Data/Hora: 27 Abr 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 48 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G 
Autor Mensagem
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 18 Jan 2007
Mensagens: 1660
Localização: Lx


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
Tenho seguido este Topico com muita curiosidade..
Até porque me dá uma prazer especial tentar apreender com entendidos na materia......
e fascina-me especialmente ver a vossa linguagem tecnica e em sintonia....um com o outro...
Só tenho pena (parte das coisas) para mim serem "um pouco Chines", mas graças ao topico já sei mais umas dicas e já fiz pesquisas para melhor compreender as vossas dicas...etc etc...
Parabens aos entendidos....

Abraço
Cyber

_________________
"Prefiro ser aprendiz de tudo, do que mestre de pouco."
http://www.youtube.com/watch?v=2UhdFtjhsp8

31 Jul 2012

 
 
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
Epa, é facil..


Tens um organismo que se chama 3GPP que funciona como uma especie de forum e que fornece os standards para as comunicações moveis.




As comunicações 3G não estiveram tecnologicamente estagnadas durante o seu período de utilização, na verdade 3G corresponde a vários tipos de comunicações que correspondem a varias velocidades.

Com o 3G comecou-se com o UMTS e a seguir vieram o HSPDA e HSPA+ aumentando a velocidade de 384 kb até 21,6 Mb.

o HSPA + foi a ultima release de 3G :wink:


Mesmo com o 4G e apesar da novidade ja existem varias diferentes releases de especificações :smt023

Desculpem la o technical gibberish que calculo seja confuso mas para quem mexe nisto todos os dias acaba-se por tratar o assunto por "tu" [bigsmile] :lol:

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

31 Jul 2012
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
TD ao 4G...


Com quem tenho falado que ja tem as pens de LTE (ainda nao com as normas finais de 4G que por exemplo na Belgica ja deu confusao com as autoridades a proibirem a publicidade do LTE como 4G) em termos de TMN/Sapo as velocidades rodam os 20/40 Mbps e apenas em Lisboa (e capitais de distrito) se tem observado os 100 Mbps anunciados prometidos.

Tambem tenho usado uma destas PENs e pela minha experiencia ainda nao consegui usar em nenhum local onde o speedtest batesse nos 100 MBs. as velocidades de 40 parecem-me mais o HSPA+ em config de 2 canais em channel bonding e apesar de ter software para identificar a portadora nao o tenho usado :smt013


Ou seja, na minha diambolacao entre o maximo norte de Barcelos e maximo sul de Faro ainda nao tive nenhum encontro com o 4G a seria [bigsmile] :lol:



Ainda nao levei com a PUR*, ate porque nao devo ter feito mais do que 2GB de trafego pois geralmente previligio o wifi mas um colega ja levou um sms a informar que ia passar a levar com 128 kbs pois ja tinha despachado 15 GBs :smt005 :smt005 :smt005 pelos vistos a definicao de "trafego ilimitado" para a TMN = 15 GB :smt005 :smt005 :smt005


Aconselho obviamente a quem precisar de comprar agora uma pen de banda larga, quem nao precisar dependedo da zona e se ja tem uma pen HSPA+ nao me parece que justifique...

A velocidade de 1 Gigabit para quem estiver imovel, apesar da rede das nossas operadoras ja ter o FTTP* ate as BTS, muitas dependem de backbones de microondas ou wimax para para serem "conectadas" à net e neste momento pura e simplesmente nao existe tecnologia capaz de fornecer esse tipo de throughput, para alem de que isso tipo de velocidade tera ser fornecido provavelmente com uma canal de uma largura de banda de 40 Mhz (o 3G usa 5 Mhz) algo que necessitara que se desligue "algo" para se ir buscar esse espectro algures e ainda se tem de chegar a consenso a nivel mundial sobre quais serao essas frequencias pelo que nao convem suster a respiracao ate que a coisa esteja mesmo, mesmo a funcionar :wink: :wink:



PUR = Politica Utilizacao Responsavel
FTTP= Fibre To The Premises

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

08 Ago 2012
Iniciado

Registado: 05 Jul 2012
Mensagens: 82


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
Btw para quem comprou uma PEN 3g/4G e pretende partilhar a ligação por wireless pelo resto da casa podem fazê-lo com este router , TP-Link MR30420 (custa cerca de 40€), assim sempre que andarem de viagem basta levarem o router + pen e teem internet no telm/ipad/pc. Com a MEO 4G tenho cerca de 40MB estaveis (max:50mB) e a ligação ainda não caiu um vez, já la vão 5 dias.

Safado Escreveu:

Ainda nao levei com a PUR*, ate porque nao devo ter feito mais do que 2GB de trafego pois geralmente previligio o wifi mas um colega ja levou um sms a informar que ia passar a levar com 128 kbs pois ja tinha despachado 15 GBs :smt005 :smt005 :smt005 pelos vistos a definicao de "trafego ilimitado" para a TMN = 15 GB :smt005 :smt005 :smt005


Já saquei bem mais que isso e até agora nada e também pelo que estive a ler ainda não apanhei nada nas "letrinhas pequenas" sobre o assunto, mas também a operadora é diferente.

Sobre o mesmo assunto lembro-me que à 2 anos chegou-me uma conta de 300€ de Internet para pagar por ter passado o limite do suposto tráfego ilimitado da vodafone ADSL, resultado obrigaram-me a pagar os 300€ e deram-me mensalidades grátis no valor de 300€,no fundo foi mais um esquema para fidelizar clientes....(sim porque segundo o report detalhado tinha feito download de 100GB numa ligação de 20mb).

08 Ago 2012
Iniciado

Registado: 22 Jan 2012
Mensagens: 1710
Localização: 46° 16′ 48″ N, 86° 40′ 12″ E 46.28, 86.67


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
pedro onze Escreveu:
(...) tudo é antiquado e eu odeio coisas antigas ou velhas, museus, coisas ligadas ao passado. badd Sou um homem do futuro.(...).

Eu sou "um homem do futuro" e no entanto aprecio o "passado".
Perceber como surgiu determinada tecnologia ou objecto útil, quantas vezes nesse exercício não me ocorrem soluções para "aplicações futuras"... Entro em tudo o que é museus, antiquários, igrejas, alfarrabistas, e afins...

08 Ago 2012
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 Jul 2010
Mensagens: 2305
Localização: Lisboa
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
Safado Escreveu:
TD ao 4G...

...

Ou seja, na minha diambolacao entre o maximo norte de Barcelos e maximo sul de Faro ainda nao tive nenhum encontro com o 4G a seria [bigsmile] :lol:

...



Sem dúvida que ainda há um longo caminho a percorrer, mas creio que nalguns locais centrais das capitais de distrito é possível conseguir débitos próximos da velocidade nominal. Outro aspecto que é preciso ter em conta é o traffic shaping que interfere com as velocidades de cada subscritor e no limite bloqueiam redes peer-2-peer por razões que compreendo perfeitamente porque os ISPs querem é vender serviços/redes de dados.

Uma coisa que me deixou triste foi que não encontrei nenhum benchmark no site da Anacom sobre as operadoras nacionais em termos da oferta actual de 4G. Não sei o que é que aquela gente paga a peso de ouro anda a fazer. Talvez pudessem arranjar-me lá um empregozito e assim teria mais tempo para as GPs. [bigsmile]

_________________
HERRAR É UMANO

08 Ago 2012
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 Jul 2010
Mensagens: 2305
Localização: Lisboa
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
baculumX Escreveu:
Eu sou "um homem do futuro" e no entanto aprecio o "passado".
Perceber como surgiu determinada tecnologia ou objecto útil, quantas vezes nesse exercício não me ocorrem soluções para "aplicações futuras"... Entro em tudo o que é museus, antiquários, igrejas, alfarrabistas, e afins...


Durante algum tempo pensei assim, mas de há uns anos a esta parte começaram a ocorrer mudanças disruptivas em que há pouca coisa do passado que pode servir para resolver ou melhorar coisas do futuro.

A minha aversão às coisas antigas é porque fui um péssimo aluno a História e não suporto andar pelos corredores de um museu e ouvir explicações sobre coisas que já não pertencem a este tempo.

Para mim tudo tem que ter hands-on, ou seja uma componente prática. Não conheço nenhum país dos mais desenvolvidos do mundo que tenha dado cartas só com o património histórico. Para isso a Grécia e o Egipto não estariam em crise. Os países que geram transformações na sociedade e no mundo, fazem-no com coisas do futuro, basicamente INOVAÇÃO. É assim com a Alemanha, com o Japão e com os EUA.
Por exemplo a Áustria tem muito património artístico e musical mas passa despercebido. O México também tem muito património histórico e nem por isso pertence aos top 10.

_________________
HERRAR É UMANO

08 Ago 2012
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 Jul 2010
Mensagens: 2305
Localização: Lisboa
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
Primeiro operador mundial a lançar o VoLTE

http://arstechnica.com/information-tech ... -3g-calls/

E como sempre, tudo acontece na Coreia do Sul.

_________________
HERRAR É UMANO

09 Ago 2012
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
Sendo os fornecedores de net também fornecedores de voz móvel e obvio que isto nao lhes interessa nada, mas praticamente todas as redes moveis suportam Voip sem custos acrescidos aparte da at&t que cobra as comunicações sobre FaceTime.


Cobertura 4g só mesmo nas capitais de distrito e apenas em zonas centrais, estou em Beja e nepias dos 100 Mbps...



Se alguém os vir avise :smt005

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

09 Ago 2012
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
Jon Snow Escreveu:

Já saquei bem mais que isso e até agora nada e também pelo que estive a ler ainda não apanhei nada nas "letrinhas pequenas" sobre o assunto, mas também a operadora é diferente.

.



Maravilha, Vf ou Otimus?


E ir desligando a pen de vez em quando para ela ser obrigada a mudar de ip pois já percebi que pelo menos o contador da Tmn e um pouco errático [bigsmile]

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

09 Ago 2012
Iniciado

Registado: 05 Jul 2012
Mensagens: 82


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
Safado Escreveu:
Jon Snow Escreveu:

Já saquei bem mais que isso e até agora nada e também pelo que estive a ler ainda não apanhei nada nas "letrinhas pequenas" sobre o assunto, mas também a operadora é diferente.

.



Maravilha, Vf ou Otimus?


E ir desligando a pen de vez em quando para ela ser obrigada a mudar de ip pois já percebi que pelo menos o contador da Tmn e um pouco errático [bigsmile]


A operadora é a MEO

E sim parece que a TMN faz traffic shapping.

from: http://www.gforum.tv/board/1341/507493/ ... o-o-e.html

Tmn - De forma a garantir uma elevada qualidade de serviço a todos os utilizadores, prevenindo situações abusivas ou que coloquem em causa a estabilidade da rede, a tmn poderá aplicar uma política de utilização responsável a todos os clientes que excedam quinze gigabytes de utilização mensal, reduzindo a sua velocidade até ao final desse mês para cento e vinte e oito kbps.

Vodafone - - A Vodafone reserva o direito de aplicar medidas restritivas à utilização do Serviço de Banda Larga Móvel, se o tipo ou volume de utilização de um cliente potenciar a degradação da qualidade de serviço dos restantes ou a integridade da sua rede. No âmbito destas medidas, e no que reporta ao volume de utilização, a Vodafone reserva o direito de, após verificado um consumo acumulado de 15 gigabytes no respectivo período de facturação mensal, reduzir temporariamente e até ao final desse período a velocidade de serviço disponível ao Cliente.

Optimus - A Optimus poderá accionar providências restritivas legal e contratualmente previstas, em caso de utilização ilícita do Serviço ou de acesso ilícito a conteúdos através do Serviço, incluindo-se neste âmbito a utilização de aplicações que, pela sua natureza ou características, degradem ou diminuam a qualidade do Serviço ou coloquem em risco a integridade da rede da Optimus. No âmbito destas providências inclui-se a possibilidade de, em qualquer tarifário e independentemente das características específicas do mesmo, quando atingir um consumo mensal de tráfego de quinze gigabytes, restringir a velocidade. Esta restrição, se e quando aplicada, garantirá sempre uma velocidade máxima igual ou superior a cento e vinte e oito kbps.

09 Ago 2012
Iniciado

Registado: 22 Jan 2012
Mensagens: 1710
Localização: 46° 16′ 48″ N, 86° 40′ 12″ E 46.28, 86.67


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
pedro onze Escreveu:
(...)A minha aversão às coisas antigas é porque fui um péssimo aluno a História
(...)a Grécia e o Egipto não estariam em crise. Os países que geram transformações na sociedade e no mundo, fazem-no com coisas do futuro, basicamente INOVAÇÃO. É assim com a Alemanha, com o Japão e com os EUA.
Por exemplo a Áustria tem muito património artístico e musical mas passa despercebido. O México também tem muito património histórico e nem por isso pertence aos top 10.

Caríssimos desculpem este "offtopic" (embora relacionado com a tecnologia).
Caro Confrade os seus argumentos, pecam no momento em que pelo menos uma vez no passado esses países estavam à frente na inovação, tecnologia... não quer dizer que não o venham a estar no futuro!
Os exemplos dados pela Alemanha e Japão são contraditórios (os que vendem tecnologia para todo o mundo) com uma história preenchida em todos os capítulos da humanidade, os EUA são um produto dos europeus.
Aceite a sugestão de leitura:
"Uma Pequena História do Mundo" de Ernst H. Gombrich pode ser que vença essa aversão :-k

11 Ago 2012
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 Jul 2010
Mensagens: 2305
Localização: Lisboa
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
baculumX Escreveu:
.....
Aceite a sugestão de leitura:
"Uma Pequena História do Mundo" de Ernst H. Gombrich pode ser que vença essa aversão :-k


Caro confrade BaculumX,

Logo que passe por uma livraria, procuro esse livro.
Aceite também uma sugestão: "O Labirinto da Saudade", de Eduardo Lourenço. :smt023

_________________
HERRAR É UMANO

13 Ago 2012
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 Jul 2010
Mensagens: 2305
Localização: Lisboa
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
Para os interessados, eis um webseminar sobre as estratégias dos operadores para o 4G na América Latina: 4G in LATAM

Se os brasileiros souberem aproveitar a boleia do próximo Mundial de Futebol e dos próximos Jogos Olímpicos que serão eles a realizar... podem facturar bastante. Esta foi uma das razões porque fui contra a venda da Vivo à Telefónica. É que as perspectivas de crescimento eram e são brutais.

A maior parte dos turistas ricos vão da Europa e seria giro estarem lá e poderem continuar a usufruir das funcionalidades e benefícios do 4G. Espero bem que daqui por dois anos as coisas já estejam mais avançadas e mais maduras. [-o<

_________________
HERRAR É UMANO

13 Ago 2012
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 Jul 2010
Mensagens: 2305
Localização: Lisboa
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Falhas imperdoáveis no lançamento do 4G
Depois do anúncio feito ontem pela Apple, a utilização do iPhone 5 no 4G de Portugal está comprometida.

Notícia do Jornal de Negócios

_________________
HERRAR É UMANO

13 Set 2012
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 48 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 239 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal