Data/Hora: 28 Mar 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 Mensagem ] 
 Vírus da Hepatite A (VHA) 
Autor Mensagem
Entidade

Registado: 08 Ago 2011
Mensagens: 62


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Vírus da Hepatite A (VHA)
Vírus Hepatite A (VHA)

O que é?
A hepatite A é uma infeção viral causada pelo Vírus da Hepatite A (VHA).

Como se transmite?

O principal modo de transmissão é pelo contacto com material fecal infetado. Pelo que, a transmissão pode ocorrer através de: ingestão de alimentos ou água contaminados; Transmissão sexual/contacto próximo interpessoal com pessoas infetadas. - A transmissão sexual da hepatite A pode ocorrer através da prática dígito-anal-oral e/ou oro-anal (anilingus), por meio do contato da mucosa oral com o ânus de um(a) indivíduo(a) portador(a) da infeção.

Quais os sintomas?
A infeção por VHA pode ser assintomática ou provocar um quadro associado a febre, mal-estar, icterícia, colúria (urina cor de vinho), fadiga, diminuição do apetite, náuseas, vómitos e dor abdominal.
O intervalo entre a exposição ao vírus e o início dos sinais e sintomas clínicos, denominado por período de incubação, varia de 15 a 50 dias. Ou seja, uma pessoa pode estar infetada 50 dias e, sem saber, estar a transmitir.

Tem cura?
O prognóstico pode ser considerado excelente, uma vez que a evolução resulta em recuperação completa e não existem casos de hepatite crónica pelo VHA reportados.

Como prevenir?

A hepatite A pode ser prevenida pela utilização da vacina específica contra o vírus.
No entanto, uma vez que o vírus é eliminado do nosso corpo através do intestino, existem medidas higiénicas fundamentais na prevenção. Nomeadamente a lavagem das mãos depois de ir à casa de banho e antes das refeições, bem como promover a higiene íntima das relações sexuais, através da lavagem da região perianal antes das relações sexuais.

SABIAS QUE …?
Na prática de sexo oro-anal não é possível colocar o preservativo na língua, por isso deves recorrer a outro método de barreira, entre a boca e o ânus.

Já ouviste falar numa banda de látex?
É uma folha retangular e fina de látex, com cerca de 10 x 6 cm. Podes encontra-la em farmácias e sexshops! Mas também podes fazer uma a partir de um preservativo:
1. Corta o reservatório do preservativo na horizontal;
2. Corta o preservativo na vertical;
3. Desenrola e já tens a tua barreira de látex
Depois de teres a tua barreira, coloca-a em cima do ânus com um pouco de lubrificante à base de água, só para ajudar a fixá-la. Por fim, só tens que a segurar com as mãos, para garantires que não sai do lugar.
Tens ainda a opção de fazer uma barreira através de película aderente/papel filme. Corta um pedaço suficiente para cobrir o ânus e usa uma película pouco porosa, para que a saliva não passe para a relação!

Outra dica para evitares o contacto com material fecal é usares luvas de látex!

Qualquer dúvida, contacta-nos!
Tlm: * | * | *
tromba*book: Porto G, APDES

19 Mai 2017

 
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 Mensagem ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: jackson e 109 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal