Data/Hora: 28 Mar 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ] 
 Problemas no meu novo PC 
Autor Mensagem
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 23 Fev 2009
Mensagens: 381
Positivos
5



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Problemas no meu novo PC
Estou fulo da vida... :smt013

Agora que fiz o upgrade á minha máquina (Asus P8Z77-V LX, i5 3570k, 8 GB DDR3, Asus HD Radeon 7770, 4 discos SATA II e 1 SSD SATA III), o PC volta e meia bloqueia e apenas por algumas vezes aparece a tão famosa mensagem a dizer que "O controlador de visualização AMD driver deixou de responder e recuperou com êxito", ainda hoje bloqueou duas vezes e não apareceu nada no écrã, tive de fazer um hard boot.

Reparei que quando iniciou, um disco que sempre apresentava mensagens de erro S.M.A.R.T. desde há anos (nunca deixou de funcionar) deixou de aparecer, após tentar reparar o boot da máquina (usando o Windows system repair para fazer um restore) lá consegui que o disco aparecesse e tudo funcionou como devia. Um problema tem a ver com o outro? :-k Acho que não, afinal o disco em questão não tem dados de sistema lá instalados, mas posso estar enganado.

Como tenho imensos dados nesse disco pensei em adquirir um novo, o que acham deste? (http://www.pixmania.com/pt/pt/12671867/ ... kchezmoi=1)

Que raio se passará com o meu PC? :no:

23 Jun 2013

 
 
Iniciado

Registado: 13 Fev 2009
Mensagens: 6686
Positivos
7



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Problemas no meu novo PC
8)

Pode ser muita coisa diferente,mas eu sou completamente leigo no assunto...

Mas dizes que fizeste um upgrade!
Deduzo que o que escreveste é tudo novo, e o resto é antigo!

Será que por acaso tens uma fonte (que presumo ser a antiga) que aguente com isso tudo?

Outra coisa.... será que isso não bloqueia só em 2d e nunca em 3d?

24 Jun 2013
Iniciado

Registado: 13 Fev 2009
Mensagens: 6686
Positivos
7



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Problemas no meu novo PC
8)

Quanto ao disco!
A marca é boa de certeza!

Tens é discos iguais, até da mesma marca, mais baratos!
Só depende da tua carteira e das tuas necessidades.
Esse disco é para aguentar com muito... do estilo ficar ligado 24 horas, 365 dias por ano!
Foi criado mais para uma NAS do que para um PC doméstico!

24 Jun 2013
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 23 Fev 2009
Mensagens: 381
Positivos
5



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Problemas no meu novo PC
Tirando os discos SATA II que escrevi, tudo o resto foi comprado recentemente.

Hoje quando o liguei lá começaram os mesmos problemas, o disco não aparecia e bloqueava no logo do Windows, mas quando desliguei o disco o PC iniciou sem problemas e até agora pelo menos, sem mensagem de erro nem bloqueios.

Costuma bloquear-me no ambiente de trabalho sem mais nem menos, até agora nunca em jogos.

A minha fonte tem 550 W, penso que aguente com tudo (espero eu...). :-k

Que discos me recomenda? O disco em questão serve como armazém, qualquer download feito da net vai para ele.

Obrigado. :smt023

24 Jun 2013
Iniciado

Registado: 04 Mai 2011
Mensagens: 122
Positivos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Problemas no meu novo PC
Eu trocava a fonte.. 550W parece-me pouco para o sistema montado.. quanto ao disco, qualquer um serve.. eles agora estão todos muito identicos.. Seagate, Samsung, WD.. é veres pela tua carteira e capacidade do mesmo..

24 Jun 2013
Iniciado

Registado: 13 Fev 2009
Mensagens: 6686
Positivos
7



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Problemas no meu novo PC
8)

Eu não recomendo discos!

Eu quando disse iguais, queria de dizer de igual capacidade.

Se escolheres, por exemplo, qualquer WESTERN DIGITAL 3,5" 1 TB, que não diga Red, tens um disco que tem a mesma capacidade e qualidade, que é uns euritos mais barato, só que não foi concebido para estar sempre ligado a uma rede, por exemplo.
http://www.wdc.com/en/products/products.aspx?id=810

Esse é bom, só tens de ver se é "demasiado bom". Se quiseres poupar uns euros, consegues.

24 Jun 2013
Iniciado

Registado: 13 Fev 2009
Mensagens: 6686
Positivos
7



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Problemas no meu novo PC
8)

Quanto ao problema, há por aí umas gráficas que bloqueiam em 2d, mas não bloqueiam em 3d.
Sei que o pessoal mexe lá nas velocidades das clocks, ou qualquer coisa do género, e aquilo fica resolvido.

Mas acho que não costuma haver nenhum problema com discos!

Tu tens uma configuração parecida à minha, só que tens 4 discos + 1 discos ssd.
Eu só tenho 2 discos ssd.
Eu tenho uma fonte de 750, e tu tens uma de 550.

Não sei qual é o teu problema, mas talvez o kaosh tenha razão.

24 Jun 2013
Iniciado

Registado: 13 Fev 2009
Mensagens: 6686
Positivos
7



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Problemas no meu novo PC
8)

Há cenas do caneco.
Ia a conduzir e a pensar no problema do PC.

Se não quiseres trocar a fonte e não precisares sempre do que está nesses 4 discos, tens outra solução.

Tira os discos... todos, ou só 1 ou 2, conforme as necessidades, compra umas caixas externas, e coloca-os lá!
Assim, ligas os discos só quando precisas deles.
Assim só irão gastar electricidade quando realmente precisas deles, e "libertarás" energia da fonte de alimentação que poderá ser suficiente para aguentar com tudo o resto que está dentro da caixa do PC.

24 Jun 2013
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 02 Ago 2007
Mensagens: 846
Positivos
4
Neutros
1
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Problemas no meu novo PC
Eu começava por desligar todo o hw não-essencial (discos inclusivé), arrancava
com o Hiren's e corria um Prime95 durante umas 24h, para testar o CPU e a RAM.
Se a motherboard tiver algum teste de RAM na bios, corria-o também. Já vi vários
computadores com erros estranhos e aleatórios em que se veio a comprovar que
era a RAM que estava avariada. Especialmente porque me parece tratar-se de um
PC "feito em casa", em que de certeza que não houve cuidado nenhum com descargas
electrostáticas...

Fazia contas aos W dos componentes, para ter a certeza que não precisava de uma
fonte maior.

Depois, ia pondo os componentes no sitio, um a um, para tentar perceber se havia alguma
relação entre um componente e os crashes do PC.

Disco com erros de SMART: backup && lixo.

24 Jun 2013
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 23 Fev 2009
Mensagens: 381
Positivos
5



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Problemas no meu novo PC
Vou mesmo adquirir um novo disco, acho estranho não ter tido mais nenhuma mensagem de erro, sorte talvez? :-k Vamos ver. Desde que desliguei o disco problemático tudo funcionou ás mil maravilhas.

Vou sem dúvida testar (stressar :smt045 ) os componentes como aqui foi referido, se algo estiver mal a ovelha negra irá aparecer.

Colocar os discos fora da torre é uma possibilidade, por enquanto vou ver se consigo pelo menos retirar um disco do esquema que tinha montado, ficando 3 SATA II e 1 SSD SATA III, se mesmo assim não der vou seguir as indicações que obtive até agora, é bom receber dicas de quem sabe mais do ofício. Um disco irá saltar para a caixa externa e que não se queixe muito, o que interessa é a estabilidade do sistema. :smt023

Os meus agradecimentos aos confrades que aqui deixaram as suas ideias, afinal o gp-pt é mesmo uma comunidade que não pensa apenas "naquilo" como aqui se comprovou. [bigsmile]

24 Jun 2013
Confrade

Registado: 05 Set 2011
Mensagens: 217
Positivos
32
Neutros
9
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Problemas no meu novo PC
Aqui há uns tempos tive um problema algo semelhante com o meu PC, que tem um disco SSD para o sistema operativo e um disco rígido normal para dados que não necessitam de acesso especialmente rápido.
Volta e meia, o PC bloqueava, e ao fazer o reboot o SSD não era reconhecido na BIOS.
Acabei por chegar à conclusão que o problema era o cabo SATA. Apesar de ser certificado para 6Gb/s, por algum motivo dava problemas. Quando substituí o cabo, nunca mais tive problemas.

06 Ago 2013
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 23 Fev 2009
Mensagens: 381
Positivos
5



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Problemas no meu novo PC
Não sei se poderia ser uma questão do cabo. :-k O problema desapareceu de vez, não sei se por causa de ter feito o update dos drivers da placa gráfica, se por ter comprado um novo disco. Verifico que o problema talvez tivesse a ver com a placa gráfica mesmo, o uso da mesma por vezes ia aos 100% mesmo em ambiente 2D, acho que os drivers beta arrumaram com o assunto.

Obrigado a quem ajudou.

07 Ago 2013
Iniciado

Registado: 12 Nov 2010
Mensagens: 20


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Problemas no meu novo PC
Ja tive um problema parecido com uma grafica da nvidia, e resolvi também com uns drivers diferentes

03 Set 2013
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal