Data/Hora: 28 Mar 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 85 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
 A pobreza de espírito em Portugal 
Autor Mensagem
Confrade

Registado: 08 Jan 2013
Mensagens: 558
Positivos
12
Neutros
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem A pobreza de espírito em Portugal
Partilho aqui um texto visto no FB, que acho muito relevante. Diz muito sobre as recentes questões políticas no nosso país.

Na verdade, acho este texto muito mais relevante do espírito do médio português (ou devo dizer "tuga"?), não só na política.

Enfie ou não a carapuça, diga o que acha. Ah, e não ligar muito ao epíteto "de direita", parece-me bem mais abrangente. E parece-me tudo verdade. Infelizmente.



O POBRE DE DIREITA
Por estes dias uma deputada que admiro, fez sair com um simples discurso, todo o esplendor de um tipo de português que observo há bastante tempo, o "pobre de direita".

O pobre de direita é um espécie de ser humano minimalista, tipo homem IKEA.

O pobre de direita reduz tudo o que sabe a ideias simples que aprende uma vez, nunca coloca em causa e que passa aos descendentes não como aprendizagem mas sim como moral.

O pobre de direita reduz a economia do país às contas de mercearia lá de casa e é tudo o que ele precisa de saber. O pobre de direita recebe um salário baixo e usa o ditado "No poupar é que está o ganho",e acha que os países são governados assim, tal como a sabedoria popular, e por isso aplaude discursos de direita sobre a necessidade de investimento feito por estrangeiros que pagarão no seu país, menos impostos pelos seus lucros do que ele pelo seu trabalho.

O pobre de direita reduz a classe social a três tipos: ele próprio que por menos que ganhe é de classe média porque trabalha; os pobres que para o serem verdadeiramente têm de se vestir como pobres, cheirar mal e ser sempre agradecidos na altura da esmola que lhes dá por vezes para se sentir melhor consigo próprio; Os ricos, ou de "classe alta" que são sempre os que vestem gravata e principalmente os que ele considera como seus superiores, nestes incluem-se como é óbvio sempre o seu chefe, ou alguém que tenha terminado a licenciatura a quem ele trata sempre por doutor ou para ser exacto "o xotôr".

O pobre de direita é moderadamente fascista, moderadamente homofóbico e moderadamente racista. Ouviu falar a outros sobre a disciplina de Salazar - porque nada sabe de história contemporânea - e fala com o seu taxista favorito acerca disso sempre que a CMTV faz uma reportagem sobre um homicídio qualquer. Chama aos gays, "paneleiros" e tem sonhos eróticos que envolvem partilhar a cama com duas lésbicas, fala bem a alguns negros de confiança lá do bairro, mas olha em volta quando diz uma piada sobre pretos.

O pobre de direita jamais em caso algum admite ser fascista, racista ou homofóbico em ocasiões formais ou quando discute política com alguém que tenha lido um livro a mais do que ele. Por vezes o pobre de direita até apresenta como prova deste seu estado, o facto de ter um amigo preto ou dizer que nada tem contra "paneleiros" desde que estes não o chateiem.

O pobre de direita é totalmente islamofóbico apesar de nada saber sobre o Islão e achar que Muhammad Ali era apenas a alcunha fofinha do "maior de todos os tempos".

O pobre de direita acha que esta cena da violência doméstica está fora de moda e tem algum pudor de falar disso quando afecta os amigos do café, mas repete e segue o que ouviu do seu pai "Entre marido e mulher ninguém mete a colher, e é bom que lá em casa ela se porte bem senão é estalada naquela tromba que vai de pinote", até porque lá em casa só um é que deve "vestir as calças". Isto apesar da esposa do pobre de direita não vestir saias porque o pobre de direita acha que saias acima do joelho são para as GPs.

O pobre de direita reduz a sua formação política a quatro comentadores de eleição: Medina Carreira e Camilo Lourenço para a economia, Marinho e Pinto para a justiça e Pedro Arroja para a crítica social. A CMTV é o seu canal de eleição, apesar de jurar a pés juntos que vê a RTP2, achando erroneamente que que o magazine cultural "Acontece" ainda está no ar.

O pobre de direita costumava ver a SportTV mas desde que descobriu a internet vê os jogos do seu clube com um atraso de 5 minutos só para não pagar adesão "aqueles chulos", compra DVD's ao cigano que os vende lá no café do bairro mas acha piada ao sapo na porta, cujo significado não percebe lá muito bem e acha que se devia apoiar mais a cultura deste país de pessoas incultas nas quais como é óbvio ele não se inclui.

O pobre de direita descobriu o tromba*book com uns anos de atraso, mas desde que o tem, passa grande parte do tempo a publicar frases da "Chiado Editora" de livros que nunca leu ou irá ler, e fazer o milésimo repost acerca da cantina da Assembleia da República onde ele acha que se come mesmo faisão todos os dias (apesar de ele não saber bem o que é faisão), dos salários das estrelas da RTP que ele acha que são mesmo aqueles, mas acima de tudo dos salários e pensões dos políticos que ele compara com a Suécia por viu um vídeo.

O pobre de direita adora vídeos porque tornam as coisas mais simples de perceber. É claro que se o pobre de direita vir um político famoso em campanha com as câmaras atrás ou uma estrela de televisão em gravação logo atravessa a rua para cumprimentar "o xotôr" ou a menina que "gosta muito de ver na televisão".

O pobre de direita tem uma biblioteca que lhe ocupa uma prateleira lá em casa constituída por livros cuidadosamente escolhidos para coincidir com a decoração da sala e onde se deve incluir sempre uma edição do sagrado triunvirato literário de qualidade, José Rodrigues dos Santos, Pedro Chagas Freitas e, é claro, uma cópia de "Equador" do Miguel Sousa Tavares. Alguém ofereceu no Natal ao pobre de direita um livro do Saramago, mas ele nunca o leu.

O pobre de direita diz-se católico e conservador como gente de bem que se preze, mas quase nunca põe os pés numa igreja, não consegue recitar três dos dez mandamentos e "dava uma trancada" na vizinha do terceiro esquerdo que também é casada mas anda a pedi-las e toda a gente do bairro sabe disso.

O pobre de direita por vezes vive num bairro social mas é totalmente contra o RSI, que toda a gente sabe é um subsidio que os esquerdalhos inventaram para que os ciganos votassem neles.

O pobre de direita quando era novo era um "ganda maluco", uma vez até fumou um charro e foi ao Porto ver um jogo com a claque do seu clube.

O pobre de direita fica mais furioso que o seu clube tenha perdido o campeonato nacional de futebol do que o seu filho tenha chumbado o ano.

O pobre de direita todos os anos tem dificuldades em comprar os manuais escolares para o seu filho único poder estudar, mas apoia a luta dos pobres professores dos colégios privados que vão ficar sem emprego por causa de comunas como o Mário Nogueira que nunca fez nada na vida, e ele sabe disso porque quem lhe disse foi um primo da mulher que conhece um vizinho dele, que está por dentro destas coisas.

O pobre de direita tem um problema com a actividade de lenocínio porque acha que todo o país a pratica, menos ele. Assim o pobre de direita acha que os funcionários públicos são chulos; os professores são chulos; os médicos são chulos; os enfermeiros são chulos; os advogados são chulos; os políticos são chulos; os polícias são chulos. E o pobre de direita acha isso quando eles estão em protesto ou quando fazem greve. Sim porque o pobre de direita odeia acima de tudo, gajos que fazem greve. Apesar de odiar greves o pobre de direita reclama com os aumentos baixos ou inexistentes que o seu patrão lhe dá. Patrão que odeia e a quem também chama chulo, mas que não se atreve a começar o dia de trabalho sem passar pelo seu escritório e cumprimentar.

O pobre de direita jamais seria sindicalizado até porque primeiro o patrão não deixa e segundo toda a gente sabe que o dinheiro dos sindicatos vai todo para a "Festa do Avante". É claro que quando o pobre de direita é despedido porque a fábrica encerrou vai a correr ao sindicato mais próximo pagar seis quotas porque não tem dinheiro para o advogado.

O pobre de direita tem uma paixão por demagogos, ou seja "gente que fala a língua cá da nossa gente". Entre os heróis do pobre de direita, contam-se Vale e Azevedo; Bruno de Carvalho; Pinto da Costa e Marinho e Pinto. O pobre de direita chegou até a ter uma paixão secreta por Sócrates mas que agora foi publicamente substituída pelo Juiz Carlos Alexandre, que é do tipo de homens que este país precisa para entrar na linha.

O pobre de direita adora chicos espertos - gente que se safa - mas também vigilantes e figuras autoritárias. O pobre de direita está sempre a defender a morte dos violadores e ladrões afirmando que se que se fosse com ele estariam todos mortos ou "capados", isto apesar de evitar sempre "confusões" e achar que no fundo estas miúdas de hoje em dia também são violadas porque se calhar "também provocam um bocadinho". Ou seja o pobre de direita é assim uma espécie de justicialista covarde pacifista genéticamente modificado.

O pobre de direita no fundo acha que aquela casa na sua terra que o pai lhe deixou mais o apartamento que está a pagar ao banco na Rinchoa valem mais de 500 mil euros, isso porque nunca leu sequer a caderneta predial da sua própria propriedade. A única coisa que sabe sobre fiscalidade, e a sua relação com a sua própria vida financeira, é o que lhe diz o vizinho que lhe preenche o IRS - também ele um pobre de direita - e o que lhe explica o José Gomes Ferreira na televisão.

O pobre de direita odeia a Mariana Mortágua, porque está absolutamente convencido que esta quer taxar aquela conta bancária que ele mantém quase sempre abaixo de zero, endividando-se cada vez mais, a cada mês que passa ao seu banco de sempre, a quem ainda agradece o facto de este lhe vender o dinheiro cujo peso o torna num escravo perpétuo do sistema que o vicia em crédito.

O pobre de direita sabe que nunca ficará rico a trabalhar, sabe - mesmo que instintivamente - que o sistema não funciona a seu favor, mas acredita nas estórias dos supostos construtores de impérios que, sem sorte e sem ajuda alguma, foram de mecânicos a donos da Maserati.

O pobre de direita acredita nas cartas virais das professoras poupadinhas e acredita nelas pela simples razão de que tem de acreditar para poder suportar sem enlouquecer, a infinita corrida de ratos que é a sua vida mas também o suporte do sistema capitalista de raiz oligárquica em que este país vive há mais de dois séculos.

A razão porque o pobre de direita odeia agora Mariana é porque ela se colocou entre o pobre de direita e o seu sonho acordado de que está ao mesmo nível de oportunidades de ascensão social de Jorge Coelho, Ferreira do Amaral ou Horta Osório e detesta que lhe demonstrem a mentira que isso é.

Amanhã o pobre de direita achará outra coisa que odiar, até porque se alguma coisa existe em que o pobre de direita é bom é a odiar, isto é claro, se não houver um jogo de futebol na televisão.

O pobre de direita é triste porque não sabe o quão pobre é...em valor tributável mas acima de tudo em espírito.

O pobre de direita foi Salazar, foi Cavaco, foi Relvas, Portas e agora é Passos.

"Como eu tenho horror a pobre"
...de direita.

24 Set 2016

 
 
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Mai 2013
Mensagens: 11741
Localização: À procura delas
Mensagem Re: A pobreza de espírito em Portugal
Texto pobre de espírito que nem para skech humorístico servia. Se fosse o sinel de cordes a dizer isto podia até ter alguma (pouca) graça.

A conotação "direita" não tem ponta por onde se lhe pegue e mesmo se excluirmos isso e formos para o abrangente (o que não é o caso, pois isto é um texto político de esquerda contra direita), nunca vamos encontrar o tuga, a não ser a espaços.

Não é o tuga de direita que é xenófobo, mas sim quem escreve isto, que sofre de algum tipo de xenofobia política.

_________________
Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.

24 Set 2016
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Jan 2008
Mensagens: 6402
Mensagem Re: A pobreza de espírito em Portugal
Aqui está o meu retrato escarrapachado, a cores e em directo...

Com todos os defeitos, pobre e ainda por cima de direita... [bigsmile]

24 Set 2016
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Jan 2008
Mensagens: 6402
Mensagem Re: A pobreza de espírito em Portugal
Esqueci- me de dizer, que ando sempre de palito no canto da boca, cuspo para o chão, dou piropos de cariz sexista às garotas que vejo na rua, maltrato animais, especialmente gatinhos, faço assédio sexual a todas colegas de trabalho, principalmente psicológico, incentivo os meu putos a fazer bulling aos colegas amaricados e claro apoio entusiasticamente Trump nas eleições americanas...

E sempre pobre de espírito e de direita... [bigsmile]

24 Set 2016
Confrade

Registado: 19 Set 2011
Mensagens: 1585
Localização: Grande Porto


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A pobreza de espírito em Portugal
Este texto não me diz nada. Sou milionário e bloquista. [bigsmile]

24 Set 2016
Iniciado

Registado: 29 Ago 2008
Mensagens: 160


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A pobreza de espírito em Portugal
http://observador.pt/2016/09/23/costa-u ... ade-ideal/

Enviado do meu SM-G935F através de Tapatalk

24 Set 2016
Confrade

Registado: 18 Mar 2011
Mensagens: 2452
Positivos
11
Neutros
5
Negativos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A pobreza de espírito em Portugal
Ora aqui está o meu retrato fiel feito pelos gajos (e gajas) de esquerda. Pela riqueza da análise imaginamos logo a qualidade desse pessoal.
Só para terem uma ideia da minha estupidez vejam que eu até tive a minha reforma aumentada em pouco mais de uma foda low-cost, pelo que ouço ainda vou melhorar mais com o fim da sobretaxa e no entanto continuo a torcer o nariz ás politicas da esquerda inteligente. Só mesmo um gajo muito estúpido como eu não acredita nos "amanhãs que cantam" .

24 Set 2016
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 06 Mai 2009
Mensagens: 1643
Localização: Peraiqeujavenho
Positivos
34
Neutros
7
Negativos
13



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A pobreza de espírito em Portugal
Pois...
Os que se preparam para levar a tugolândia à glória da 4ª bancarrota a seguir ao 25/4 é que são inteligentes =D>

_________________
As mais belas palavras são ditas no silêncio de um olhar

18 Out 2016
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 28 Out 2010
Mensagens: 5697
Positivos
140
Neutros
7
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A pobreza de espírito em Portugal
Realmente que texto tão pobre, limitado e triste!!! :no: :no: :no:

Enfim... badd a União Soviética e a Jugoslávia é que estão a dar... :smt045 ai não "pera aí" parece que acabaram... :smt107

Olhe sempre tem a Venezuela (que ouço dizer que é uma maravilha... :roll: ) e Cuba (aproveite agora que parece que até a "revolucion" do Fidel e amigos tem os dias contados)... 8)

Quanto a nós... :-k bem e como já foi dito: aguarda-se uma nova intervenção exterior a qq altura... :-k e sempre com os mesmos no "poleiro" a tal de esquerda progressista... :idea:

_________________
Sempre me disseram... não fodas amanhã o que podes foder hoje!

04 Nov 2016
Confrade

Registado: 03 Jan 2011
Mensagens: 442
Localização: No meio... onde se está bem
Positivos
51
Neutros
13
Negativos
6



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A pobreza de espírito em Portugal
Os agora "ricos de esquerda" (por contra-posição) ainda não entenderam (ao fim de um ano) que agora não são oposição para passarem 100% do tempo a criticar os outros (ie, quem governa), mas são a "posição" que tem que assumir a responsabilidade de governar. Como lhes está nos genes, re-re-re-re-qualquer-coisa-e-tudo-o-mais-que-mexe, até acabar o dinheiro (dos outros, claro). Nessa altura, culpam os outros e deixam que a direita limpe a m**** que fizeram, continuando a culpar tudo e todos (agora a moda é a EU). Será esterotipada esta visão? A realidade, infelizmente mostra que não...

10 Dez 2016
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Mai 2013
Mensagens: 11741
Localização: À procura delas
Mensagem Re: A pobreza de espírito em Portugal
É um discurso vazio, de quem nada tem para dizer.

Curiosamente este governo tem cumprido as metas de Bruxelas, segundo os coeficientes deles (embora com muita merda empurrda com a barriga e varrida para baixo do tapete), pelo que a extrema esquerda apoiando o governo, apoia Bruxelas, logo apoia a austeridade.

Por isso falam á toa, porque tem de dizer alguma coisa......mas não dizem nada de jeito.

_________________
Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.

11 Dez 2016
Confrade

Registado: 16 Out 2010
Mensagens: 223
Positivos
18
Neutros
2
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A pobreza de espírito em Portugal
Está bem apanhado. A direita vende o sonho de "ser rico" como se alguém ficasse rico a lavar escadas.

11 Dez 2016
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mensagens: 9954
Mensagem Re: A pobreza de espírito em Portugal
Tenho que confessar que não li o texto; apenas li os posts que se seguem, muito em diagonal. Digo apenas uma coisa: não estou a ver um resgate a aproximar-se; se isso acontecer, engolirei as minhas palavras, mas estou plenamente convencido de que tal não vai suceder.

11 Dez 2016
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 05 Set 2011
Mensagens: 3002
Positivos
53
Neutros
3
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A pobreza de espírito em Portugal
Hammurabi Escreveu:
Está bem apanhado. A direita vende o sonho de "ser rico" como se alguém ficasse rico a lavar escadas.

:smt023 isso é verdade mas a esquerda caviar além de mal educada badd(sou 100% republicano) também vende a ideia k um zé qualquer só porque herdou o casebre e 100 m de terreno do velhote lá na aldeia em santa con* do assobio , no meio do cu do judas já é um latifundiário rico [bigsmile] e tem de pagar impostos extra e coisa e tal.

13 Dez 2016
Confrade

Registado: 03 Jan 2011
Mensagens: 442
Localização: No meio... onde se está bem
Positivos
51
Neutros
13
Negativos
6



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A pobreza de espírito em Portugal
Porque será que a maioria dos antigos países de leste, aqueles que experimentaram o comunismo ou socialismo, depois de entrarem na democracia optaram quase todos por sistema flat rate de IRS?? A Roménia 15%, na Rússia 10%, na Lituânia 15%, na Bulgária 10%. Terão aprendido algo que no ocidente ainda não aprendemos?

13 Dez 2016
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 85 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 120 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal