual oferta 4G tem como velocidade mínima 50MB(de download). Se conseguiu essas velocidades que refere ainda por cima numa zona rural, seguramente que o sistema fez fallback para 3G. Nem sempre se consegue a velocidade nominal, mesmo nas capitais de distrito onde há cobertura 4G e existem outros factores, mas vir para os 15MB, sem dúvida que estava em 3G.


Sim tal como disse depende do sinal. 5 barras são 40-50 MB e 4 barras são 15-20Mb(3G).

Como disse é uma zona rural(aldeia) por estes lados o sinal nunca costuma ser grande coisa.

30 Jul 2012
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 Jul 2010
Mensagens: 2305
Localização: Lisboa
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
Exactamente, existem tarifários de banda larga com HSPA+ se bem que os operadores não querem fomentar essa oferta para poder dar espaço ao 4G. É que a partir de certa altura, os clientes começam a questionar, para quê mais velocidade se o state-of-the-art do 4G ainda não está maduro.

_________________
HERRAR É UMANO

30 Jul 2012
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 48 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 174 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal