Data/Hora: 27 Abr 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 85 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
 A pobreza de espírito em Portugal 
Autor Mensagem
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Mai 2013
Mensagens: 11741
Localização: À procura delas
Mensagem A pobreza de espírito em Portugal
O Tinoni tem razão, as diferenças entre direita e esquerda não são grandes. Principalmente se falarmos de pessoas.

Aquilo que mais difere são as ideologias, mas as pessoas que ocupam os cargos de liderança tratam de colocar as ideologias em 2º lugar.

Em Portugal não existe uma extrema direita (pelo menos com assento parlamentar), logo temos centro direita, centro esquerda e extrema esquerda.

Eu nas últimas eleições tenho ido para o centro direita, pois acredito numa economia de mercado, onde o estado é pouco mais do que regulador. Penso que seja a melhor forma de enriquecer um povo. O peso do estado não pode ser um travao ao crescimento da economia. Para mim seria sempre menores despesas e menores impostos. Para isto ser perfeito teria de haver um estado regulador efetivo, mas aí acho que se falha muito.

Para mim, os partidos de esquerda prometem, prometem, mas nunca dizem como pagam. Infelizmente neste mundo as coisas pagam-se. Eu já não tenho idade para acreditar em utopias. Sei bem que quem se encontra no desespero, vê nestas promessas irrealistas uma esperança, mas tal como um cartão de crédito que nos dá o que queremos hoje, terá de ser pago amanhã.

Todos cometemos erros nos votos, eu cheguei a votar no Sócrates na primeira legislatura ](*,) ](*,) , mas ele conseguiu duplicar a dívida pública e levar-nos ao resgate :smt013.

As pessoas prometem muito e muitas vezes até acreditam naquilo que dizem, mas depois no momento da decisão vão no sentido errado da ideologia. Quantos fervorosos "adeptos" do PCP ou Bloco de esquerda não tem empregadas domésticas em que lhe pagam em dinheiro sem qualquer vínculo? Ou que tem empresas em que metade recebe a recibos verdes? (Eu conheço 1 pelo menos). Quantos países não veem na revolução de esquerda uma hipótese de acabar com o fascismo e adoptar uma social democracia com um líder carismático que derrubou o fascista, em que passados alguns anos se percebe que é precisamente a mesma merda? Quantos países conhecemos onde o povo vive bem controlado por regimes de esquerda?

Direita ou esquerda, quando estão no poder as pessoas tendem a ser diferentes daquilo que apregoam, por isso para mim, quanto menor a intervenção do estado sobre as nossas vidas melhor.

Com isto não digo que não tem de haver direitos fundamentais, como o direito á saúde, educação ou justiça. Não estou é seguro se estas tem de ser "dadas" por um estado tendencialmente burocrático, despesista, corrupto e pouco funcional. O estado deveria ser quase exclusivamente regulador.

_________________
Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.

23 Dez 2016

 
 
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Jan 2008
Mensagens: 6402
Mensagem Re: A pobreza de espírito em Portugal
Genericamente, estou de acordo! :smt023

23 Dez 2016
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 21 Abr 2015
Mensagens: 1096
Localização: No fim da rua.
Positivos
60
Neutros
13
Negativos
3



TD's nos últs 90 dias: 6 - Expert
Mensagem Re: A pobreza de espírito em Portugal
Pergunta, não sei bem se para o PS se para o Bloco de esquerda;

Quem tem uma casa de 500 mil euros é um capitalista opressor da classe trabalhadora, deve ser castigado com um novo imposto. Quem tem 500 mil euros em dinheiro e decidiu apostar na família espírito santo é um pequeno investidor que foi enganado, e tem que ser resgatado com o dinheiro de todos nós. É isto, não é?

_________________
Bons carroceis...

23 Dez 2016
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Mai 2013
Mensagens: 11741
Localização: À procura delas
Mensagem Re: A pobreza de espírito em Portugal
:smt005 :smt005 :smt005

Essa pergunta está brutal :smt023

Não pelos investidores do papel comercial, mas principalmente pelos ricalhaços capitalistas que têm uma casa acima de 500.000€.

_________________
Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.

23 Dez 2016
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 28 Out 2010
Mensagens: 5697
Positivos
140
Neutros
7
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A pobreza de espírito em Portugal
Sabem... eu quando vejo "discursos" como estes, intitulo-os de "mais um desesperado de esquerda"... :no:

Porquê? Porque eles próprios sabem que o que escrevem NÃO É VERDADE [-X (como se a descrição do chamado "pobre de direita" não pudesse ser também de um "pobre de esquerda"... :-k ) mas continuam qual saga infundida por Marx, Trotsky ou pelas tshirts do Che... :smt003 a usarem o velho lema: "uma mentira contada muitas vezes passa a ser verdade"... badd

Esse desespero de esquerda é visível em todo o lado... :smt045 porque vão dando conta que os grandes debates políticos (nomeadamente nas nações mais poderosas) fazem-se à direita: entre uma extrema direita nacionalista e um centro direita de cunho patriota. :-k Ou seja o Brexit pode ser travado por quem? Pelos conservadores. :smt045 Le Pen pode ser parada por quem? O centro-direita gaulês. :smt045 A emergente extrema direita alemã só pode ser derrotada por quem? Angela Merkel e o seu partido (coligação). :smt045 Em altura de crise de oportunidades ("no país delas") económicas nos EUA (bem maior peso no resultado do que a política externa) para onde os americanos se voltaram? Para os republicanos, para Trump (mesmo com a maior campanha anti já vista em alguma eleição desenvolvida pelos "media")!!! :smt045
Ou seja o desespero da esquerda e seus simpatizantes é que sabem que mesmo nesta altura de profunda crise dos mercados (quiçá tb naquilo que é o capitalismo e os seus ideais...), não são eles a capitalizar simpatias e afins... [-X

Quanto a mim contínuo inamovível nas minhas opiniões. :smt045
As ideologias de esquerda (também hoje em dia e cada vez mais as ideologias de um qq posicionamento político... são secundárias :-k ) no papel são todas muito bonitas e tal... passadas à prática... é só olhar para Cuba, Venezuela, Coreia do Norte, Angola, para o Brasil da herança do Lula ou para a antiga União Soviética... Priceless ou então não... [bigsmile]

Quanto à idiotice de Portugal, e África, e Burkina Faso no meio... :no: enfim só posso tomar como uma brincadeira natalícia... senão homem... viaje e veja com os seus próprios olhos o que não pode (nem deve) ser assim tão levianamente comparado... :smt009 badd

PS - Quanto ao(s) texto(s) que originaram o tópico? :-k É claro que me defino como "rico de direita"... :smt003 pois se não me revejo em nada daquilo que escreveram e continuo a ser de direita... :-k só posso ser rico (ah e de espírito tb)!!! [bigsmile]

_________________
Sempre me disseram... não fodas amanhã o que podes foder hoje!

23 Dez 2016
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Jan 2008
Mensagens: 6402
Mensagem Re: A pobreza de espírito em Portugal
Felizmente hoje só vejo textos onde me revejo...

Filipe :smt023

23 Dez 2016
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 21 Abr 2015
Mensagens: 1096
Localização: No fim da rua.
Positivos
60
Neutros
13
Negativos
3



TD's nos últs 90 dias: 6 - Expert
Mensagem Re: A pobreza de espírito em Portugal
FCP :smt045 :smt045

_________________
Bons carroceis...

23 Dez 2016
Iniciado

Registado: 03 Fev 2012
Mensagens: 89
Neutros
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A pobreza de espírito em Portugal
Distintos confrades,


O poder transforma as pessoas, disso não há dúvidas... Totalitarismos, sejam de direita, sejam de esquerda, já sabemos para onde nos levarão, daí que por exemplo, me pareça que a onda populista do Donald Trampa (o putativo patrono da classe trabalhadora que usa fatos com botões de diamante, OMG) venha a deixar um mundo ainda mais caótico daqui a 4 anos do que aquele que o Trampa encontrou (isto porque alguém falava por aí na figura do Trampa)...

Sou defensor acérrimo da economia de mercado (embora com regras claras e transparentes - havia alguém por aí que falava em regulação e em Estado Mínimo como forma a evitar a corrupção, ideias com as quais concordo de forma veemente), daí que não continue a perceber o facto de ter sido rotulado logo de início como "Bloquista" e outros predicados ainda mais indelicados...

Há todavia algo que me faz uma tremenda confusão: o facto de se confundir defesa de direitos humanos com sindicalismo ou com simpatia por ideologias de esquerda (no caso em apreço, extrema-esquerda) mas deixo no ar uma questão (que espero que alguém me possa responder de forma satisfatória): Porque é que em Portugal sobrevive o Partido Comunista mais ortodoxo do mundo Ocidental e porque é que os náufragos do Comunismo recolhidos em torno do Bloco de Esquerda por aqui (Portugal), pelos vistos têm terreno fértil, quando democracias liberais noutras latitudes um pouco mais higiénicas que Portugal (cito o caso do Reino Unido onde ao que parece, o que mais se parece com um Partido Comunista não colherá nem meia centena de votos em eleições de âmbito nacional com um universo eleitoral cinco ou seis vezes maior que o nosso)? Não haverá por lá um sistema democrático e um sistema económico um nadinha mais são que o nosso que justifiquem a ausência de seguidores dessas ideologias? Não será o típico "capitalista" tuga que ainda vive nos tempos das roças de cacau de São Tomé e Príncipe e a colocar em prática o modelo de relações laborais dos primórdios da primeira revolução industrial que justificarão a existência do PCP e do BE?

Bom, quanto à sugestão caricatural que me foi feita relativamente ao empreendedorismo (que eu defendo e que nunca ataquei, se bem atentarem nas minhas palavras), nem tanto ao mar, nem tanto à terra... Conheço róis de exemplos desses (embora naturalmente noutros sectores de actividade da economia registada) em que a esperteza saloia (muito à tuga) se misturou com o sentido de oportunidade, levando o chamado "empreendedor" a esmifrar quanto pode da empresa deixando atrás um rasto de dívidas e de vigarizados para de seguida se meter ao fresco com a massa... Trabalhadores e fornecedores que ficaram a arder e no que toca trabalhadores, muitos a passar fome... Penso que não será isto que aqui se defende no fórum como modelo de empreendedorismo, ou será que é? É que disto, conforme já disse anteriormente, qualquer um que não tenha escrúpulos ou vergonha, é bem capaz de fazer... E isto leva-nos ao cerne da questão: falta formação e mesmo educação básica a muita desta gente e isso traduz-se na facto de sermos um país com défices de vária ordem porque se é verdade que o Povo falha, não é menos verdade que o Povo é o reflexo das elites que temos e que eu não me escuso de qualificar em muitos casos de mentecaptas e de ignaras...

28 Dez 2016
Online
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Out 2010
Mensagens: 10707
Positivos
89
Neutros
8
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 4 - Ajudando o Forum a Crescer
Mensagem Re: A pobreza de espírito em Portugal
manolito Escreveu:
Porque é que em Portugal sobrevive o Partido Comunista mais ortodoxo do mundo Ocidental e porque é que os náufragos do Comunismo recolhidos em torno do Bloco de Esquerda por aqui (Portugal), pelos vistos têm terreno fértil


É a única questão que teria realmente piada ser discutida. E, já agora, porque é que foram justamente essas duas formações políticas a tornar possível a chamada "geringonça"? (só um detalhe: o PC Grego é muito mais intratavelmente ortodoxo do que o PCP)

28 Dez 2016
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 28 Out 2010
Mensagens: 5697
Positivos
140
Neutros
7
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A pobreza de espírito em Portugal
Realmente isso mesmo já me perguntei muitas vezes... :-k :-k :-k e não consigo chegar a uma conclusão que não seja a de sermos ainda um país ideologicamente atrasado. :smt022 Mas lá está é só a minha opinião... :mozilla_tongue:

_________________
Sempre me disseram... não fodas amanhã o que podes foder hoje!

28 Dez 2016
Online
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Out 2010
Mensagens: 10707
Positivos
89
Neutros
8
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 4 - Ajudando o Forum a Crescer
Mensagem Re: A pobreza de espírito em Portugal
Filipe C Pinto Escreveu:
não consigo chegar a uma conclusão que não seja a de sermos ainda um país ideologicamente atrasado.


Demasiado fácil. A França que, se tudo correr mal, votará na Le Pen é ideologicamente mais "avançada"?...

28 Dez 2016
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Jan 2008
Mensagens: 6402
Mensagem Re: A pobreza de espírito em Portugal
O PC português soube com inteligência, criar várias condições para isso não acontecer.

1a lideranças fortes( Álvaro Cunhal e Jerónimo de Sousa, Carvalhas foi fraco e foi a pior fase dos comunas).
2a a cultura de partido, quase vista como uma religião.
3a a forte implantação nos sindicatos, que começou com a cintura industrial de Lisboa.

Já o Bloco é um fenômeno de moda, com alguns dirigentes marcantes, como foi Louça e agora a Catarina...

Veremos até quando...

28 Dez 2016
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Mai 2013
Mensagens: 11741
Localização: À procura delas
Mensagem Re: A pobreza de espírito em Portugal
Portanto o manolito ataca de todas as maneiras e feitio as pessoas que votam á direita, mas depois diz que é um defensor acérrimo de uma economia de mercado, com mínima intervenção do estado. Fiquei confuso :-k

Depois descobrimos que criticar quem vota á direita é acima de tudo defensor dos direitos humanos :smt107

O problema do trump são os fatos com botões de diamantes :smt045 :smt045 :smt045 . Já eu acho que esse é o último dos problemas dele. Curiosamente não me importava de ter 1 ou 2 fatos desses. Aliás eu farto-me de trabalhar para ser rico.....sim eu quero ser rico. Peço desculpa a quem acha que somos todos iguais e que não deveriam haver ricos.....mas eu gostava mesmo de ser rico :smt045 :smt045

Logo após o 25 de Abril (acho que em 1975), dizia cheio de orgulho um alto dignatário português numa visita á Suécia: "Em Portugal estamos a conseguir acabar com os ricos". Ora o Sueco respondeu: "Pois aqui estamos a fazer tudo para acabar com os pobres". São pontos de vista, mas acho que o sueco era bem mais inteligente. Para alguns acabar com os ricos é justiça social.

Mas a frase mais engraçada foi mesmo a de que as elites tem o povo que merecem. Que me desculpe o confrade manolito, mas eu acho que o povo tem as elites que merece. Vivemos em democracia e os líderes são o reflexo do povo, não o inverso.

Quanto ao facto de ainda termos o PCP e o BE, ao contrário de outros países. A resposta para mim é óbvia e simples. É um problema de educação e cultura.

_________________
Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.

28 Dez 2016
Online
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Out 2010
Mensagens: 10707
Positivos
89
Neutros
8
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 4 - Ajudando o Forum a Crescer
Mensagem Re: A pobreza de espírito em Portugal
Matic Escreveu:
O problema do trump são os fatos com botões de diamantes :smt045 :smt045 :smt045 . Já eu acho que esse é o último dos problemas dele. Curiosamente não me importava de ter 1 ou 2 fatos desses. Aliás eu farto-me de trabalhar para ser rico.....sim eu quero ser rico. Peço desculpa a quem acha que somos todos iguais e que não deveriam haver ricos.....mas eu gostava mesmo de ser rico


Eu acho mesmo é que não deveria haver quem escrevesse "não deveriam haver ricos" em vez de "não deveria haver ricos". Mas isso devem ser mariquices "elitistas" e "intelectuais" de quem despreza os self made men... mesmo que o Trump tenha começado com um milhão do papá.

E fatos com botões de diamante... ... que foleirada.

Matic Escreveu:
dizia cheio de orgulho um alto dignatário português numa visita á Suécia: "Em Portugal estamos a conseguir acabar com os ricos". Ora o Sueco respondeu: "Pois aqui estamos a fazer tudo para acabar com os pobres".


É lenda, apenas lenda e só lenda. Mas, na lenda, eram o Otelo Saraiva de Carvalho e o Olof Palme. E, evidentemente, o Palme tinha razão.

Matic Escreveu:
Quanto ao facto de ainda termos o PCP e o BE, ao contrário de outros países. A resposta para mim é óbvia e simples. É um problema de educação e cultura.


Como disse antes, demasiado simples. E é por causa das explicações demasiado simples que eles perduram.

29 Dez 2016
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Mai 2013
Mensagens: 11741
Localização: À procura delas
Mensagem Re: A pobreza de espírito em Portugal
Mas tu és o inquisidor do português? :smt013 :smt013 :smt013 Agora vou ter de voltar a reler os meus textos senão depois tenho de te aturar :smt013

Sim, eu sei que foi o Otelo (supostamente), mas se eu atacasse um capitão de Abril, depois de dizer que das últimas vezes votei á direita, ainda me acusavam de ser fascista.

E para terminar, só porque me estás a melgar, eu não queria os fatos com diamantes, mas sim a capacidade de os poder comprar. Sei que percebeste que eu estava a ser irónico, por causa da crítica que neste país se faz aos ricos, pois para além do conceito de rico ser absurdo, parece que é imoral ou errado ser rico ou querer sê-lo.

_________________
Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.

29 Dez 2016
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 85 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 290 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal