Data/Hora: 29 Mar 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 51 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4
 HPV 
Autor Mensagem
Iniciado

Registado: 14 Nov 2014
Mensagens: 2464
Positivos
6
Neutros
1
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem HPV
Li esta noticia, e nem sabia que existia vacina ...

http://hypescience.com/impressionante-queda-em-casos-de-hpv-em-adolescentes-nos-eua-e-devido-vacina/

25 Fev 2016

 
 
Iniciado

Registado: 26 Abr 2016
Mensagens: 3


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: HPV
A respeito do HPV, que é um bicharoco que sempre me interessou, deixo mais umas dicas e desmistificações. Pode conter algumas imprecisões, pois não estudei isto recentemente, mas a ideia que tenho é:

- É uma doença ubiquitária em quem é sexualmente activo. Quase todas as mulheres e homens estarão infectados em algum ponto da sua vida. Muitas vezes o sistema imunitário dá naturalmente conta do recado, outras vezes a infecção torna-se crónica. Os números variam consoante os estudos, mas a cada momento entre 10 a 25% das mulheres sexualmente activas estarão infectadas e aos 50 anos de idade umas 80% já terão tido. Exceptuando um casal que tenha dado o nó virgem e seja fiel a vida toda, ninguém está propriamente a salvo. O perservativo é pouco eficaz na prevenção desta infecção. Por esta razão, a vacina é dada aos 13 anos, antes da maior parte iniciar a sua vida sexual. Depois de terem iniciado não vale a pena.

- A vacina só é eficaz a combater alguns subtipos do vírus, pelo que a ideia que GPs já vacinadas estarão imunes é um erro. A vacinação é uma medida de saúde pública, pretende reduzir o número de cancros reduzindo o número de infecções, mas não os vai eliminar. Estima-se uma redução de cerca de 70%, se não estou em erro. Poupar-se-ão muitos anos de vida a muitas mulheres, mas individualmente ninguém estará protegido desta horrível doença. Por este mesmo motivo, o Program Nacional de Rastreio do Cancro do Colo Uterino vai continuar mesmo para as mulheres vacinadas.

- Isto já é uma opinião pessoal, relacionada com política de saúde, mas acho um grande erro que a vacinação seja dada apenas às raparigas. O cancro oral causado por HPV era uma raridade porque o sexo oral praticado pelo homem era relativamente infrequente em tempos idos. Hoje já não é assim. Os otorrinos já andavam a deparar-se e a discutir este problema há bastante tempo, antes de o conhecimento chegar à comunidade médica em geral. Até há pouco tempo os cancros da orofaringe eram quase todos causados pelo abuso de tabaco/alcóol e geralmente em homens já com alguma idade. Agora emerge um padrão epidemiológico diferente, com o aparecimento de cancro oral em homens mais jovens e não fumadores, associado ao HPV. Neste momento serão mais de metade dos casos assim, se não estou em erro. Lembro-me quando saíu a notícia do Michael Douglas, e visto que ele era fumador, muitos diziam que o mais provável era o cancro ter sido causado pelo tabaco e os minetes serem mera desculpa. Isto é ignorância, é pefeitamente possível distinguir um cancro do outro vendo as células ao microscópio (procedimento de rotina).

- A minha recomendação é que não entrem em pânico. A probabilidade individual de desenvolver este tipo de cancro, estando infectado com HPV, é ainda assim baixa individualmente. Como são muitas as infecções, são muitos os cancros no total, daí as medidas de saúde pública para a sua prevenção e/ou rastreio e tratamento precoce. No entanto, se são fumadores, obesos, sedentários, alimentam-se mal ou gostam de andar de mota a altas velocidades, têm muito mais probabilidade de morrer de um destes problemas do que de um cancro causado pelo HPV. Não encontrei o número preciso, mas olhando para a incidência do cancro e da infecção por HPV, estimo que menos de 1% dos infectados desenvolva a doença.

- O risco pode parecer baixo mas também não quero causar complacência. As meninas (digo isto para quem tem filhas) devem vacinar-se, as mulheres, vacinadas ou não, devem continuar a fazer o rastreio e todos nós devemos evitar riscos desnecessários. Apenas não precisam de andar aterrorizados com isto. Há ameaças à saúde bem mais graves. Eu pessoalmente, embora até seja um pouco hipocondríaco, e tenha este conhecimento, não consigo deixar de dar as minhas lambidelas quando a mulher é apelativa, embora nunca o tenha feito com GPs. Da mesma maneira que não deixo de comer o meu queijinho de vez em quando. A vida torna-se demasiado insonsa se o nosso objectivo for reduzir o risco de todas as doenças a quase zero. E depois aparece sempre alguma contra a qual não se pode faze nada de qualquer forma. Apreciem. Com juízo, mas apreciem.

06 Jun 2016
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 20 Mar 2009
Mensagens: 3482
Localização: No boteco com mais putas.
Positivos
54
Neutros
14
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: HPV
Eu não sou fumador, nem obeso, nem sedentário, alimento-me bem, não ando de mota nem a altas velocidades, mas adoro fazer minetes, faço vários por semana, aliás são muito poucas as GPs a quem não fiz. Acho que corro um risco grande de morrer de um cancro causado pelo HPV. :(

_________________
Não brinques com o coração de uma mulher, ela só tem um!
Brinca antes com as mamas, ela tem duas!

06 Jun 2016
Iniciado

Registado: 20 Fev 2015
Mensagens: 1159
Localização: Planeta Terra


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: HPV
Estorninho Escreveu:
Eu não sou fumador, nem obeso, nem sedentário, alimento-me bem, não ando de mota nem a altas velocidades, mas adoro fazer minetes, faço vários por semana, aliás são muito poucas as GPs a quem não fiz. Acho que corro um risco grande de morrer de um cancro causado pelo HPV. :(

Confrade veja a coisa pelo lado positivo,tem uma legião de fãns á cinta das suas habilidades.

Enviado do meu Rome através de Tapatalk

06 Jun 2016
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 20 Mar 2009
Mensagens: 3482
Localização: No boteco com mais putas.
Positivos
54
Neutros
14
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: HPV
As novas vacinas já protegem vontra 9 tipos de vírus do HPV. :)
https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/nova-vacina-contra-o-hpv-ja-esta-disponivel-e-protege-contra-9-tipos-do-virus?pagina=1

_________________
Não brinques com o coração de uma mulher, ela só tem um!
Brinca antes com as mamas, ela tem duas!

30 Mai 2017
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Ago 2017
Mensagens: 1184
Positivos
26
Neutros
9
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 1 - Andando / Cuscando / Sonegando
Mensagem Re: HPV
Tive a pesquisar sobre HPV, parece que agr há lubrificantes q previnem a transmissao, o carragenio
https://saude-feminina.com/shop/lubrifi ... e-safe-hpv
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16839203

_________________
Dinheiro, poder e sexo.

24 Ago 2017
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 51 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Zé ric e 113 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal