Data/Hora: 19 Abr 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 Mensagem ] 
 iRide: aplicação de boleias para estudantes 
Autor Mensagem
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 18 Jan 2007
Mensagens: 1660
Localização: Lx


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem iRide: aplicação de boleias para estudantes
iRide: aplicação de boleias para estudantes

"Aplicação pioneira de boleias para deslocações dentro da mesma área geográfica acaba de ganhar o primeiro prémio do concurso "Change A Thon", que se destaca pela sua vertente social."

Imagem

"Criada "por estudantes, para estudantes", o iRide é uma aplicação móvel nacional que se assume como a primeira na Peninsula Ibérica a dinamizar boleias entre estudantes dentro do mesmo distrito, dando mais opções de transporte a uma faixa etária afetada por pouca variedade e custos elevados. Joana Fraga, um dos cinco responsáveis pelo projeto, explica que a ideia surgiu das próprias experiências dos criadores, que se aperceberam da falta de um serviço de partilha "dentro da mesma zona geográfica, para curtas deslocações" que pudesse dar mais opções, numa época de crise económica e em que os custos dos transportes aumentaram exponencialmente com o fim dos descontos para estudantes.

O projeto distingue-se pela seu foco na vertente 'intra-cidade" e na faixa estudantil, mas também porque foi pensada e executada para smartphones, o que, segundo Joana Fraga, permite uma utilização "mais rápida e imediata", ao não obrigar a ir ao tromba*book ou a um browser. Contudo, esta vertente não foi descurada, uma vez que também haverá um site.

A aplicação vai ter como base um mapa em tempo real, onde podemos ver quem está mais próximo de nós, dentro do grupo de pessoas que estão registadas. Também será utilizado um sistema de 'recompensas' e autocolantes, bem como um sistema de pontos que fornecem descontos em vários produtos, para tentar criar maior ligação e fomentar a ligação à iniciativa.

Empreendedorismo Social

O foco único nos estudantes permite igualmente, na ótica dos responsáveis, garantir uma maior segurança e controlo de todos os participantes. A vertente do "empreendedorismo social", como Joana Fraga destaca, é um dos fatores mais característicos do projeto, uma vez que, com o iRide pretende-se "ajudar um segmento largo da população [estudantes], poupar dinheiro e, ainda, diminuir a poluição com o uso de menos veículos".Foi precisamente esta dimensão que esteve na origem do prémio principal obtido no "Change a Thon" , concurso tecnológico de relevante dimensão internacional (já ocorreu na Alemanha) a decorrer atualmente em Braga e que é "o mais importante" no que toca a projetos com implicações sociais.

Os responsáveis do iRide esperam agora aproveitar as condições oferecidas pela distinção para lançar definitivamente a iniciativa com o máximo de qualidade possível, uma vez que a ambição passa por, em fases posteriores à implementação nas universidades portuguesas, levar a cabo uma expansão, primeiro para instuições em Espanha e, depois, para a Europa."

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/iride-aplicacao-de-boleias-para-estudantes=f780384#ixzz2J8m6JKvx

_________________
"Prefiro ser aprendiz de tudo, do que mestre de pouco."
http://www.youtube.com/watch?v=2UhdFtjhsp8

27 Jan 2013

 
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 Mensagem ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 76 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal