Data/Hora: 27 Abr 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 539 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 32, 33, 34, 35, 36
 Qual o vosso Clube do Coração ? 

Qual o vosso clube?
Benfica 46%  46%  [ 410 ]
Sporting 26%  26%  [ 229 ]
Porto 20%  20%  [ 182 ]
Outros 8%  8%  [ 71 ]
Total de votos : 892

 Qual o vosso Clube do Coração ? 
Autor Mensagem
Iniciado

Registado: 19 Ago 2023
Mensagens: 3


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Qual o vosso Clube do Coração ?
Citando o poeta "O meu coração só tem uma cor! azul e branco"

Mas com o passar dos anos cada vez quero saber menos da bola

16 Set 2023

 
 
Iniciado

Registado: 10 Mar 2023
Mensagens: 9


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Qual o vosso Clube do Coração ?
Sport Lisboa Benfica :smt049

30 Set 2023
Confreira

Registado: 29 Nov 2023
Mensagens: 135
Localização: Lisboa
Mensagem Re: Qual o vosso Clube do Coração ?
Sport Lisboa e Benfica
Mas ando muito desiludida...

06 Dez 2023
Confrade

Registado: 30 Mar 2008
Mensagens: 579
Localização: Portugal
Positivos
6
Neutros
4
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Qual o vosso Clube do Coração ?
Não posso dizer o nome do meu clube de coração, por questões pessoais e de me identificarem, mas vou dar uma dica: é uma equipa do Campeonato Distrital 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Aveiro - Zona Sul

07 Dez 2023
Suppoter*
Avatar do Utilizador

Registado: 29 Dez 2017
Mensagens: 763
Positivos
71
Neutros
4
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 4 - Ajudando o Forum a Crescer
Mensagem Re: Qual o vosso Clube do Coração ?
O meu coraçom é FCP

_________________
Acompanhante livinglavidaloca poucos namorados me beijaram cá em baixo por mais de dez minutos e conforme a relação alonga o minete encurta

07 Dez 2023
Confreira

Registado: 29 Nov 2023
Mensagens: 135
Localização: Lisboa
Mensagem Re: Qual o vosso Clube do Coração ?
Não deves andar muito contente com o rumo...

07 Dez 2023
Suppoter*
Avatar do Utilizador

Registado: 29 Dez 2017
Mensagens: 763
Positivos
71
Neutros
4
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 4 - Ajudando o Forum a Crescer
Mensagem Re: Qual o vosso Clube do Coração ?
Mesmo nada, mas a vida é assim. Umas vezes ganha-se, outras perde-se. Isto aplica-se ao jogo e aos dirigentes… e não é exclusivo do meu FCP, não achas Analeggins?

_________________
Acompanhante livinglavidaloca poucos namorados me beijaram cá em baixo por mais de dez minutos e conforme a relação alonga o minete encurta

07 Dez 2023
Online
Supporter****
Suppoter****

Registado: 20 Mar 2009
Mensagens: 345
Positivos
41
Neutros
8
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 1 - Andando / Cuscando / Sonegando
Mensagem Re: Qual o vosso Clube do Coração ?
Phallus Escreveu:
Mesmo nada, mas a vida é assim. Umas vezes ganha-se, outras perde-se. Isto aplica-se ao jogo e aos dirigentes… e não é exclusivo do meu FCP, não achas Analeggins?



Tenho muito respeito por esse azul e branco, mas como penso já lhe ter dito prefiro o meu azulão cá de baixo junto aos velhos do Restelo

_________________
Filinto

07 Dez 2023
Suppoter*
Avatar do Utilizador

Registado: 29 Dez 2017
Mensagens: 763
Positivos
71
Neutros
4
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 4 - Ajudando o Forum a Crescer
Mensagem Re: Qual o vosso Clube do Coração ?
É interessante. Sabe que o primeiro jogo de futebol a que assisti foi um FCP - Belenenses, no antigo estádio das Antas? Lá estavam, nos idos de 50, o Matateu e o Jaburu…


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

_________________
Acompanhante livinglavidaloca poucos namorados me beijaram cá em baixo por mais de dez minutos e conforme a relação alonga o minete encurta

08 Dez 2023
Online
Supporter****
Suppoter****

Registado: 20 Mar 2009
Mensagens: 345
Positivos
41
Neutros
8
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 1 - Andando / Cuscando / Sonegando
Mensagem Re: Qual o vosso Clube do Coração ?
Phallus Escreveu:
É interessante. Sabe que o primeiro jogo de futebol a que assisti foi um FCP - Belenenses, no antigo estádio das Antas? Lá estavam, nos idos de 50, o Matateu e o Jaburu…


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


De 1956 em diante assisti a quase todos os jogos no Restelo com o FCP. Não me recordo ir às Salesias

Parece incrível mas era o clube visitante que mais enchia o Estádio e sempre, sempre nos domingos em que o FCP vinha cá abaixo, era o dia em que mais pastéis de Belém se vendiam.

Já agora o confrade sabe por que razão o Capitão da equipa do FCP coloca um ramo de flores junto ao Baixo relevo do Pepe (José Manuel Soares) acompanhado da equipa do FCP? Se não souber diga-me que eu partilho consigo.

Abraço

_________________
Filinto

08 Dez 2023
Suppoter*
Avatar do Utilizador

Registado: 29 Dez 2017
Mensagens: 763
Positivos
71
Neutros
4
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 4 - Ajudando o Forum a Crescer
Mensagem Re: Qual o vosso Clube do Coração ?
Ouvia dizer que foi o primeiro grande jogador do Belenenses e que morreu muito novo e que o FCP, tendo bom relacionamento com o Belenenses, sempre prestou essa homenagem a Pepe


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

_________________
Acompanhante livinglavidaloca poucos namorados me beijaram cá em baixo por mais de dez minutos e conforme a relação alonga o minete encurta

08 Dez 2023
Online
Supporter****
Suppoter****

Registado: 20 Mar 2009
Mensagens: 345
Positivos
41
Neutros
8
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 1 - Andando / Cuscando / Sonegando
Mensagem Re: Qual o vosso Clube do Coração ?
Phallus Escreveu:
Ouvia dizer que foi o primeiro grande jogador do Belenenses e que morreu muito novo e que o FCP, tendo bom relacionamento com o Belenenses, sempre prestou essa homenagem a Pepe


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Em parte é verdade, mas a verdadeira razão tem a ver com um Portugal França na Constituição. Ganhamos 2 - 0 com dois golos do Pepe e nesse mesmo ano ele morre com perto de 20/22 anos. O público do Porto nunca esqueceu essa alegria da vitória sobre os franceses.

Como contrapartida da homenagem do FCP “ Os Belenenses “ quando jogavam nas Antas ou agora no Dragão, entram sempre com a bandeira do FCP aberta na horizontal transportada por toda a equipa.

Tradições que bem vale a pena manter, não esquecer e que servisse de exemplo para todos os Portugueses

_________________
Filinto

08 Dez 2023
Suppoter*
Avatar do Utilizador

Registado: 29 Dez 2017
Mensagens: 763
Positivos
71
Neutros
4
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 4 - Ajudando o Forum a Crescer
Mensagem Re: Qual o vosso Clube do Coração ?
filinto helisio Escreveu:
… a verdadeira razão tem a ver com um Portugal França na Constituição. Ganhamos 2 - 0 com dois golos do Pepe e nesse mesmo ano ele morre com perto de 20/22 anos. O público do Porto nunca esqueceu essa alegria da vitória sobre os franceses.

“ Os Belenenses “ quando jogavam nas Antas ou agora no Dragão, entram sempre com a bandeira do FCP aberta na horizontal transportada por toda a equipa.

Tradições que bem vale a pena manter, não esquecer e que servisse de exemplo para todos os Portugueses

O povo do Porto nunca esqueceu os 4000 que morreram afogados ao fugir das tropas francesas durante a segunda invasão em 1809.
Boas tradições a preservar, sem dúvida


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

_________________
Acompanhante livinglavidaloca poucos namorados me beijaram cá em baixo por mais de dez minutos e conforme a relação alonga o minete encurta

08 Dez 2023
Online
Iniciado

Registado: 16 Mar 2010
Mensagens: 1251
Positivos
45
Neutros
16
Negativos
7



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Qual o vosso Clube do Coração ?
Conhecer a História é importante, fundamental para compreender o presente, e até ajudar em previsões do futuro.

Desde o tempo da Grécia Antiga, e mesmo antes, o desporto era utilizado para canalizar os sentimentos de competição e rivalidade entre grupos, clãs, cidades, tribos e nações.

Havia até tréguas nas guerras para a realização dos jogos olímpicos.
(E sempre era melhor medir forças no lançamento do martelo do que andarem às marteladas uns aos outros... Claro que depois dos jogos continuava-se a guerrear, invadir, saquear e matar...)

O futebol é uma forma de dar sentimentos de pertença a um grupo ou nacionalidade, que sempre foi uma necessidade do ser humano. Mas...

... fazer ligações entre os jogos de futebol e a história dos países é um tanto forçado, e pode ser até perigoso:
Querer a desforra:
-dos franceses que "nos" invadiram há 200 anos;
-dos espanhóis que "nos" fizeram inúmeras guerras e roubaram a independência há 400 anos;
-dos ingleses que fizeram tratados injustos e exploradores por 600 anos;
-dos italianos, ex-romanos, que "nos" invadiram há 2000 anos;
-dos marroquinos que "nos" sequestraram o D. Sebastião há 400 anos, e ainda não devolveram;
-dos holandeses, que "nos" guerrearam há 400 anos;
etc.etc.etc.
...pode não ser muito justo para quem não era nascido na época, e aliás, pode até também levantar questões sobre o passado dos "nossos" egrégios avós...

Transpor para o desporto do presente conflitos e guerras do passado é eternizar rancores e ódios que vêm de quando nenhum de nós era nascido. É dividir o mundo e descriminar os seres humanos, neste caso não pela cor da pele, mas pela cor do passaporte, ou da bandeira, ou da camisa.

As guerras do passado tiveram quase sempre motivações económicas, mas foram sempre usados sentimentos inculcados, de nacionalismos, ou regionalismos, ou outros ismos.

Hoje em dia é o clubismo.

Tem os seus heróis históricos e os seus vilões ou traidores à causa...

Em fenómenos frequentes, o herói passa a vilão, por vezes num instante...

O Eusébio da minha infância era um herói de todos na seleção e na Luz, mas simultaneamente um vilão quando jogava em Alvalade ...

O Jardel da minha maturidade, depois de anos como herói nas Antas e vilão em Alvalade, foi ser herói em Alvalade e vilão nas Antas...

O CR7 da minha meia idade foi um herói nacional em Julho, mas em Setembro marcou um golo pelo seu clube em Alvalade e passou a ser, na expressão de um amigo, o cabrã* do Ronaldo...

A nível nacional, há uns anos, o curioso caso da vitória festejada, sobre o Brasil, com o golo do brasileiro naturalizado português...um caso de Euforia Nacionalista Desportiva Esquizofrénica, ou ENDE, com vários casos semelhantes, mundo afora.

Há muito para refletir sobre isso tudo, para quem for dado a reflexões...

Sobre a pergunta do tópico: fui feito sócio do Sporting dois dias depois de nascer. Fui à bola desde pequeno. Quando tinha idade para pensar por mim, decidi ser eu próprio a escolher de que grupos faria parte. Nunca passei a apoiar outro clube, mas nos anos 90, no mandato de um certo presidente, cheguei a torcer para o SCP perder. Hoje em dia vejo futebol, porque traz emoção, e a minha simpatia vai para o SCP, mas só se jogarem bem; se estiverem a ganhar 2-0 torço para os outros marcarem um golo, para dar mais emoção. Se o Braga ganhar o campeonato ficarei contente, porque nunca ganhou. O meu coração não quer fanatismo. Nem rancores históricos.

10 Dez 2023
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 539 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 32, 33, 34, 35, 36


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 326 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal