Aviões e outros OVIs (Objectos Voadores Identificados)
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Albuquerque
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Aviões e outros OVIs (Objectos Voadores Identificados)
MIG-29 / Eslováquia
27 Fev 2016
Albuquerque
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Re: Aviões e outros OVIs (Objectos Voadores Identificados)
MIG-25 / Rússia
28 Fev 2016
Albuquerque
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Re: Aviões e outros OVIs (Objectos Voadores Identificados)
Mirage 2000 / França
01 Mar 2016
Albuquerque
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Re: Aviões e outros OVIs (Objectos Voadores Identificados)
A NASA quer protagonizar o regresso às viagens comerciais em avião supersónico, mas sem os estampidos característicos da velocidade superior à do som, como acontecia com o Concorde francês.
A estimativa para o primeiro voo comercial é o ano de 2020, se tudo correr como previsto. Até lá, a Lockheed Martin, empresa com a qual a NASA celebrou ontem um contrato de 20 milhões de dólares (18,4 milhões de euros) para concluir o protótipo de demonstração nos próximos 17 meses, vai deitar mãos à obra para ter pronto o novo aparelho que, para já é apenas o avião X - começa sempre por se chamar assim, não é?
"A NASA está a trabalhar arduamente para tornar os voos mais seguros, menos ruidosos e mais amigos do ambiente e, ao mesmo tempo, a desenvolver aparelhos mais rápidos e um sistema de aviação mais eficiente", afirmou Charles Bolden, o administrador da NASA, na reunião em que anunciou o novo avião supersónico, numa cerimónia em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos.
Na ocasião, Bolden lembrou o feito de outro americano, Chuck Yeager, que há quase 70 anos, a 14 de outubro de 1947, bateu pela primeira vez a barreira do som a bordo de um Bell X-1. "Estamos a prosseguir a pesquisa para desenvolver a alta velocidade, com o avião X supersónico muito menos ruidoso", sublinhou o patrão da NASA.
A tecnologia supersónica não ruidosa tem por objetivo que os aviões a velocidades superiores à do som produzam apenas um piar suave em vez dos estampidos brutais que tradicionalmente se produzem à passagem de um aparelho supersónico.
Re: Aviões e outros OVIs (Objectos Voadores Identificados)
SU-34 / Rússia
02 Mar 2016
MikeB
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Re: Aviões e outros OVIs (Objectos Voadores Identificados)
O Chinês J-20 (protótipo de 5ª geração).
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03 Mar 2016
Albuquerque
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Re: Aviões e outros OVIs (Objectos Voadores Identificados)
Destruir um drone alheio pode ter consequências, mas apesar de tudo as pequenas aeronaves comandadas à distância podem causar problemas quando entram em espaço aéreo privado ou restito de alguma forma. Um grupo britânico de engenheiros debruçou-se sobre a questão, e arranjaram uma maneira eficiente e segura de abater drones que entrem onde não devem.
O protótipo chama-se SkyWall 100 e é uma bazuca que lança uma rede capaz de apanhar um drone que esteja a até cem metros de distância. Depois de apanhado o drone, a rede liberta um pequeno paraquedas para que a descida seja mais suave. No vídeo abaixo, pode ver como funcionará esta bazuca.
O sistema também vem com uma mira inteligente que ajuda a calcular a distância e o movimento do alvo, para ajudar o operador do SkyWall 100. A bazuca encaixa no ombro do operador para ser mais fácil de transportar e apontar.
Como relata o site especializado Engadget, ainda não se sabe nada acerca do preço da bazuca quando esta estiver disponível, perto do final do ano.