Data/Hora: 28 Abr 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 516 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20 ... 35  Próximo
 Prenderam o Sócrates 
Autor Mensagem
Acompanhante

Registado: 14 Out 2014
Mensagens: 2737
Localização: Filósofa
Mensagem Prenderam o Sócrates
Posso estar enganada, mas ao cidadão comum é mesmo pedido esclarecimento de onde vêm determinados rendimentos extras, quando estes são descobertos.

Nós quando recebemos uns trocos que algum familiar deu um pouco mais acima do normal, cai-nos logo o carmo e a trindade para saberem de onde veio tudo aquilo pois temos de pagar a parte que calha ao estado, como se ele também fosse herdeiro...

E não podemos cá alegar que é empréstimo e é pra pagar em data incerta e de maneira indefinida.

04 Jan 2015

 
 
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mensagens: 9962
Mensagem Re: Prenderam o Sócrates
mnvb Escreveu:
Pois é, confrade Matic. E ainda bem que é assim, porque no passado acontecia o inverso. Acusava-se qualquer desgraçado por qualquer motivo, e o infeliz é que tinha de provar que as acusações eram falsas, para cúmulo de suportar torturas caso não dissesse o que a acusação queria.
Chama-se a isto ónus da prova. Quem alega os factos tem a obrigação de os provar. Senão não passa de um caluniador.
Inverter este princípio é voltar atrás na evolução da civilização humana.


Já me aconteceu no passado o fisco fixar-me um determinado rendimento de atividade liberal - e eu é que tinha que provar que não tinha ganho esse dinheiro. O fisco não indicou a que trabalho se referia esse dinheiro - e não havia dinheiro: nem movimentos bancários, nem dinheiro em notas, nem nada. Já viram como se refuta uma acusação dessas? Não se refutava - e pagava-se.

Neste caso há dinheiro, os célebres 25 milhões, que têm que ter uma origem e têm que ter feito um circuito. Havendo dinheiro tem que haver uma razão, caso contrário há enriquecimento sem causa, que é crime.

04 Jan 2015
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Mai 2013
Mensagens: 11741
Localização: À procura delas
Mensagem Re: Prenderam o Sócrates
mnvb Escreveu:
Matic Escreveu:
Eu estou revoltado é com o facto de que a justiça é que tem de provar a corrupção em vez dele ter de provar de onde vem o dinheiro para pagar a vida que tem.

É frustrante o juiz não poder perguntar:
- "meu chulo, tu ganhavas cerca de 5.000€ por mês, como tens estes bens todos e como tens dinheiro para gastares antes de seres preso cerca de 20.000€ por mês?"
- "Foi o teu amigo que te emprestou? E emprestou porquê? Que favores lhe fizeste? Quando vais devolver o dinheiro e como vais arranjar forma de devolver?"

É que mesmo que o juiz pergunte isto, a ele basta responder:
- "já lhe disse que foi o meu amigo que me emprestou, se acha que é corrupção, então prove-o".


Pois é, confrade Matic. E ainda bem que é assim, porque no passado acontecia o inverso. Acusava-se qualquer desgraçado por qualquer motivo, e o infeliz é que tinha de provar que as acusações eram falsas, para cúmulo de suportar torturas caso não dissesse o que a acusação queria.
Chama-se a isto ónus da prova. Quem alega os factos tem a obrigação de os provar. Senão não passa de um caluniador.
Inverter este princípio é voltar atrás na evolução da civilização humana.


Tudo tem a ver com a legislação. O Cravinho queria legislar a sério esta matéria mas conseguiram calar o homem. Entende-se porquê.

Concordo que o onus da prova tem de ser de quem faz as acusações, mas neste caso específico é apenas uma ligeira diferença de concepção. No meu entender o que se deveria passar devia ser isto:
- caro cidadão José Sócrates, o senhor tem de rendimentos declarados nos últimos 10 anos uma média de 80.000€ ano. Ora o senhor acabou de adquirir um apartamento de 3 milhões e tem despesas mensais de 20.000€. Tudo isto são factos provados. Ora o senhor foi buscar o dinheiro onde?
-foi o meu amigo que me emprestou 5.000.000€ para as minhas despesas correntes. (Diz José Sócrates)
- existe um contrato escrito? Como pensa pagar se o senhor José Sócrates tem um vencimento mensal de 10.000€ e continua a gastar 20.000€?

Aqui é que ele tem de provar que foi um empréstimo e que não houveram contrapartidas especiais. Não brinquemos com coisas sérias. Emprestou, porquê? Que negócios anteriores houve? Vai devolver? Como?

Não tem provas de que isto é verdade, é condenado por corrupção passiva.

Esta merda dos empréstimos dá-me náuseas.

_________________
Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.

04 Jan 2015
Online
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Out 2010
Mensagens: 10707
Positivos
89
Neutros
8
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 4 - Ajudando o Forum a Crescer
Mensagem Re: Prenderam o Sócrates
Matic Escreveu:
mnvb Escreveu:
Matic Escreveu:
Eu estou revoltado é com o facto de que a justiça é que tem de provar a corrupção em vez dele ter de provar de onde vem o dinheiro para pagar a vida que tem.

É frustrante o juiz não poder perguntar:
- "meu chulo, tu ganhavas cerca de 5.000€ por mês, como tens estes bens todos e como tens dinheiro para gastares antes de seres preso cerca de 20.000€ por mês?"
- "Foi o teu amigo que te emprestou? E emprestou porquê? Que favores lhe fizeste? Quando vais devolver o dinheiro e como vais arranjar forma de devolver?"

É que mesmo que o juiz pergunte isto, a ele basta responder:
- "já lhe disse que foi o meu amigo que me emprestou, se acha que é corrupção, então prove-o".


Pois é, confrade Matic. E ainda bem que é assim, porque no passado acontecia o inverso. Acusava-se qualquer desgraçado por qualquer motivo, e o infeliz é que tinha de provar que as acusações eram falsas, para cúmulo de suportar torturas caso não dissesse o que a acusação queria.
Chama-se a isto ónus da prova. Quem alega os factos tem a obrigação de os provar. Senão não passa de um caluniador.
Inverter este princípio é voltar atrás na evolução da civilização humana.


Tudo tem a ver com a legislação. O Cravinho queria legislar a sério esta matéria mas conseguiram calar o homem. Entende-se porquê.

Concordo que o onus da prova tem de ser de quem faz as acusações, mas neste caso específico é apenas uma ligeira diferença de concepção. No meu entender o que se deveria passar devia ser isto:
- caro cidadão José Sócrates, o senhor tem de rendimentos declarados nos últimos 10 anos uma média de 80.000€ ano. Ora o senhor acabou de adquirir um apartamento de 3 milhões e tem despesas mensais de 20.000€. Tudo isto são factos provados. Ora o senhor foi buscar o dinheiro onde?
-foi o meu amigo que me emprestou 5.000.000€ para as minhas despesas correntes. (Diz José Sócrates)
- existe um contrato escrito? Como pensa pagar se o senhor José Sócrates tem um vencimento mensal de 10.000€ e continua a gastar 20.000€?

Aqui é que ele tem de provar que foi um empréstimo e que não houveram contrapartidas especiais. Não brinquemos com coisas sérias. Emprestou, porquê? Que negócios anteriores houve? Vai devolver? Como?

Não tem provas de que isto é verdade, é condenado por corrupção passiva.

Esta merda dos empréstimos dá-me náuseas.


Bastava ter sido aprovada a lei do enriquecimento ilícito. http://observador.pt/2014/11/25/lei-enr ... r-gastos/#

04 Jan 2015
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Mai 2013
Mensagens: 11741
Localização: À procura delas
Mensagem Re: Prenderam o Sócrates
Ora aí está Tinoni, não convinha aprovar a lei.

Agora não é enriquecimento ilícito, é empréstimo licito.

_________________
Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.

04 Jan 2015
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mensagens: 9962
Mensagem Re: Prenderam o Sócrates
Atenção, que a inversão do ónus da prova é absolutamente inconstitucional. O TC não poderia ter decidido de outra forma.

04 Jan 2015
Iniciado

Registado: 16 Set 2014
Mensagens: 1716
Positivos
5



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Prenderam o Sócrates
Se as finanças podem pedir uma auditoria por indicios de erros nas contas, porque razão não pode o Tribunal requerer o mesmo apresentando esses indicios, não é nenhuma inversão de ónus da prova. Acho eu que sou leigo nisto.

04 Jan 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Prenderam o Sócrates
Matic Escreveu:
... No meu entender o que se deveria passar devia ser isto:
- caro cidadão José Sócrates, o senhor tem de rendimentos declarados nos últimos 10 anos uma média de 80.000€ ano. Ora o senhor acabou de adquirir um apartamento de 3 milhões e tem despesas mensais de 20.000€. Tudo isto são factos provados. Ora o senhor foi buscar o dinheiro onde? ...


são factos provados :?: :!:

_________________
a sorte dá muito trabalho

04 Jan 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Prenderam o Sócrates
sou da opinião que o bem deve prevalecer sobre mal

estou também convencido que o fulano fez "jogo sujo"
discordo da substituição legalidade pela arbitrariedade

um dia destes vai aparecer alguém que defenda um excerto de porrada ao fulano até ele confessar os crimes cometidos
entretanto, e passando pelos pingos da chuva, os fulanos que são pagos com os nossos impostos para investigar e julgar
podem continuar a ser "incompetentes" e "incontinentes" ... não tem problema ...

_________________
a sorte dá muito trabalho

04 Jan 2015
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Mai 2013
Mensagens: 11741
Localização: À procura delas
Mensagem Re: Prenderam o Sócrates
Eu simulei uma conversa entre o juiz e o JS por causa da inversão do onus de prova. Não faço ideia dos valores nem quero saber. Não quero ficar indisposto.

O que é certo é que se o Santos Silva lhe emprestou/deu/devolveu o que quer que seja tem de ser provada a proveniência do dinheiro e nesse caso o onus da prova deveria estar do lado dos acusados.

Essa do enxerto de porrada é uma possibilidade? Eu nem precisava da confissão, para mim justo seria ele levar uma carga de porrada de cada 1 dos muitos milhões de portugueses que ele fodeu.

Sabes que sou racional, mas com esse gajo não consigo. Ele fez muito mal ao país.

_________________
Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.

04 Jan 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Prenderam o Sócrates
sintomático da incontinência
são os adjectivos utilizados "elevada complexidade" e "branqueamento de capitais" ... pequenos truques para suprir as deficiências da investigação ...

_________________
a sorte dá muito trabalho

04 Jan 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Prenderam o Sócrates
Matic

o principal problema mesmo deve ser a "qualidade" das provas recolhidas
e nós estamos a dar como boas e irrefutáveis as putativas provas do CM

em qualquer país desenvolvido, recolhe-se as provas e depois prende-se

a incompetência é endémica ... lesa muito mais o país que a roubalheira
mas esta é conversa para outro tópico, ou talvez não porque é impopular

:smt023

_________________
a sorte dá muito trabalho

04 Jan 2015
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mensagens: 9962
Mensagem Re: Prenderam o Sócrates
Podemos estar perante duas situações diferentes: ou a investigação está bem sustentada ou isso não acontece. Todo o alarido que temos visto não nos dá qualquer indício sobre se se estará a passar uma coisa ou a outra. Por isto, vamos ter que aguardar pelos desenvolvimentos e ver o que acontece.

De uma forma ou de outra, acredito que o processo vai chegar ao fim - e, se querem saber, até acredito que o homem escapou à Cova da Beira, escapou ao Freeport, mas se vai lixar desta vez. Vamos é esperar uns anos para ver o resultado.

04 Jan 2015
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Abr 2007
Mensagens: 3391
Mensagem Re: Prenderam o Sócrates
dicksteel Escreveu:
Quanto ao Sócrates, que é o tema deste tópico, tenho o palpite que ainda vai acabar a pedir uma indeminização ao Estado português... :-k


:smt045 :smt045 :smt045 :smt045 :smt045 :smt045 :smt045 :smt045 :smt045

_________________

Mulher bonita é igual a melancia: ninguém come sozinho. Mulher feia é igual a escova de dente: só o dono usa.

04 Jan 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Prenderam o Sócrates
eu penso que não ...

a peça central desta questão é Carlos Santos Silva
bom até agora ... o silêncio absoluto da sua defesa

ainda nem sei quem é o seu advogado ! estranho !

_________________
a sorte dá muito trabalho

04 Jan 2015
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 516 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20 ... 35  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 273 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal