Data/Hora: 22 Jul 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1662 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31 ... 111  Próximo
 Filmes - Cinema 
Autor Mensagem
Platina

Registado: 17 Jan 2008
Mensagem Filmes - Cinema
Era uma figura simbólica do cinema, mas não muito mais do que isso...

02 Abr 2015

Diamante

Registado: 11 Mai 2008
Mensagem Re: Filmes - Cinema
Oh Rodado, francamente, podes dizer "eh pá, a mim não me diz nada o Manoel de Oliveira enquanto realizador", agora vires dizer que é apenas uma figura simbólica, quando estamos perante uma das figuras mais respeitadas no meio cinematográfico internacional, comparado a mestres como Kurosawa, Satyajit Ray e outros?

Apenas uma pequena amostra do que está a sair nos media:

Imagem

Manoel de Oliveira, legendary Portuguese director, dies aged 106

Portuguese film director Manoel de Oliveira dies aged 106

Home> Entertainment
Manoel De Oliveira, Portugal Director, Dead at 106

Bem, podia ficar aqui uma hora a colocar links de todo o mundo, mas seria fastidioso.

Acho graça à típica mentalidade tuga: o que é tuga vale pouco. badd

02 Abr 2015
Diamante

Registado: 11 Mai 2008
Já agora, aquela que para mim é a maior obra-prima do cinema tuga:

02 Abr 2015
Iniciado

Registado: 28 Abr 2010

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
=D> =D> =D>

02 Abr 2015
Platina

Registado: 31 Dez 2011
=D> =D> =D> =D> =D>

Para certos meios internacionais, não é o Ronaldo que mete Portugal no mapa. É um Manoel de Oliveira, um António Damásio, uma Paula Rego, um Júlio Pomar, uma Vieira da Silva ou um Saramago… goste-se ou não se goste!
Até porque Ronaldos têm uma vida activa relativamente curta e os outros perduram na memória de inúmeras gerações. ATé porque deixam obra…

:smt023

02 Abr 2015
Platina

Registado: 17 Jan 2008
Não quero estar aqui a levantar polémicas e, logo no dia da morte dele, mas não gosto nada de gostar de algúem só porque ele tem a mesma nacionalidade que eu. Sei que é uma figura respeitada lá fora, por isso falei em simbolismo, mas para aferir da real qualidade dele, pergunto quantos confrades o referiram neste tópico ou os seus filmes?

Eu fui ver dois filmes dele, o "Francisca", não desgostei, mas achei muito parado, depois fui ver outro, que já nem me recordo do nome, mas foi no extinto Quarteto e pela primeira vez na minha vida de cinéfilo, sai a meio e na altura frequentava muito as salas de cinema...
Tudo aquilo era muito simbólico, lento, parado no espaço e no tempo, muito bom para adormecer, sem duvida alguma...

Mas não deixa de ser uma figura respeitável e que teve uma vida dedicada ao que amou com toda a dignidade...

02 Abr 2015
Ouro

Registado: 11 Jul 2010
Positivos
35
Neutros
15
Negativos
3

Teve uma vida preenchida, foi considerado muito bom mundialmente por uma actividade que eu adoro seguir - embora nao seja um fa da sua obra - e ao ser portugues e portuense contribuiu para dar mais visibilidade a um pais e a uma cidade, visibilidade essa ah qual devem estar gratos talentos que apareceram depois.

Gostei do Vale Abraao e de Non. Apesar do simbolismo excessivo - aquilo sangra de simbolismo - acaba por resultar especialmente no ultimo terco fatalisto-tragico. Mas nao consigo ver o resto.

02 Abr 2015
Ouro

Registado: 28 Out 2010
Positivos
140
Neutros
7
Negativos
5

Tenho colegas de outras nacionalidades (muitos deles mais velhos que eu) e tb amantes de cinema. E muitos deles conheciam e estimavam a obra e o homem por detrás dela. :smt045
Quer se goste ou não foi/é o maior embaixador do Cinema português! Também merecerá o Panteão (se a Amália e o Eusébio o justificaram, creio que Manoel de Oliveira tb o merece...)! :-k
De qq forma o Cinema e a Arte portuguesa (e Mundial) ficam mais pobres. A Sociedade também. :smt022
Que descanse em paz, Senhor Manoel! 8)

02 Abr 2015
Acompanhante

Registado: 14 Out 2014
Haveriam de certo pessoas que gostavam das suas obras, porque caso contrário ele não teria chegado tão longe e trabalhado tantos anos.
Como se costuma dizer, há gostos pra tudo. O importante foi o que ele fez, como lutou e o que passou para ao fim de mais de um seculo ter o reconhecimento que teve.
Paula Rego tb tem umas pinturas um quanto estranhas e no entanto vemde-as por milhares. Porque uma maioria não gosta de algo, não quer dizer que os que gostem não super valorizem aquilo que gostam.

Temos de dar os parabens a mais um português que deixou uma marca pelo mundo fora.

02 Abr 2015
Iniciado

Registado: 13 Fev 2009
Positivos
7

8)

Já é o terceiro trailer a saír, e agora sim, já começo a ficar um bocadito ansioso pela estreia...

8)

03 Abr 2015
Platina

Registado: 31 Dez 2011
Já falta pouco!

Mas para quem estiver interessado, pode ver e ler a excelente história original (bem mais intrincada) nos comic books em formato HC ou em TPB.
:smt023

03 Abr 2015
Iniciado

Registado: 17 Set 2014
Positivos
5

Ontém estava a ver o Blackhat e cheguei a um terço do filme e adormeci, será que vale a pena ver o resto?
Parece um dos tópicos do mendes... :smt087

04 Abr 2015
Ouro

Registado: 11 Jul 2010
Positivos
35
Neutros
15
Negativos
3

Uma alternativa aos filmes pascais da época. E uma forma alternativa de entrar na madrugada de sábado.

04 Abr 2015
Acompanhante

Registado: 14 Out 2014
Eric Draven Escreveu:
Ontém estava a ver o Blackhat e cheguei a um terço do filme e adormeci, será que vale a pena ver o resto?
Parece um dos tópicos do mendes... :smt087

Se quiseres ver comigo, eu deixo-te dormir na primeira parte e acordo-te a meio do filme pra veres o resto, prometo não te deixar adormecer. (no sex) :smt074

04 Abr 2015
Iniciado

Registado: 17 Set 2014
Positivos
5

Se me deixas adormecer, depois para me manteres acordado vai ser o cabo dos trabalhos. E se é "no sex", terias de ser bem imaginativa para conseguires. :smt003

04 Abr 2015
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1662 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31 ... 111  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 47 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: