Data/Hora: 27 Abr 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 54 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
 Repeater de sinal wireless 
Autor Mensagem
Iniciado

Registado: 13 Fev 2009
Mensagens: 6686
Positivos
7



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Repeater de sinal wireless
8)

A malta do Meo diz que os novos routers cumprem a n norma N (seja lá o que isso fôr) e que por isso o alcance da rede sem fios é muito grande!
Ya!
Na realidade, no meu caso, estando o router numa divisão em baixo, numa divisão no lado oposto da casa e no piso superior eu tinha uma recepção que não era nada por aí além!
Com o tablet ainda se notava mais!

E o raio do router parece que não tem uma entrada (ou uma saída, sei lá) para uma antena!
Mas pouco percebo do assunto, portanto não vou jurar...

Comprei uma cena que me pareceu simples de usar que faz de "repeater" do sinal!
Funciona também como router ou bridge, mas no meu caso só precisava de alguma coisa que amplificasse o sinal e/ou o extendesse a uma distância maior.

Chama-se Aztech!

Procurei algo parecido mais barato, mas só encontrava coisas maiores e que pareciam mais complicadas de utilizar por preços similares!

E foi a melhor compra do mês!
Só tive de carregar no botão que está à frente do router do Meo, depois carregar no botão do aparelheco estando ele próximo do router, os "gajos" emparelharam em poucos segundos, peguei no aparelheco e coloquei numa tomada da divisão ao lado da divisão mais afastada do router. E já está!

De 2 tracitos no sinal de rede que se no vê no icon respectivo no lado direito da barra de ferramentas, passei a 5 tracinhos, na tal divisão mais afastada do router.

Testei a velocidade da Net duas vezes, na divisão do router e na divisão mais afastada do mesmo! É igual!

Depois testei colocando o aparelheco em outras 4 divisões (a meio caminho, na divisão por cima da do router, do outro lado da casa mas em baixo, e na própria divisão mais afastada do router), e em qualquer das tentativas, na divisão mais afastada, continuava sempre a ter os tais 5 tracitos!

Cool

8)

17 Jul 2012

 
 
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 Jul 2010
Mensagens: 2305
Localização: Lisboa
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Repeater de sinal wireless
É uma boa solução e já passei pelo mesmo problema. Tenho o meu router da série N no piso mais baixo da casa e o sinal é fraco nos pisos superiores. Quando o coloco no sótão também tenho problemas nos pisos inferiores.
Há várias soluções:
- reaproveitar o router antigo da série G e fazer bridges com routers(aqui o risco é downgrade de velocidade)
- passar cabo Ethernet pela calha do cabo de televisão (as casas novas até já têm instalação Ethernet) e colocando um hub em cada piso
- nas casas mais antigas, quem não precisar de telefone fixo pode substituir toda a cablagem RJ11 por RJ45, ficando com ligação Ethernet em todas as divisões da casa
- usar powerline. Este pode ter problemas se houver picos de corrente eléctrica
- usar uma frigideira antiga, envolvida em papel de prata para funcionar como parabólica. Se o router ficar colocado na parte côncava da frigideira, a superfície de prata amplifica o sinal(dada a concavidade da superfície da frigideira) e irradia por toda a casa. Já fiz esta experiência e é engraçada.

Infelizmente no sul da Europa as paredes das casas são construídas com estruturas de cimento armado e isso reduz a intensidade do sinal. Como as casas por essa Europa fora e na América do Norte têm as divisórias em pladur, não há perda de sinal e a questão não se coloca nessas regiões.

_________________
HERRAR É UMANO

18 Jul 2012
Iniciado

Registado: 11 Set 2009
Mensagens: 382
Neutros
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Repeater de sinal wireless
pedro onze Escreveu:
Se o router ficar colocado na parte côncava da frigideira, a superfície de prata amplifica o sinal(dada a concavidade da superfície da frigideira) e irradia por toda a casa. Já fiz esta experiência e é engraçada.


A radiacao wireless nao e nociva para o organismo?Se for ampliada pelo menos?

18 Jul 2012
Confreira Vip

Registado: 01 Ago 2008
Mensagens: 708
Mensagem Re: Repeater de sinal wireless
gup, onde desencantou isso? É que me dava um jeitaço, visto que o meu hub da zon é uma valente bosta... (curioso ou não, tenho mais rede fora de casa, do lado oposto da rua, do que dentro ](*,) )

Thx :)

18 Jul 2012
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 05 Jan 2011
Mensagens: 759
Positivos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Repeater de sinal wireless
Isso pode ser de estares a trabalhar com o PC muito perto do router. Experimenta afastar o PC do Router dentro de casa e vê se melhora, porque não existe nenhuma razão logica para teres mais rede fora que dentro de casa.

Eu mandei vir à pouco tempo, uma antena de 48DB de sinal, pelo Ebay, da China, custou-me 25 dollars, mandei a net de minha casa a baixo, apanho centanas de wireless da vizinhança, craquei meia duzia e são mais 30 paus mensais que posso gastar naquilo que mais gosto zz17

_________________
Um bom casamento exige que o homem seja surdo e a mulher cega.

18 Jul 2012
Confrade

Registado: 09 Mai 2012
Mensagens: 1023
Positivos
6
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Repeater de sinal wireless
Os hub da zon n valem um chavo furado!

Eu tinha um wireless router n da belkin cuja potência do sinal era só o dobro do hub da zon, tb n.
Convivo com ele porque não afecta a cobertura global, mas n vale nada.

O que o gup tem é isto
http://aztech.com.pt/

Custa 60€, encomendas no site com entrega em casa ou compra directamente na Av de Pádua em Lx.
É um pouco mais caro do que outras alternativas, mas é muito mais friendly user (e isto é muito importante para quem n percebe de redes).

Tens outras alternativas aqui:
http://www.worten.pt/ProductList.aspx?o ... ext=antena

Ab.

Miana Mello Escreveu:
gup, onde desencantou isso? É que me dava um jeitaço, visto que o meu hub da zon é uma valente bosta... (curioso ou não, tenho mais rede fora de casa, do lado oposto da rua, do que dentro ](*,) )

Thx :)

18 Jul 2012
Iniciado

Registado: 13 Fev 2009
Mensagens: 6686
Positivos
7



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Repeater de sinal wireless
Miana Mello Escreveu:
gup, onde desencantou isso?


http://aztech.com.pt/saiba-mais/

Antes de comprar pesquisei um bocadinho e encontrei as soluções que o confrade pedro onze referiu! :smt023

O que acontece é que, primeiro, não me estava a apetecer colocar um engenhoca artesanal feita com papel de prata na sala.
E, segundo, todas as outras soluções me pareceram mais complicadas que carregar em 2 botões, e por vezes menos eficazes a resolver o meu problema.

Eu queria era mais wireless! Em todo o lado de preferência.
Não queria ligar cabos ao pc.

E sou pouco techie!
Não me atrevo a tentar configurar routers ou hubs que teria também de comprar e depois andar 1 dia inteiro a ler para tentar fazer a coisa certinha, quando posso simplesmente carregar em 2 botões!
Não me vou dar ao trabalho (e ao custo) de chamar um gajo para substituir cablagem por toda a casa, quando posso comprar uma engenhoca que é só enfiar na tomada.

Para mim, dados os objectivos e dadas as poucas competências que possuo no assunto, acho que foi a solução ideal!

8)

18 Jul 2012
Iniciado

Registado: 05 Jul 2012
Mensagens: 82


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Repeater de sinal wireless
aspen Escreveu:
Eu mandei vir à pouco tempo, uma antena de 48DB de sinal, pelo Ebay, da China, custou-me 25 dollars, mandei a net de minha casa a baixo, apanho centanas de wireless da vizinhança, craquei meia duzia e são mais 30 paus mensais que posso gastar naquilo que mais gosto zz17


Isso em Lisboa à uns anos também era assim "net a borla", chaves WEP curtas era 5 minutos e voilá. Agora nestes routers mais novos já demorei 2 dias para obter a key da rede do vizinho. Mas confesso que com essa antena dava para fazer umas coisas giras :D

18 Jul 2012
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: Repeater de sinal wireless
Esse aparelho e bom, como quase todas a noite durmo num sitio diferente tenho que andar com um kit de station e outro de ap que uso para apanhar wifis da vizinhanca ou do hotel pois muitas vezes a rede dentro do quarto e fraca ou entao dao so um login e eu tenho 3 aparelhos onde preciso de net :smt013 ver se compro uma coisa dessas :smt023


A solucao da frigideira, esticamente nao e muito simpatica mas o que faz e tranformar a antena (ou as antenas) dos routers atraves do fenomeno de reflexao. no fundo a energia electromagnetica que era transmistida para o lado da frigideira e reflectida para outro lado para onde a frigidideira estiver apontada e se for mesmo para o lado oposto entao estas a aumentar a densidade de energia garantindo assim um aumento de alguns dbis... outra forma de conseguir isso e diminuir a channel width de 40 ou 20 Mhz para 10 ou 5... perde-se rate (velocidade) mas consegue-se ter a energia contida dentro de uma largura de banda menor aumentando a densidade do sinal.


tecnicamente, com a frigideira, aquilo que estas a fazer e tranformar uma antena omni direcional numa antena direcional mais precisamente do tipo "sector" com um angulo de + ou - 180 graus. Usamos precisamente este estratagema da frigideira nas sectors quando elas estao muito proximas e queremos baixar o ruido (interferencia) que umas causam nas outras (geralmente denominado por noise floor)


Os problemas de nao apanhar devem-se obviamente ao cimento mas quanto maior for a densidade da parede e sobretudo quanto mais ferro existir menos irradiacao vai passar. Os novos routers a trabalhar na frequencia dos 5.8 Ghz entao ainda sofrem mais com as paredes, sendo que por exemplo a chuva ou um obstaculo simples tipo vegetacao sao praticamente opacos a propagacao de sinal.

A forma de contrucao dos Hubs e router tambem preveligia a propagacao na horizontal do que na horizontal e ja explico o porque abaixo.




Ja agora, Aspen, (espero que nao fiques chateado comigo) suponho que a antena que tenhas comprado seja um daqueles dipolos de borracha um pouco maior do que os de 8/10 cms que vem normalmente nos routers. E que o cabrao do Chines enganou-te! nunca na vida uma antena de 2.4 Ghz pode ter um ganho de 48 dbis. Para te dar ideia ando na mala com uma de 8 dbms e ja tem cerca de 60 cms... uma antena omni de ganho maximo andara em torno dos 12-15 dbis e deve medir qualquer coisa como 1 / 1,20 mts [bigsmile]. Uma boa antena de painel nunca passa dos 18dbs e acima disso so uma parabolica com um prato grandito :wink:

De qualquer forma, mesmo que fosse possivel contruir tal antena era seria inutil pois a medida que vai aumentando o ganho numa omni vais perdendo propagacao vertical, ou seja, se a "onda" que obtens de uma antena de 5 dbs e uma especie de donut e a medida que vais mudando de antena e aumentando o seu ganho passas a ter algo parecido com uma bolacha cada vez mais fina e com um raio cada vez maior. :smt023


Miana, o wifi do zon Hub ate e bonzito, (estamos a falar do uiltimo modelo,certo?) ve se podes muda-lo de sitio... as vezes isso resulta. Verifica se tens fontes de interferencia proximas... micro-ondas ou telefones sem fios) e por fim experimenta mudar o canal do hub (vais a pagina de configuracao) pode acontecer que tenhas muitos vizinhos a causarem ruido na frequencia que o router funciona.

Faz um site survey, instalando este programa: inSSDer e verifica no tab "2.4 channels" se nao tens mais routers encavalitados na mesma frequencia do teu e ve qual o canal que esta livre ou pelo menos "mais livre" :smt023

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!


Editado pela última vez por Safado em 18 Jul 2012.
18 Jul 2012
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: Repeater de sinal wireless
soooorrrryyyyyy.... :(

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

18 Jul 2012
Iniciado

Registado: 13 Fev 2009
Mensagens: 6686
Positivos
7



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Repeater de sinal wireless
Safado Escreveu:
soooorrrryyyyyy.... :(


Eheheh... citaste em vez de editar!
Andei um bocado a brincar ao "descubra as diferenças"!

18 Jul 2012
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: Repeater de sinal wireless
pois foi... [bigsmile] :lol:

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

18 Jul 2012
Confreira Vip

Registado: 01 Ago 2008
Mensagens: 708
Mensagem Re: Repeater de sinal wireless
Safado, se a malta da Zon me tivesse dito isso, era de valor... o brinquedo já bule novamente em condições... (estava ao lado do telefone -_-)

Grazie mille :wink:

18 Jul 2012
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 05 Jan 2011
Mensagens: 759
Positivos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Repeater de sinal wireless
Boas Safado :smt023

A antena que comprei foi esta, é direccional, mas não é desse tipo que falas:

http://digitalsignalshop.blogspot.pt/2011/08/signalking-950wg-3-antenna-48db.html

A ideia inicial seria apanhar a net do cafe debaixo de minha casa, Zon 30 megas de fibra, que sei a password, no entanto, embora consiga apanhar o sinal, não é estavel por causa da quantidade de curvas que aqquilo dá. Eu moro num 3º andar frente e o cafe esta no r/c traseiras do predio.
No entanto passei a apanhar centenas de outras wireless, uma vez que o sinal em linha recta chega sensivelmente a 1km, mais ou menos, onde mora um amigo meu e eu consigo apanhar a net dele com 3 pauzinhos [bigsmile] [bigsmile] .


grande abraço :smt023

_________________
Um bom casamento exige que o homem seja surdo e a mulher cega.

18 Jul 2012
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: Repeater de sinal wireless
Isso nao e uma antena... e um radio!!!! :smt005 :smt005 :smt005

ligas o PC a isso com um cabo UTP ou por USB?


Se puderes compra um cabo maior e coloca o mais perto possivel do cafe. Se tiveres o cafe por baixo coloca a antena na horizontal.

Dependendo da espessura da placa do teu predio podera ou nao funcionar. :wink:

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

18 Jul 2012
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 54 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 173 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal