Data/Hora: 29 Mar 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 Mensagem ] 
 Carbon – Uma poderosa aplicação de backup para Android 
Autor Mensagem
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 18 Jan 2007
Mensagens: 1660
Localização: Lx


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Carbon – Uma poderosa aplicação de backup para Android
Carbon – Uma poderosa aplicação de backup para Android

"O Android tem incorporado um sistema de backup e sincronização de aplicações, contactos, mensagens, registo de chamadas e passwords de pontos de acesso, mas este sistema nem sempre funciona e temos de recorrer a aplicações de terceiros para o efeito. Certamente já se viram obrigados a recorrer ao SMS Backup & Restore ou outra alternativa para fazer backup das mensagens, como também, igualmente, já recorreram ou recorrem a aplicações de terceiros para fazer backup das aplicações instaladas.
Uma das aplicações mais usadas para se fazer backup de aplicações é o Titanium Backup, este faz backup tanto dos apks como do data, no entanto, também faz backup das aplicações de sistema. Se mudarmos de rom, para uma versão diferente por exemplo, o restauro pode danificar o sistema e terem que reinstalar tudo.
Neste artigo vou apresentar uma aplicação de backup de aplicações que não causa qualquer estrago ao sistema, falo do Carbon – App Sync and Backup."

Imagem

"O Carbon foi criado pelo mesmo criador do conhecido sistema de recuperação para Android, ClockworkMod. Esta aplicação veio trazer aquilo que está em falta no Android e aquilo que o Titanium Backup não faz da melhor forma, backup selectivo de aplicações e data.
O Carbon ainda está nas primeiras versões o que ainda lhe faltam funcionalidades, apesar da sua finalidade ser para fazer backup aplicações e data, ainda só faz do data.
Para além de restaurar e fazer backup, permite sincronizar os backups com outros equipamentos Android que tenham em posse.
Mas vamos ver as potencialidades e recursos que esta aplicação já tem.

Interface

A interface é bastante simples e intuitiva.
No topo tem três opções, Backup programável, Backup e Restauro e Sincronização. Ao meio está a lista de todas as aplicações instaladas, somente aplicações instaladas pelo utilizador. Esta lista está dividida em duas partes, aplicações com backup activado e aplicações com backup desactivado."

Imagem

"No fundo tem uma barra cinzenta, e nesta barra aparecem as aplicações seccionadas, opção para backup do App Data, automatização de backups para grupos de aplicações definidas pelo utilizador e opção para selecção e demarcação de todas as aplicações."

Imagem

"Backup

O Carbon faz backup selectivo, podem escolher na lista as aplicações que querem fazer backup. O backup que esta aplicação faz é do data das aplicações, como usernames, passwords e configurações.
Para fazer backup, a aplicação necessita de permissões root pois vai aceder a sítios que só com permissões especiais é que consegue, no entanto, o equipamento não o precisa de ter obrigatoriamente. O equipamento de teste, está com root feito.
Para quem não tem root, o programador criou uma aplicação para os sistemas Windows, Mac OS e Linux que irá permitir, até ao próximo reiniciar do equipamento, que utilize as funcionalidades de que só funcionariam com root."

Imagem

"A aplicação permite fazer backup para o armazenamento local ou externo (cartão SD), Dropbox, Google Drive e Box."

Imagem

"Após o backup acabar, se clicaram na opção Fazer cópia de segurança dos dados, são presenciados com uma mensagem de conclusão."

Imagem

"Agendar backups

Agendar backups é uma mais valia para mantermos as configurações e logins sempre actualizados e associados sempre à última actualização. O agendamento de backups, só funciona na versão premium.
Com o agendamento de backups, a aplicação vai ficar a funcionar em background, para quem tem equipamentos com pouca memória RAM, poderá ser complicado."

Imagem

"Restauro

O restauro é bastante simples, basta clicar na aba Restore and Sync, escolherem uma das opções que aparece: Serviço cloud ou armazenamento interno / externo. O restauro a partir de serviços cloud, só funciona na versão premium."

Imagem

"Uma vez seleccionada o sítio para onde foi feito o backup, basta agora seleccionar as aplicações que querem restaurar. Até ao momento ainda não faz backup de apks, o que têm primeiro de instalar as aplicações pelo Google Play ou via apk. O data está associado à versão das aplicações que tinham no momento do backup, o que se instalarem uma versão anterior ou mais recente, os dados restaurados não vão funcionar."

Imagem

Fonte: http://pplware.sapo.pt/smartphones/android/carbon-uma-poderosa-aplicacao-de-backup-para-android/

Link Sites - Clockworkmod.com/carbon
http://www.clockworkmod.com/carbon

Download:
Carbon – App Sync and Backup
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.koushikdutta.backup

Windows
http://download.clockworkmod.com/carbon/CarbonSetup.msi

_________________
"Prefiro ser aprendiz de tudo, do que mestre de pouco."
http://www.youtube.com/watch?v=2UhdFtjhsp8

12 Fev 2013

 
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 Mensagem ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 54 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal