Data/Hora: 28 Mar 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 25 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 A morte do XP 
Autor Mensagem
Iniciado

Registado: 08 Out 2013
Mensagens: 82


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem A morte do XP
Eu aproveitei a deixa e mudei para o ubuntu 13.10
A maquina ficou muito mais rapida, 8) .
Claro que as coisas são um pouco diferentes, mas já estava fartinho da MS me andar a mudar as coisas de sitio.
Como é que não me lembrei disto mais cedo??
Tambem já instalei no meu portatil "toshiba" tudo 5*
Cumps.

13 Abr 2014

 
 
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 03 Nov 2009
Mensagens: 346
Positivos
3
Neutros
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A morte do XP
MANU_XX Escreveu:
Eu aproveitei a deixa e mudei para o ubuntu 13.10


A isso é que se chama evolução :smt023
Também eu ando farto da MS e ando a ponderar seriamente voltar a usar ubuntu. Já usei antes (uma versão anterior) e na altura dei uma nova vida ao meu portátil velhinho. Linux é como um comprimido azul informático.

14 Abr 2014
Confrade

Registado: 12 Nov 2010
Mensagens: 1200
Positivos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A morte do XP
Caro Tinoni,

Como tudo na vida "Na Natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma" já dizia o Lavoisier, pelo que a melhor opção será fazer um up ao sistema e não ficar preso ao XP sem as actualizações.

No meu caso ainda tenho o Vista e vai servindo para os gastos de casa , mas quando estiver em fim de vida irei mudar para o 7 se até lá não houver nada que complique o sistema e me obrigue a fazê-lo antes.

Nestas coisas a minha opinião é que não se deve andar atrás da última moda , mas também não ficar preso a um sistema eternamente , digamos que evoluir na continuidade será o ideal.

:smt023

14 Abr 2014
Iniciado

Registado: 28 Jan 2010
Mensagens: 505
Positivos
1
Neutros
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A morte do XP
Caros confrades,
atenção que o linux (muito bom sistema operativo) não é um "produto fechado", ou seja, linux é o kernel (núcleo do sistema operativo), mas o que as pessoas melhor identificam são distribuições de linux (distribuições são o sistema operativo e um conjunto de software diverso que já vem pronto a instalar).
Ora distribuições muito conhecidas como Fedora, openSuse, Ubuntu, Mint, Mandriva, têm um "publico alvo" bastante diferente de distribuições como Slackware, Arch, Debian, Gentoo, Kali... então se têm publico alvo diferente, é normal que os conhecimentos prévios para se usar cada uma seja diferente, e a experiencia de utilização também seja bem diferente.
Como escolher a melhor para o que queremos?
Pesquisar e ler. Um bom site de partida será ohttp://distrowatch.com/ que até tem um "ranking" das distribuições. Aconselho a não ligarem muito ao ranking e a lerem a finalidade a que se destinam as distribuições.

Agora a pergunta dos lambões: qual a melhor para um utilizador típico do windows, ir a net ver o email, noticias, o fórum gp-pt, uns vídeos e também poder escrever uns doc's, ler e escrever uns pdf's, ouvir as musicas na nossa pasta de musicas, sacar umas coisas dos torrents, ter o sistema operativo minimamente actualizado sem ter á perna as dependências, etc...?
Bem, para este tipo de utilizador (99% da malta anda neste tipo), o melhor será algo do estilo Ubuntu (e todos aquelas distribuições que nasçam a partir desta, como o Mint), Fedora, Mandiva ou openSuse (estas duas ultimas nunca usei).
E é tudo maravilhas? Nim, ou seja, estas distribuições "user friendly" podem ser (e são) pesadas para maquinas antigas.

E então aquelas distribuições (Slackware, Arch, Debian, Gentoo, Kali...), são para mim?
A resposta simples é, gosta muito de informática? é profissional da área? adora tecnologia?
Se sim a tudo, então força, vão adorar estas distribuições.

Tem medo de uma janela preta só com texto (shell de comandos, tipo msdos)? tem medo de editar ficheiros de configuração? Fica aterrorizado quando recebe umas mensagens de erro e não faz a mais pálida ideia do que fazer?
Se sim a tudo, então esqueça, nunca se meta com nada que tenha a ver com estas distribuições.

E pronto, para aqueles que pensam em trocar de windows (seja ele qual for) para linux, espero ter ajudado na escolha de uma distribuição de linux certa para o tipo de utilizador.

Cumprimentos

14 Abr 2014
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 03 Nov 2009
Mensagens: 346
Positivos
3
Neutros
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A morte do XP
ze_pombo_ist Escreveu:
Um bom site de partida será ohttp://distrowatch.com/


Bom site sim senhor! :smt023
Dos que estão por ali só experimentei o lubuntu, o caixa mágica e depois o ubuntu (pelo qual acabei por optar na altura).
Vou ter que fazer uma pesquisa mais aprofundada para eventualmente escolher o próximo SO que hei-de utilizar.

15 Abr 2014
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 30 Abr 2010
Mensagens: 482
Positivos
5
Neutros
2
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A morte do XP
http://www.linuxmint.com/

Na base do ubuntu, com o foco em user friendliness.

21 Abr 2014
Iniciado

Registado: 21 Abr 2014
Mensagens: 48
Positivos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A morte do XP
para a máquina antiga, ou procurar mantê-la isolada do exterior (Pens USB e ligação à net tanto quanto possível) ou instalar um os LINUX ou afim. Em princípio a máquina adequar-se-á bem.

22 Abr 2014
Iniciado

Registado: 28 Jan 2010
Mensagens: 505
Positivos
1
Neutros
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A morte do XP
Caros confrades,
aqui fica um link que acho ser util para quem ainda tem o windows XP
http://pplware.sapo.pt/windows/hack-no-windows-xp-permite-updates-por-mais-5-anos/

Não testei, não uso o windows XP...

Cumprimentos

27 Mai 2014
Iniciado

Registado: 20 Mar 2014
Mensagens: 358
Positivos
3
Neutros
1
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A morte do XP
Bem, deixo aqui a minha sugestão.

Para quem tenha máquinas mais antigas e deseje livra-se do XP ou do Vista, ou outro, há distros Linux de muito fácil adaptação. E correm às mil maravilhas em computadores da idade da pedra. \:D/

Uma das melhores, para leigos, é a Mint XFCE ou MATE. Depois caso queiram, podem fazer download de outros ambientes através do Software Manager. Mas acho a primeira a mais interessante.

27 Mai 2014
Bronze

Registado: 20 Mai 2010
Mensagens: 1040
Positivos
8
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 1 - Andando / Cuscando / Sonegando
Mensagem Re: A morte do XP
ze_pombo_ist Escreveu:
Caros confrades,
aqui fica um link que acho ser util para quem ainda tem o windows XP
http://pplware.sapo.pt/windows/hack-no-windows-xp-permite-updates-por-mais-5-anos/

Não testei, não uso o windows XP...

Cumprimentos



LOL, esta é demais. Eu bem tinha reparado que ainda havia muiiiiitas máquinas POS com XP e que ia ser um berbicacho em grandes empresas. agora percebi.
Em 2009 foi lançado um XP especial para POS, logo segundo as regras da MS dão suporte de 5 anos mais 5 anos... logo até 2019....

Isto nem se pode chamar um hack, é só criar um chave no regestry para enganar o windows update e pensar que é um Windows POSReady 2009 (ainda está disponivel para download o CD da MS).

14 Jun 2014
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 25 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 41 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal